quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Reféns de suas próprias campanhas

>
Muitos dizem que ser rpesidente é fácil. Alto salário, viagens, poder, um palácio como residência oficial... talvez seja mesmo, pensando por esse lado. Mas até chegar lá o caminho é tortuoso, como estão comprovando Dilma Rousseff e José Serra. Nessa quarta-feira esse fato chegou ao ápice.
.
Fazendo campanha no Rio de Janeiro, Serra e seus militantes foram parados por partidários pró-Dilma. Com o clima hostil e alguns enfrentamentos entre os eleitores, o presidenciável foi agredido por seus opositores, ao ser arremessado um rolo de fita crepe em sua cabeça. A hostilidade, a qual eu sempre fui favorável, torna-se irracional quando ela ganha a companhia das agressões.
.
Já Dilma, discursando em Brasília, apresentou seu programa para o Meio Ambiente sob acalorados protestos de ativistas, sobretudo do Greenpeace. O evento, com a visível finalidade de aproximar os eleitores de Marina Silva da candidata petista, sofreu justamente com as críticas de quem deveria passar a apoia-la. Num país de elitores conscientes, isso seria o suficiente pra presidenciável perder votos. Porém, no balaio de gatos chamado de eleitorado brasileiro, nada irá ocorrer.
.
As eleições pra presidente movem legiões de fiéis eleitores desde a redemocratização e as primeiras eleições federais pós-ditadura, em 89. Todas tiveram doses imensas de paixão intensa, e essa já teve episódios ( já citados nesse blog ) que amplificaram ainda mais a acirrada disputa. Pra substituir Lula, o político brasileiro mais amado desde Getúllio Vargas, o colegiado mostra-se com uma disposição ímpar, infelizmente confundindo-a com um clima de guerra desnecessário.
.
Admiro muito os que apoiam firmemente seus candidatos, tentando convencer os demais e promovendo um debate de âmbito verdadeiramente nacional. Mas sem violência, sempre. Querer se rebaixar ao nível moral dos moribundos engravatados é se degradar enquanto eleitor e ser humano.
.
...
.
PS: Ainda na quarta-feira, falando sobre a falta de quórum no Senado até pra pedir uma pizza, o fofo José Sarney disse que " com a campanha presidencial em segundo turno e a de alguns estados também, é compreensível o empenho dos senadores nas disputas e a consequente falta de pessoas no plenário ". Claro, senador. O incompreensível é saber porque eles estão há quatro meses recebendo um alto salário dos bolsos do contribuinte.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :