sábado, 2 de outubro de 2010

A disputa em outros estados

>
Rio Grande do Sul ~ Tradicional reduto petista, a esquerda gaúcha sofreu uma derrota histórica nas eleições de 2006, na qual viu o PSDB assumir o governo. Num mandato marcado por polêmicas, choques com eleitores e um escândalo de corrupção, a governadora Yeda Crusius é apenas a terceira colocada nas pesquisas e dificilmente irá pro segundo turno. Nele deve figurar o ex-ministro de Lula, Tarso Genro, e José Fogaça, dois velhos conhecidos da política local. Para o fim de Outubro, caso nada aconteça, Genro deverá ser eleito.
.
Santa Catarina ~ Estado com posicionamento mais à direita do país, Santa Catarina deve ter um segudno turno dominado por partidos dessa doutrina. No início a líder era Ângela Amin, do PP. Hoje, Raimundo Colombo dá de braçadas, com cerca de 15% de vantagem. Ideli Salvatti tem os votos dos vermelhos locais, que não tem força, mas é o suficiente para leva-lá ao terceiro lugar. No entanto, a petista não conseguirá nada além disso.
.
Paraná ~ Disputa polarizada em dois candidatos, à saber: Beto Richa, do PSDB, e Osmar Dias, do PDT. O tucano é líder desde a primeira pesquisa, obteve folga maior no meio da corrida estadual, mas agora o pedetista consegue encostar novamente. Há certo empate técnico entre os dois e o pleito só deverá ser decidido no fim do mês, em segundo turno.
.
Rio de Janeiro ~ Eleição praticamente decidida. Sérgio Cabral, do PMDB, deve se reeleger sem maiores problemas. Ele conta com 60% de aprovação do eleitorado, enquanto o segundo posicionado nas pesquisas, Fernando Gabeira, tem a aprovação de 16% do colégio eleitoral.
.
Minas Gerais ~ O estado proporcionou uma virada estratégica. Apoiado pela executiva nacional do PT, Hélio Costa começou a campanha à frente de Antonio Anastasia, do PSDB. O tucano hoje lidera com 13% de vantagem, podendo decidir a eleição em primeiro turno. Tudo isso porque Anastasia, vice-governador de Aécio Neves, começou a ter sua imagem vinculada ao do ex-governador. No embate entre Aécio e Lula, melhor pro mineiro. Isso dá argumentos para os que defendiam a escolha de Aécio pra presidência ( e isso inclui esse que vos fala ).
.
Bahia ~ Antigo reduto de direita do país, a Bahia pode confirmar em 2010 a derrocada dos conservadores locais. Quatro anoas átras, o petista Jaques Wagner venceu a eleição num pleito histórico, e, nesse ano, tem 52% das intenções de voto, com boas chances de acabar com a disputa já amanhã. Paulo Souto ( DEM ) e Geddel Vieira Lima ( PMDB ) tem a ingrata missão de fazer a Boa-Terra ter um segundo turno, ao menos.
.
Pernambuco ~ Dentro os estados destacados por esse blog, Pernambuco possui a maior barbada no que tange às eleições. Eduardo Campos, do PSB, tem 70% nas pesquisas de intenção de voto, e sua vitória são favas contadas. Seu principal opositor é Jarbas Vasconcelos, com ínfimos 18%.
.
Ceará ~ Irmão do eterno Ciro Gomes, Sid Gomes, também do PSB, tem ampla vantagem para o segundo colocado Lúcio Alcântara, do PR. Com seus 52%, tem grandes chances de decidir tudo já no dia 3, representando a continuidade do clã Gomes no poder.
.
Goiás ~ Marconi Perillo continua sendo o homem mais influente na política goiana. Depois de ser duas vezes governador do estado, entre 99 e 2006, ele foi para o senado em 2007 e agora desembarca novamente rumo ao governo estadual novamente. Com 45% das intenções de voto, o candidato do PSDB tem chances de vencer logo no primeiro turno. No entanto, Íris Rezende, do PMDB, aparece como possível opositora num eventual segundo turno.
.
Distrito Federal ~ Após o escândalo de corrupção que destituiu o ex-governador José Roberto Arruda e até seu ex, Paulo Octávio, o Distrito Federal parecia ver o eterno Joaquim Roriz voltando com força. No entanto, com denúncias de corrupção ( sim, se acha pepino em tudo no DF ) durante a campanha, Roriz abdicou de seu nome em favor da sua mulher, Weslian. No único debate no qual ela participou, seu desempenho foi lastimável, digno duma pessoa que acompanha mais programas matinais da TV que política. Isso abriu o caminho para o ex-ministro dos esportes, Agnelo Queiroz, reinar soberano na liderança, com mais de 40% das intenções de votos e, graças aos acontecimentos recentes, ter alguma chance de decidir tudo no primeiro turno.
.
Amazonas ~ Partidos de pouca expressão nacional dominam a política estadual. Omar Aziz, antigo vice-governador, deve faturar a eleição no primeiro turno. Quem pode deter o escolhido pelo PMN é o Alfredo Nascimento, do PR. Na última pesquisa, 54% x 38% nas intenções de voto.
.
Centro-Sul ~ No Espírito Santo, Renato Casagrande tme 64% dos votos, segundo as pesquisas, e não tem empecilhos pra sair do Senado e caminhar rumo ao governo estadual. No Centro-Oeste, o PMDB deve levar seus dois candidatos à vitórias, independentemente dos turnos em questão: André Puccinelli, em MS, e Sinval Barbosa, no MT.
.
Nordeste ~ Destaque ( negativo, obviamente ) para os nomes de Fernando Collor e Roseana Sarney bem cotados em Alagoas e Maranhão, respectivamente. Ao menos no caso aalgoano, ele está mutíssimo embolado com Ronaldo Lessa e Teotônio Vilela, e apostar em quaisquer candidatos para o segundo turno é arriscado. Nos demais estados, homegeneidade: O PMDB deve faturar a Paraíba, com Zé Maranhão ( não é piada e voce não está se confundindo... PARAÍBA ! ), o DEM deve vencer no Rio grande do Norte com Rosalba Ciarlini e Marcelo Déda deve abocanhar o governo estadual do Sergipe. Mas há também o curioso caso do Piauí. Nas pesquisas de intenções de votos, todos os candidatos ficam a´tras da opção " não sabe ". Os três primeiros, em empate técnico, são Wilson Martins ( PSB ), Silvio Mendes ( PSDB ) e João Vicente Claudino ( PTB ).
.
Norte ~ Na curiosa disputa dos " Tião " no Acre, o Viana deve levar a melhor sobre o Bocalom: 58% do petista contra 25% do tucano. Entre as eleições bem definidas, deve haver vitória do petebista Lucas no Amapá e do tucano Anchieta em Roraima. Em Rondônia e Tocantins, indefinições: João Cahulla, Confúcio Moura e Expedito Júnior em RO, e Carlos Gaguim contra Siqueira Campos em TO.
.
PS: Por motivos desconhecidos, não são disponibilizadas às pesquisas de intenções de voto nos estados do Pará e do Maranhão. À título de curiosidade, em ambas as undiades federativas tem candidatos famosos por suas picuinhas extra-eleitorais, como Ana Júlia Carepa e a família Sarney.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :