domingo, 3 de outubro de 2010

Em busca da boa fase, e nada mais

>
Foi instantâneo: Paulo César Carpeggiani saiu do Atlético Paranaense e foi pro São Paulo. O ex-atleticano assumiu a equipe com a única missão de fugir do Z4, mas largou a equipe numa espetacular quinta colocação, capaz de, com algum esforço, levar o limitado elenco à Libertadores, um verdadeiro conto-de-fadas pro Furacão. Mais que qualquer coisa, o time jogava. Tinha defesa, meio campo e ataque, jogadas próprias, estilo de jogo, algo inexistente antes de sua chegada.
.
Tio Carpa precisará fazer um trabalho do zero novamente. Assumir o time que ostenta a terceira maior torcida do país e onde a pressão é intensa à todo instante. Pior: time que ainda não estreiou esse ano. Teve um lapso de bom futebol pouco antes da Copa se iniciar, mas veio o Mundial e tudo voltou ao normal. As vitórias são por acaso, a raça é desconhecida e a torcida está desesperada. Se levarmos em conta apenas seu último trabalho, a contratação mostrou-se certeira. Mas temos alguns agravantes.
.
Poucos se lembram, mas Carpeggiani já passou pelo São Paulo. Foi em 1999, durante o Campeonato Brasileiro. E não fez nada demais com um time que foi campeão paulista no ano anterior e no ano seguinte. Em 2007, o Corinthians apostou nele, e teve como resultado seis vitórias em vinte e quatro jogos, campanha do rebaixamento alvinegro.
.
Ele também teve êxitos, claro. Foi campeão do mundo com o Flamengo, mas a base foi formada por Cláudio Coutinho um ano antes. No Paraguai montou um time espetacular com Gamarra, Ayala, Arce e Chilavert, mas pouco eficiente no ataque.
.
O São Paulo o cotnratou por sua fase, e não por seus resultados ou pelo que ele pode fazer. É uma decisão imediatista, de pouco valor à longo prazo. Provavelmente ( e eu espero ), o demitiremos no fim do Campeonato Brasileiro para trazer um melhor. Só espero resultados melhores que os obtidos onze anos átras.
.
Não gosto de Carpeggiani. Sou traumatizado graças à 99, e preferiria muito mais ver Silas em nosso banco, ainda mais sabendo de sua provável demissão amanhã. Ao menos ele está numa fase melhor que a de Vanderlei Luxemburgo e mostra-se melhor, ao menor por enquanto, que Sérgio Baresi. Mas o São Paulo perdeu o ano, de fato, ao deixar Dorival Júnior escapar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :