segunda-feira, 23 de julho de 2012

Toda a intolerância reunida

>
Meu primo Fábio postou em seu Facebook uma notícia particularmente interessante: com um vídeo para provar o ato, o link noticia a tentativa de tomada dum terreiro em Olinda por parte dum grupo evangélico. Basicamente, o link critica os protestantes, que estariam praticando um ato segregatório contra os seguidores das religiões negras brasileiras. 
.
O texto da notícia vai além: ela coloca ainda doses de preconceito em relação a homofobia (diz que os evangélicos atacam os homossexuais) e também atuam, irregularmente, contra ateus e seguidores de outras seitas religiosas. 
.
Minha mãe sempre me diz que qualquer fanatismo é ruim. Eu discordo: sou fanático pelo São Paulo e não saio matando corinthianos. O problema é que o fanatismo em geral está tão associado a atos de de selvageria que muitos pensam confundem o fanatismo, um sentimento que faz viver, com a intolerância, que faz alguns deixarem de viver. 
.
A você, que se indignou com os evangélicos e falou qualquer comentário preconceituoso, fica a pergunta: os evangélicos não podem tomar um terreiro, mas os que lutam pela reforma agrária podem invadir um latifúndio ? 
.
Não venham falar que são coisas diferentes: o meio é o mesmo, por mais que a finalidade a ser combatida seja bem diferente. 
.
Não generalize, não ache que a violência ou o radicalismo (outro mal que deveria ser extinto para sempre do planeta) podem resolver algo. Você só vai estar colaborando com a intolerância.  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :