sábado, 28 de julho de 2012

Primeiro dia de competições das Olimpíadas de Londres

>

~ Não tem nada melhor que começar os Jogos Olímpicos fazendo história. Dos esportes que mais trazem (e já trouxeram) medalhas para o Brasil, o judô nunca tinha visto uma medalhista de ouro. Pois bem, essa história mudou. Lutando muito bem em todas as suas disputas, Sarah Menezes chegou com banca de favorita contra a atual campeã olímpica da categoria até 48kg, a romena Alina Dumitru. Toda a justiça e toda a história agradecem o grande fato a piauiense que sempre teve potencial, mas agora aprendeu a controlar a cabeça. 
.
~ Mostrando a força histórica brasileira nos tatames, o azarão Felipe Kitadai beliscou um bronze. Após perder para o uzbeque Rishod Sobirov (melhor do mundo na categoria até 60kg), o judoca fez duas lutas burocráticas e pragmáticas contra o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi e o italiano Elio Verdi. Lutando defensivamente (até demais) e aplicando golpes certeiros, ele ganhou um bronze no dia em que completa 23 anos. Parabéns pelo aniversário e pela medalha !
.
~ Thiago Pereira, um dos maiores flops do esporte nacional (começou com tudo no Pan do Rio de Janeiro e foi engolido por César Cielo logo depois), enfim mostrou serviço. Ganhou uma ótima medalha de prata nos 400m medley, ficando átras da nova sensação americana, Ryan Lochte. 
.

~ Sim, Ryan Lochte. Michael Phelps, que foi chamado de "Pelé das águas" após os Jogos Olímpicos passados, nem medalha pegou - o bronze ficou com o japonês Kosuke Hagino. Phelps, sozinho, dá mostras que está em curva descendente na carreira. 
.
~ Falamos em um flop que começa a dar resultado na natação, e temos que falar de um que parece nunca ter jeito. Novamente Diego Hypolito foi apontado por muitos como favorito ao ouro na prova de solo e... caiu de barriga. Para salvar a ginástica olímpica brasileira (que já foi motivo de orgulho e e está em crise há um bom tempo), teve alguns bons momentos com Arthur Zanetti nas argolas e com Sergio Sasaki no individual geral. Dificilmene conquistarão medalhas, mas não custa torcer.
.
~ Robenílson de Jesus venceu o uzbeque Orzubek Shayimov e, aos poucos, vai ajudando a fazer renascer o boxe brasileiro. A luta deu-se na categoria galo, até 56kg. 
.

~ Quem viu o primeiro tempo da estreia feminina no basquete animou-se. Viu uma seleção sólida na defesa (com destaque para Chuca), eficiente na transição (sobretudo com Clarissa) e com força ofensiva - principalmente com Érika. Mas, no segundo tempo, foi uma cátastrofe. A defesa deixou de marcar, as bolas começaram a não cair e Céline Dumerc acabou com o jogo, fazendo uma partidaça. No final das contas, um triste 73x58 para as francesas.
.
~ Até mesmo quem tá acostumada a dar show anda sofrendo. Mostrando que o vôlei brasileiro não é mais o mesmo, as meninas do Brasil sofreram para vencer a inexpressiva Turquia por 3x2 - com direito a abrir 18x10 no quarto set e deixar as adversárias virarem para 27x25. No futebol, Cristiane marcou o solitário gol contra a Nova Zelândia, após uma partida bem fraquinha das moçoilas. 
.

~ Coisas estranhas acontecem no tênis. A principal dupla brasileira, Thomas Belucci e André Sá, perdeu para a segunda dupla americana, formada por Mike e Bob Bryan. Já a dupla azarã veneu John Isner a Andy Roddick, principal dos yankees. 
.
~ Poucos esportes são tão dependentes de um só nome no país como o tênis de mesa de Hugo Hoyama. Hoje ele não resistiu ao primeiro jogo, perdendo para o chinês naturalizado polonês Zengyi Wang. Gustavo Tsuboi também perdeu, para o indiano Soumyajit Ghosh. Duas derrotas também no feminino, com Ligia Silva (derrota para a chinesa naturalizada austrliana Jian Fang Lay) e com Caroline Kumahara - que perdeu para a britânica Joanna Parker.
.
~ É difícil tirar qualquer conclusão sobre as vitórias no vôlei de praia graças ao nível técnico risível dos competidores. Juliana e Larissa fizeram 42 pontos na partida contra a dupla que representa as Ilhas Maurício, enquanto as adversárias fizeram apenas 15. Já Ricardo e Pedro Cunha venceram uma dupla norueguesa em um jogo que foi minimamente disputado. 

~ A surpresa positiva do dia foi o handebol feminino. As brasileiras foram páreu duríssimo para as favoritas croatas e venceram por 24x23. 
.
~ A quem interessar possa: esse foi o melhor primeiro dia da história do Brasil em Olimpíadas. O país fecha o dia em um incrível quarto lugar na classificação geral. É claro que manter essa marca é impossível, mas já é uma ótima notícia. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :