domingo, 8 de julho de 2012

Tabelão do futebol gringo 2011-2012

>
Com exceção do Brasil, praticamente todo o mundo do futebol está de férias. Graças ao formato diferente de campeonato, todos já conhecem campeões, classificados para competições continentais e rebaixados para divisões inferiores. Vamos relembrar alguns dos campeonatos mais importantes mundo afora:
.
SELEÇÕES
.
EUROCOPA
.
Quem vê apenas o resultado da competição não se surpreende muito, já que venceu a seleção na qual muita gente apostava fazendo a final com outra seleção de renome e os dois semifinalistas eram seleções também bem cotadas. Mas na prática foi tudo bem diferente. A Espanha só jogou bem na final, a Itália foi muito mais longe do que imaginava (graças a grandes atuações individuais de Pirlo, De Rossi e Balotelli), Portugal teve João Moutinho, Rui Patrício e Fábio Coentrão tão bem quanto Cristiano Ronaldo e a Alemanha era a melhor seleção da competição até parar nas invenções do técnico Joachim Low. As surpresas foram a força física da República Tcheca (e o bom futebol do lateral direito Selassie) e o futebol eficiente da Inglaterra, que colocou os pés no chão e parece estar no caminho certo. Destaque negativo novamente para a França, que vinha bem e perdeu-se graças a problemas internos, e sobretudo para a Holanda, que perdeu as três partidas e mostrando um futebol muito ruim, nada condizente com a seleção vice-campeã mundial dois anos átras.
.
Campeão: Espanha (3° título)
Vice-campeão: Itália
Semifinalistas: Portugal e Alemanha
Quadrifinalistas: França, Inglaterra, República Tcheca e Grécia
Decepção: Holanda
Artilheiros: Mario Gomez (Alemanha), Mario Mandzukic (Croácia), Fernando Torres (Espanha), Mario Balotelli (Itália), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Alan Dzagoev (Rússia) - 3 gols
.
COPA AFRICANA DE NAÇÕES
.
Como quase sempre acontece no continente negro, as surpresas começaram já nas eliminatórias, com as eliminações das fortes e tradicionais seleções de Camarões, Nigéria e Egito. Com um pouco menos de força, mas ainda sim fortes, ficaram de fora da CAN-2012 Argélia, África do Sul e Togo. Com a bola, surpreenderam a fraqueza de Senegal, que perdeu as três partidas que disputou no grupo A, e a força de uma das seleções anfitriãs, o Gabão (que foi eliminado nas quartas-de-final de maneira invicta). A partir das quartas-de-final surgiu a surpresa que venceria a competição pela primeira vez na história. Ao vencer as tradicionais Gana (na semi) e Costa do Marfim (na final), a Zâmbia emocionou ao vencer a competição no país que foi palco de uma tragédia do futebol local em 1993. O avião que levava o time que era cotado para ser uma das surpresas da próxima Copa do Mundo explodiu e vitimou 26 pessoas. Destaque também para as torcidas das anfitriãs Gabão e Guiné Equatorial, que fizeram uma festa lindíssima a cada lance dos respectivos selecionados locais.
.
Campeão: Zâmbia (1° título)
Vice-campeão: Costa do Marfim
Semifinalistas: Gana e Mali
Quadrifinalistas: Sudão, Guiné Equatorial, Tunísia e Gabão
Decepção: Senegal
Artilheiros: Manucho (Angola), Didier Drogba (Costa do Marfim), Pierre Aubameyang (Gabão), Houssine Kharja (Marrocos), Cheick Diabaté (Mali), Christopher Katongo e Emmanuel Mayuka (Zâmbia) - 3 gols
.
COMPETIÇÕES CONTINENTAIS
.
UEFA Champions League
.
Os gigantes espanhóis eram esperados para a grande final em Munique. Mas ninguém avisou os azarões Chelsea e Bayern de Munique, que eliminaram Barcelona e Real na Catalunha e em Madrid e fizeram a final na Allian Arena. Jogando em casa, os bávaros não conseguiram furar a forte retranca azul (marca implantada pelo técnico Roberto di Matteo), que conseguiu ser decisivo em momentos difíceis (como o gol de Ramires no Camp Nou, o gol de Drogba no final do tempo regulamentar em Munique ou o pênalti defendido por Cech já na prorrogação). Surpreendeu a falta de força dos demais times ingleses. A dupla de Manchester foi eliminada já na primeira fase (United por Basel e Benfica, City por Bayern e Napoli), enquanto o Arsenal parou nas oitavas-de-final ante o Milan. Outra decepção foi o campeão alemão Borussia Dortmund, que fez uma campanha risível e foi lanterna do grupo de Arsenal, Olympique de Marseille (que tirou a Inter de Mião nas oitavas) e Olympiacos. Por outro lado, a grande surpresa positiva foi o APOEL Nicosia, que foi muito longe e só parou nas quartas-de-final contra o todo-poderoso Real Madrid, após tirar o Lyon nas oitavas e ser líder do grupo mais equilibrado da primeira fase, ficando a frente de Zenit, Porto e Shaktar Donetsk. 
.
Campeão: Chelsea (1° título)
Vice-campeão: Bayern de Munique
Semifinalistas: Barcelona e Real Madrid
Quadrifinalistas: Benfica, Olympique de Marseille, Milan e APOEL Nicosia
Decepção: Borussia Dortmund
Artilheiro: Lionel Messi (Barcelona) - 14 gols
.
LIGA EUROPA
.
O Atlético de Madrid alcançou sua segunda Liga Europa em três anos de maneira categórica, perdendo apenas uma de vinte partidas. A vítima na partida final, em Bucareste, porém, foi o time inesquecível da competição: o Athletic Bilbao venceu duas vezes o Manchester United e encantou com um futebol ultra-ofensivo sob a batuta do técnico argentino Marcelo Bielsa. A competição, que tem histórico de ser dominada por times ibéricos, viu também Valência e Sporting Lisboa alcançando as semifinais - os portugueses, inclusive, eliminando o Manchester City nas oitavas-de-final. Novamente os ingleses decepcionaram, já que de quatro equipes na primeira fase apenas o Stoke City avançou - e ficou já na fase de dezesseis-avos-de-final, sendo eliminado para o Valência. O Fulham foi eliminado por Wisla Cracóvia e Twente, o Birmingham por Brugge e Braga e o Tottenham por PAOK e Rubin Kazan. 
.
Campeão: Atlético de Madrid (2º título)
Vice_campeão: Athletic Bilbao
Semifinalistas: Valência e Sporting Lisboa
Quadrifinalistas: Hannover 96, Schalke 04, AZ Alkmaar e Metalist Kharkiv
Decepção: Tottenham
Artilheiro: Falcão García (Atlético Madrid) - 12 gols
.
LIBERTADORES DA AMÉRICA
.
Acabou a maior piada do futebol brasileiro. Com uma conquista invicta (o que não acontecia há 34 anos), o Corinthians exorcizou todos os fantasmas de seu passado ao fazer 2x0 no todo-poderoso Boca Juniors na finalíssima do Pacaembu,  após passar com facilidade sobre o Santos e suar muito para eliminar o Vasco. O Boca começou desacreditado, perdendo na primeira fase em plena Bombonera para o Fluminense - que eliminaria nas quartas-de-final. Mas, mantendo a fama de sua camisa pesadíssima, o time, mesmo sem muita técnica, foi avançando na segunda fase - além do Fluzão, Unión Española, nas oitavas, e a tão falada Universidad de Chile, na semifinal, foram vítimas xeneizes. Entre os brasileiros, destaque negativo para o Flamengo, eliminado ainda na primeira fase para Emelec (que foi eliminado pelo Corinthians nas oitavas-de-final) e Lanús - eliminado pelo Vasco na fase seguinte. As goleadas do Santos sobre o Bolívar (8x0 na Vila Belmiro) e da Universidad de Chile contra o Deportivo Quito (6x0 em Santiago) também merecem destaque. Por fim, dois destaques negativos: a queda precoce do ultra-ofensivo Atlético Nacional e do vice-campeão da edição passada, Peñarol.
.
Campeão: Corinthians (1° título)
Vice-campeão: Boca Juniors
Semifinalistas: Santos e Universidad de Chile
Quadrifinalistas: Vasco, Fluminense, Vélez Sarsfield e Libertad
Decepção: Peñarol
Artilheiro: Matías Alustiza (Deportivo Quito) - 8 gols
.
NACIONAIS
.
ALEMANHA
.
O Borussia Dortmund tornou-se bicampeão alemão - o terceiro bi da história aurinegra após começar a Bundesliga meio titubeante, entrando nos eixos a partir do segundo terço do campeonato e virando uma máquina desde então. A alegria foi ainda mais completa já que veio a primeira dobradinha da história do BVB, que também faturou a terceira Copa da Alemanha (DFB-Pokal) de sua história. Maior papão de títulos nacionais, o Bayern foi o segundo colocado na Bundesliga (e viu Robben perder um pênalti decisivo contra o Borussia no Westfalenstadion, tal qual na final da Champions League) e também na Copa do país. Maior rival do Borussia, o Schalke 04 ficou em terceiro. Grande surpresa da competição, liderando boa parte do primeiro turno, o Borussia Monchengladbach perdeu força no fim mas, ainda sim, assegurou a quarta colocação. 
.
Campeão: Borussia Dortmund (1°título)
Vice-campeão: Bayern de Munique
Champions League: Schalke 04 e Borussia Monchengladbach
Liga Europa: Bayer Leverkusen, Stuttgart e Hannover 96
Rebaixados: Hertha Berlim, Colônia e Kaiserslautern
Promovidos: Greuther Furt, Eintracht Frankfurt e Fortuna Dusseldorf
Campeão da copa: Borussia Dortmund
.
PORTUGAL
.
Time mais vencedor do milênio, o Porto foi bicampeão nacional nessa temporada. O time não sentiu falta do técnico André Villas-Boas (que ficou algum tempo no Chelsea) nem de Falcão García, que foi para o Atlético de Madrid. A equipe só deslanchou nas últimas rodadas, já que o campeonato inteiro foi pau a pau junto com Benfica, Braga e Sporting - os dois últimos foram caindo paulatinamente. Destaques para a boa campanha do Gil Vicente na sua volta a divisão principal português (nono lugar) e para o União de Leiria, que sofreu com a forte crise financeira e chegou a entrar em campo com apenas oito jogadores, já que os demais entraram em greve. Na Copa, a surpresa que alegrou um dos times mais tradicionais do país: a Acadêmica de Coimbra, que não vencia um título nacional há 73 anos, venceu e Sporting e sagrou-se campeão da Taça de Portugal. 
.
Campeão: Porto (26º título)
Vice-campeão: Benfica
Champions League: Braga
Liga Europa: Sporting e Marítimo
Rebaixados: Feirense e União de Leiria
Promovidos: Estoril e Moreirense
Campeão da copa: Acadêmica
Campeão da copa da liga: Benfica
.
INGLATERRA
.
O título inglês foi decidido, literalmente, no último minuto. O Manchester City empatava em casa contra o Queens Park Rangers quando Sergio Aguero fez o gol do título, que veio graças ao número de gols marcados, terceiro critério de desempate. Se o argentino não marcasse, o título ficaria nas mãos do outro time de Manchester, o United, que vencia o Sunderland por 1x0. A fila dos citizens na principal competição inglesa já durava 44 anos, e teve o seu ápice na goleada contra o United: 6x1, em pleno Old Trafford. Destaque para a grande campanha do Newcastle e para mais uma campanha vexatória do Liverpool, que pela primeira no milênio ficou átras do rival Everton. Em tempo: se o Chelsea não vencesse a Champions League não conseguiria a classificação para o certame com a sua sexta colocação no campeonato.
.
Campeão: Manchester City (3° título)
Vice-campeão: Manchester United
Champions League: Arsenal e Chelsea
Liga Europa: Tottenham e Newcastle
Rebaixados: Bolton, Blackburn e Wolverhampton
Promovidos: Reading, Southhampton e West Ham
Campeão da copa: Chelsea
Campeão da copa da liga: Liverpool
.
ESPANHA
.
Devemos falar que o futebol espanhol, por uma série de fatores, arrendou-se a Real Madrid e Barcelona. Para se ter ideia, a distância que separou o vice-líder Barcelona do terceiro colocado Valência foi de abismais 30 pontos. No campeonato paralelo disputado entre merengues e culés, melhor para a equipe branca, que, enfim, conseguiu destronar os catalães - com direito a uma vitória épica por 3x1 no Camp Nou. No campeonato dos demais, o Valência novamente mostrou ser o time mais forte, mas houve muito equilíbrio - 17 pontos separando o último classificado para a Champions League do primeiro rebaixado é algo a ser destacado. Destaque para o Málaga, que foi comprado por um grupo de investidores do mundo árabe e chegou a Champions League pela primeira vez em sua história; e para o Levante, que mostrou que é possível chegar às competições européias com pouco dinheiro quando se tem competência. Destaque negativo inteiro para o Villarreal que, acostumado a jogar a Champions League, fez uma campanha desastrosa e acabou rebaixado.
.
Campeão: Real Madrid (32º título)
Vice-campeão: Barcelona
Champions League: Valência e Málaga
Liga Europa: Atlético de Madrid e Levante
Rebaixados: Villarreal, Sporting Gijón e Racing Santander
Promovidos: Deportivo La Coruña, Celta de Vigo e Valladolid
Campeão da copa: Barcelona
.
ITÁLIA
.
Desde o começo ficou nítido que o Milan iria disputar o bicampeonato contra a Juventus, que, enfim, se encontrou após o rebaixamento pós-Calciocaos. A Vecchia Signora foi campeã com uma defesa sólida e muita estrela de Alessandro del Piero, eterno ídolo juventino. Dos dois pra baixo, muita briga pelas competições européias - foram seis times separados por apenas oito pontos. Melhor para quem está na parte de cima a mais tempo. Destaque positivo para mais uma grande campanha de Udinese e Lazio, e destaque negativo para as péssimas temporadas de Roma (que não disputará competições européias na próxima temporada) e Internazionale (que ficou com a última vaga para a Liga Europa) e para os médios Palermo e Genoa, que brigaram ferrenhamente para não cair. 
.
Campeão: Juventus (28° título)
Vice-campeão: Milan
Champions League: Udinese
Liga Europa: Lazio e Internazionale
Rebaixados: Lecce, Novara e Cesena
Promovidos: Pescara, Torino e Sampdoria
.
...
.
De 10 em 10 campeonatos, esse tabelão ainda terá muito o que falar sobre o futebol ao redor do mundo. E falará.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :