terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sobre a situação da AD São Caetano ~ Cópia de e-mail pra prefeitura de São Caetano do Sul

>
Caro prefeiro José Auricchio Jr.,

Confesso que entendo os seus motivos para querer despejar a AD São Caetano de sua sede social. A lei de municipalização dos clubes é totalmente legal, e o senhor tem todo o direito de fazê-la. No entanto, não acho que a cidade precise tão urgentemente de recursos advindos de terrenos em propriedade privada há tanto tempo para se manter. São Caetano do Sul é próspera, e se manteve em tempos piores sem essas terras.
.
Leio jornais, sites e agências de notícias da região e da cidade diariamente, e não ouvi outros clubes municipais reclamarem de tal atitude da prefeitura. Partindo do pessuposto de que ninguém quer perder uma terra comprada por si próprio, a lei não se aplica a eles, ao menos por enquanto. Porque começar bem com o clube que representa toda a cidade no cenário esportivo internacional ? Isso significaria uma significativa perda de dinheiro, de visibilidade Brasil afora e do reconhecimento de pessoas de todos os cantos para a cidade, e causaria algum estrago no orçamento.
.
Independentemente do impacto orçamentário, há algo que não está transcrito em dinheiro ou atitudes: a identidade da cidade. Certamente muitos munícipes tem orgulho da agremiação desportiva que é, indiscutivelmente, um dos maiores clubes do país, campeão estadual e vice-campeão nacional e continental, posições que muitas equipes mais velhas que o " Azulão " não obtiveram, nem ao menos chegaram perto. O futebol, principal categoria do clube, é o esporte mais querido em todo o país, e ter um representante tão grande nessa área é de fundamental importância para atrair turistas, pessoas e gente interessada em por aqui estabelecer residência ou investimentos das mais variadas espécies.
.
Politicamente falando... o que o sr. Luiz Tortorello, finado e histórico prefeito de São Caetano do Sul e torcedor fanático da equipe, acharia de tal ato ? Lembre-se que foi ele quem fez todo o nome do senhor rumo à prefeitura, desde a indicação para o secretariado municipal até a eleição para prefeito. Vou além: seu principal oponente nas eleições de 2008, Jayme Tortorello, vinha da mesma família que o ex-prefeito, e pregava em seu plano de governo apoio total à equipe. Com a lei que poode desapropriar o clube, não prevista pelo senhor, a opinião de muitos de seus eleitores - eu me incluo nesse grupo - poderiam mudar. A AD São Caetano tem uma projeção maior que a própria cidade em alguns aspectos, e para a grande maioria do povo brasileiro a situação se repete.
.
Aprovo seu mandato, que fique bem claro. Mas tal indisposição para com o clube pode realmente me fazer mudar alguns conceitos. Votei no senhor em 2008 e não me arrependo disso, mas me sinto apunhalado diante de tal injustiça moral com a maior vitrine sulsancaetanense.
.
Atenciosamente,
Willian Goueia Ferreira
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :