quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pra encerrar o assunto: vocês são tão vazios assim ?

Falei de religião certa vez com a minha ex namorada, que assim como muita gente hoje em dia, foi criada como e é católica apostólica romana mas se aproxima de algumas outras correntes religiosas - principalmente o espiritismo. Após alguns poucos minutos de conversa, ela disse que se chateava pelo fato de ser ateu pois ela achava que eu era "muito vazio".
.
Sem ele não somos nada ?
Eu nunca engoli direito aquele papo. Dizia que acreditava em atitudes e em pessoas, e não em algo abstrato - isso que vocês chamam de deus, que é um só e ao mesmo tempo é três. Sou vazio por não acreditar em um ser transcendental ? Nunca acreditei nisso - nem em deus nem em ser vazio. 
.
Sei que não sou vazio, e sei que minha ex também não é vazia por ter a crença dela. Refletindo, acho que todos os cristãos são um pouco vazios. Não é uma crítica e não julgo ninguém, é apenas uma impressão
.
Vocês exaltaram tanto o quanto o novo papa é bonzinho e simpático e diziam sempre que o mundo precisava de mais pessoas assim. Me digam: vocês realmente precisam que um homem qualquer apareça como enviado de deus, todo sorridente e simpático, pra perceber isso ? E enquanto vocês não percebem isso vocês reclamam uns dos outros por qualquer coisa, emburram, brigam e matam. Mas, graças ao papa no Brasil, nos transformamos em outra nação.  
.
Vemos isso em toda eleição, papa
Isso é ser vazio em estado puro. Sem o papa perdemos nossa bondade ? Pior que perguntar isso é notar que essa impressão fica cada vez mais forte em mim. Se eu começar a beijar crianças que mal conheço, andar de carro com os vidros abaixados cumprimentando todos e batucar um tambor qualquer serei também uma pessoa a ser seguida ou apenas um inútil que quer visibilidade ? Ou, quem sabe, um político em alguma passeata pra conquistar eleitores...
.
Mais uma: exaltaram demais os discursos do sumo pontífice. Aplaudiram as mensagens de paz, esperança e humildade proferidas pelo santo padre. Vocês realmente precisam de um senhor iluminado dizendo meia dúzia de palavras pra acreditar num mundo melhor ? Vocês realmente acham que essas palavras sozinhas, sem atitude nenhuma, vão transformar o mundo ? Se sim, por favor, façam um Tumblr e compartilhem aquelas imagens de adolescentes carentes. Ou o papa disse todas elas ou temos vários potenciais papas nessa rede social. E, claro: se sim, não reclamem do local onde vivem, por favor. 
.
Ouçam menos e façam mais, E, por favor: não dependam de um messias pra mostrar pra vocês o caminho. 

Por que vocês gostam tanto desse papa ?

Após sua viagem ao Brasil, o papa Francisco concedeu uma entrevista para vários jornalistas de todo o mundo no avião que o levava de volta para o Vaticano. O evento ganhou repercussão mundial por uma frase impactante, mas temos que saber ler as entrelinhas. 
.
Todo bonzinho... só que não
Antes de mais nada, leia a entrevista na íntegra, disponível no ótimo blog do correspondente internacional do Estadão, Jamil Chade
.
Pela primeira vez na história da da igreja católica apostólica romana, o sumo pontífice em exercício não tratou o homossexualismo como algo negativo. Na última pergunta, ele diz: "Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, pra julgá-la?".
.
É inédito para o catolicismo. É um avanço sem precedentes para uma instituição que é, há muito, descompassada da sociedade que representa. Mas, nas entrelinhas, ele segue maldizendo os homossexuais.
.
Repare que, na frase dita por Jorge Mario Bergoglio, ele não faz alusão a nada positivo - como todos os veículos da mídia deram a entender. Pelo contrário, ele fala apenas em não julgar. Você costuma falar isso de quem faz algo errado e que você não gosta. 
.
A já histórica entrevista do papa
Além disso, veja o que o papa disse imediatamente após a frase tão marcante: "O catecismo da igreja católica explica isso muito bem". Como bem lembrou o jornal Brasil 247, a catequese diz que a orientação sexual não é pecado, mas atos homossexuais são. Basicamente: você pode se declarar homossexual, só não pode beijar uma pessoa do mesmo sexo. Vai reprimir seu próprio sentimento e vai viver eternamente infeliz. 
.
O papa foi brilhante em seu jogo de palavras. Bancou o bonzinho quando segue com seu pensamento retrógrado. Ao pensarmos na igreja católica ele avançou sim, mas longe do alarde propagado pela mídia. Digamos que ele saiu do pensamento do ano de 1450 e foi até 1600, mais ou menos. Ainda faltam bons 400 anos de distância para o mundo contemporâneo. 
.
Sobre as mulheres, nem precisou de jogo de palavras. Falando sobre a ordenação de mulheres para qualquer cargo na igreja, ele foi enfático: "a igreja já falou e disse que não. Essa porta está fechada". Muito moderninho o papa de vocês, não ?
.
Francisco no papamóvel no RJ
As atrocidades a respeito do sexo feminino não param por aí. Para o bispo de Roma, o papel da mulher é apenas um: fazer a espécie se multiplicar. Tem até exemplo pra explicar, olha só como o papa de vocês é bonzinho ! "O papel da mulher na igreja não é só maternidade, a mãe da família. É muito mais forte. A mulher ajuda a Igreja a crescer. (...) Um exemplo histórico: para mim, as mulheres paraguaias são as mais gloriosas da América Latina. Sobraram, depois da guerra (1864-1870), oito mulheres para cada homem. E essas mulheres fizeram uma escolha um pouco difícil. A escolha de ter filhos para salvar a pátria, a cultura, a fé, a língua. Na Igreja, se deve pensar nas mulheres sob essa perspectiva".
.
A última, e que eu não vi ninguém comentar. A respeito dos divórcios, prática tão corriqueira hoje em dia, o papa também mostrou-se bonzinho até a página dois: separar pode; casar de novo, não. "Os divorciados podem fazer a comunhão. Não podem quando estão na segunda união". Portanto, se você se apaixonar novamente enquanto estiver divorciado, esqueça. Você não será mais considerado como crente a deus
.
O bonzinho e o ditador Videla
Por fim: nunca é demais lembrar que, antes de ser papa, Jorge Mario Bergoglio era jesuíta em Buenos Aires e teve participação direta em, no mínimo, dois casos no mínimo suspeitos ao longo da ditadura militar argentina - leia aqui. Veja que a defesa dele é apenas dizer que ajudou em outros casos, sem falar dos quais ele é acusado. Assim até eu, santo padre. A foto desse parágrafo mostra Bergoglio dando uma hóstia ao então general general Jorge Rafael Videla, que fez sumir no mínimo 30 mil pessoas na Argentina. Olha quem o papa de vocês, tão bonzinho e simpático, foi abençoar...
.
Não sei daonde tiraram (tanto a imprensa quanto vocês) que esse papa é moderno e diferente dos demais, mas eu sigo muito feliz com meu ateísmo.  

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Acadêmicos do Grande Rio 2012 ~ Eu Acredito Em Você! E Você?

Na semana passada me peguei ouvindo os sambas do carnaval 2012 do Rio de Janeiro. Com exceção do bizarro samba da Porto da Pedra sobre o leite, só temos sambaços. Um desses belos sambas-enredo é o da Acadêmicos da Grande Rio.
.
A escola foi a principal vítima do incêndio na Cidade do Samba em 2011 e usou como tema a Superação da escola para falar de outros casos de grandes vitórias. Acostumada a desfiles sem emoção (vide o de 2013), a escola encantou. E o samba é fora de série.
.
O desfile está aqui e o samba-enredo, aqui.
.
Uma parte do contexto (e do porquê eu tô postando esse samba hoje) tá explicada acima. A outra, quem tá mais próximo de mim (ou era próximo até bem pouco tempo atras) sabe e nem cabe explicação aqui.
.
"A luz que vem do céu
Brilhou no meu olhar
Trazendo a esperança
Que os anjos vêm anunciar
Lutar sem desistir
Das cinzas renascer
Eu encontrei na fé
A força pra vencer
A felicidade mandou avisar
É preciso superar
.
Derrubar o "gigante" eu vou
É lição de coragem e amor
Eu sou "guerreiro do bem" vou caminhar
A minha história vai te emocionar
.
A arte de viver...
É aprender no dia a dia
Usando a imaginação
Ao som da melodia
Posso enxergar...
Sei que meu coração vai me guiar
Eu sigo em frente sem desanimar
Faço da vida um grande "festival"
Acreditar que pra sonhar não há limitações
A "roda gira" e traz a solução
Me dê a sua mão por liberdade
Sou brasileiro mandei a tristeza embora
Eu "tô" sentindo que chegou a nossa hora
.
Quem me viu chorar... Vai me ver sorrir
Eu acredito em você... Pro desafio
E abro meu coração, cantando a minha emoção
Superação é o carnaval da Grande Rio"

Quanta diferença...

O futebol escancara o lado humano de tudo. Enquanto alguns times e jogos são emocionantes, outros não tem a mínima graça - e, muitas vezes, nem compensaram ser vistos.
.
Cruzeiro é o novo líder do Brasileirão
Tivemos hoje três clássicos pelo Brasileirão. Um deles teve graça apenas para um dos lados: em má fase, o São Paulo segurou o Corinthians no Majestoso e empatou por 0x0. Já os outros dois clássicos tiveram bom nível técnico e/ou muita emoção. No tradicional Atlético contra Cruzeiro, melhor para a Raposa: 4x1. Já no Clássico da Rivalidade, empate entre Botafogo e Flamengo por 1x1.
.
A diferença entre a qualidade técnica das partidas também fica nítida algumas vezes. Enquanto o jogo entre Bahia e Goiás (2x1) não foi tudo isso na Fonte Nova, Coritiba e Vitória empataram em 1x1 em bela partida. Se a vitória do Náutico sobre o Internacional por 3x0 foi em marcha lenta, o Grêmio venceu o Fluminense por 2x0 em partida muito aguerrida. 
.
Fumagalli marca e Guarani vence
Na série C, times tradicionais perderam. No grupo A, o Santa Cruz perdeu no Arruda para o Baraúnas por 2x0 - dois tentos de Radamés, noivo de Viviane Araújo. O Sampaio Corrêa também perdeu: 1x0 para o Cuiabá. Ainda pela chave, o CRB fez 2x0 no Luverdense e o Águia de Marabá fez 2x1 no Brasiliense. Já no grupo B, dois 0x0: entre Vila Nova e Betim e entre Caxias e Madureira. Fumagalli fez o gol da vitória do Bugre: o Guarani fez 1x0 no Duque de Caxias.
.
Dentre os jogos mais importantes da série D, o Salgueiro fez 2x0 no Ypiranga do Amapá, o Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe venceu o clássico pernambucano ante o Central por 2x1; o CSA seguiu sem nenhum ponto ao perder pro 2x0 para o Sergipe -  o jogo foi 2x0 para o Gipão; e o Lajeadense venceu o Londrina por 2x1 no Alviazul.
.
US Team: penta da Copa Ouro
Os Estados Unidos sagraram-se pentacampeões da Copa Ouro da CONCACAF. Na final disputada no Soldier Field, em Chicago, a equipe venceu o Panamá por 1x0, gol de Brek Shea. Surpresa com a ausência do México na final ? A equipe foi eliminada pelos vice-campeões Canaleros
.
A surpresa na Premyer Liga não é o Shakhtar Donetsk vencer, mas sim a equipe vencer por margem estreia de gols. Na Donbass Arena, a equipe fez apenas 1x0 (gol de Douglas Costa) no Chernomorets Odessa. Outro grande do país, o Dynamo Kiev fez 2x0 no Sevastopol. No Metalist Oblast Sports Complex, o Metalist Kharkiv venceu o Illichivets por 2x0 com dois gols de Marko Devic
.
CSKA vence o rival Lokomotiv
No clássico da rodada da Liga Premier, o CSKA Moscou levou a melhor sobre o Lokomotiv Moscou por 2x1. Em casa, o Krylya Sovetov empatou com o Anzhi Makhachkala: os Perya ficaam no 1x1 contra o time de Samuel Eto'o - que, inclusive, fez o gol de sua equipe hoje. Por fim, na Akhmad Arena, o Terek Grozny ficou no 0x0 com o Rubin Kazan.
.
Três jogos acabaram com o placar de 3x2 na Swiss Super League. Em um dos jogos, o líder Young Boys venceu o Thun no Stade de Suisse; no outro, vitória do Luzern sobre o Zurich. Encerrando a rodada, o Sion perdeu para o St. Gallen: 1x0 para o Espen
.
Lokeren surpreendeu na Bélgica
Atual bicampeão da Jupiler League, o Anderlecht começou a temporada com o pé esquerdo. Em casa, os Mauves perderam para o Lokeren por 3x2. No outro jogo do dia, o Mechelen perdeu para o Standard Liége por 2x0 no Achter de Kazerne
.
Começou hoje mais uma temporada da Liga Postobón. O líder por ora é o Deportivo Cali: os Azucareros fizeram 3x0 no Once Caldas fora de casa. Dentre os times mais famosos, o Nacional de Medellín venceu o Atlético Huila por 3x2 no Guillermo Plazas Alcid; La Equidad e Millonarios empataram por 1x1, mesmo resultado da peleja entre Independiente Medellín e Tolima.
 .
Colo-Colo: decepção no Chile
Surpresas logo na primeira rodada da Primera de Chile. O Colo-Colo foi goleado pelo Audax Italiano: os Tanos venceram pro 4x0. Outro grande que perdeu foi a Universidad de Chile: a equipe foi superada pelo Rangers de Talca por 1x0. Salvando a pele dos tradicionais, a Universidad Católica venceu o Atletico Nublense por 3x0 no San Carlos de Apoquindo
.
A Universidad Católica assumiu a liderança isolada da Primera de Equador. O time venceu a LDU de Loja por 1x0. Isso só foi possível graças a vitória do Deportivo Quito sobre o Emelec por 2x0, no Olímpico Atahualpa. Quem também venceu foi o Independiente José Terán: os Negriazules bateram o Deportivo Macará por 3x0.  
.
Hamilton venceu a primeira no ano
Para um circuito tão travado como o de Hungaroring, o GP da Hungria de Fórmula 1 foi muito bom. Lewis Hamilton, da Mercedes, segurou o desgaste de seu carro e venceu a prova. Kimi Raikkonen, da Lotus, segurou os ataques de Sebastian Vettel, líder do campeonato pela RBR, e ficou na segunda colocação - o alemão foi o terceiro. Felipe Massa, da Ferrari, foi apenas o oitavo, enquanto Fernando Alonso foi o quinto. Romain Grosjean, que protagonizou várias tentativas de ultrapassagem, ficou em sexto. Destaque também para Pastor Maldonado, que ganhou o primeiro ponto da Williams ao chegar em décimo.

domingo, 28 de julho de 2013

Minha história tá aqui

Nessa fase na qual suas lembranças fazem sua vida acontecem datas como o aniversário da sua cidade. Por mais que os trabalhos, os antigos namoros, os amigos e até mesmo a sua família acabem tentando te empurrar pra longe, você passa na frente de cada local nem que seja voltando pra sua própria casa e acaba lembrando de algo como se estivesse acontecendo agora.
.
Principal entrada da cidade
Quantas vezes eu já não fiquei um tempo longe e não comemorei por dentro ao chegar na Alameda São Caetano, na frente do meu prédio ? Quantas vezes não tomei o Barcelona ou o Santa Maria pra ir pra casa ? Quantas lembranças não tenho ao passar na frente da São Francisco ? Como é ir até a Taipas e ver a loja de CD's onde você tira fotos 3x4, ver a Nova Era e a Talenthu's ?
.
E passar na frente da Canoa, da Tutti Belle ? Como é ir na Coop pra comprar qualquer coisa ? Passar em frente a cada banca onde você comprou figurinhas de tantos álbuns ? Ir em cada cabeleireiro que já cortou o seu cabelo ? Ou comprar um pedaço de bolo diet na Ben-Hur
.
Que tal passar na frente do Hangar e lembrar dos tempos nos quais você fazia aniversário lá ? Ou ver cada hospital no qual a diabetes já te obrigou a ficar ? Lembrar das aulas no ABREVB, nos tempos em que ia na Cidade das Crianças, nos tantos eventos no Paulo Machado de Carvalho, até mesmo ir votar no Moura Branco
.
Avenida Goiás x rua Santa Rosa
E quantas lembranças a avenida Goiás não traz ? O beijo roubado que durou três anos na frente do Centro Digital, as noites passadas lá, as idas no Frutaska com o pessoal do prédio, a apuração de carnaval no Habib's, os almoços festivos em família no Vivano, encontrar a ex namorada no Cubanos e no ParkShopping... quanta coisa...
.
Antes de ir todo dia pra estação São Caetano, lembro de tomar todo dia o Gerty e pro Anglo da Cardeal Arcoverde, além de comer sempre no Tempero Manero e tomar o chocolate sem açúcar do Rei do Mate, sempre descendo a Santa Catarina. Ao mesmo tempo em que ia no sebo da rua Alagoas e fazia o CFC no Olímpico. Que saudade.
.
Estádio Anacletto Campanella
E os shows de aniversário da cidade ? Victor e Léo e Edson e Hudson na Adria em frente ao Extra, Revelação e Turma do Pagode no Anacletto Campanella... tantos jogos no estádio ! O título da série A2 do Paulistão contra o Etti Jundiaí, o inesquecível São Caetano 3x2 Gama com gol de voleio do Bechara, o jogo contra o Boca Juniors, a final contra o Atlético Paranaense, o gol de pênalti do Luis Fabiano em 2003, o rebaixamento contra o Paraná, o 6x1 contra o São Bernardo... 
.
Eu já vivi muita coisa aqui em São Caetano. O suficiente pra lembrar de tudo não só a cada 28 de julho. E que assim seja sempre. 

Surpresa da rabeira

Faz parte do futebol ver aquele time que é surrado por todos em determinado campeonato ter uma vitória suada contra uma equipe qualquer. No Brasileirão, até pelo fato do campeonato nacional ser muito equilibrado, isso acaba acontecendo com alguma frequência.
.
Rildo fez o gol da vitória da Ponte
Tome o caso da Ponte Preta. Na zona de rebaixamento, a equipe recebeu um Santos em franca evolução e venceu por 1x0. Em confronto direito entre equipes já desesperadas no Canindé, o Atlético Paranaense virou pra cima da Portuguesa: 3x2. O placar foi idêntico ao da vitória do Vasco sobre o Criciúma - e o Tigre se aproxima perigosamente do Z4
.
Na série B, "apenas" o lanterninha venceu: o ABC fez 3x0 no Paysandu no Frasqueirão. O Palmeiras empatou com o Guaratinguetá por 1x1 e perdeu a liderança da competição para a Chapecoense, que fez 3x1 no Avaí - com mais um gol do matador Bruno Rangel. Ironicamente jogando contra o Vôzão, os experientes Reinaldo e Lúcio Flávio marcaram na vitória do Paraná sobre o Ceará por 3x0. Também tivemos hoje Figueirense 3x1 São Caetano e Boa 1x1 América Mineiro.
.
Três jogos pela série C hoje. Em grande partida de Assisinho, o Fortaleza virou pra cima do Treze no Presidente Vargas e venceu pro 3x2 em jogo válido pelo grupo A. Já pelo grupo B, Edson Ratinho fez dois na goleada do Mogi Mirim sobre o CRAC: 4x1 pro Sapão. Quem também fez dois foi Sérgio Junior, que ajudou o Macaé a vencer o Barueri por 3x1.
.
Botafogo empatou no Santa Cruz
Cinco jogos movimentaram a série D hoje. No grupo A6, o Araxá perdeu em pleno Fausto Alvim para o Resende por 3x1 enquanto Aracruz e Nova Iguaçu ficaram no 0x0. No A5 tivemos a vitória do Brasília sobre o Mixto por 1x0. Já na chave A8 o Chulé empatou em casa: Botafogo 1x1 J. Malucelli. Completando a rodada, a Penapolense venceu o Santo André por 1x0.
.
Apenas um time tem 100% de aproveitamento na Austrian Bundesliga. É o Red Bull Salzburg, que goleou o Austria Viena por 5x1. O Rapid Viena também goleou: a vítima dos Hütteldorfer foi o Wiener Neustadt, que tomou de 4x0. Em outro jogo da rodada, o Admira Mödling perdeu na Trenkwalder Arena para o Wacker Innsbruck por 2x1. 
.
Dois jogos pela Swiss Super League. O Basel venceu com direito a gol do incansável Marco Streller: os RotBlau ganharam do Lausanne por 2x0. Já o Grasshoppers goleou o Aarau por 4x2 na Letzigrund, com um dos tentos marcados por Nassim Ben Khalifa.
.
Atletas do Genk comemoram bom início
Começou nesse final de semana mais uma temporada da Jupiler League. O melhor resultado até aqui foi do Genk sobre o caçula Oostende: os Kustboys perderam por 3x0. Dentre os times mais conhecidos do país, o Club Brugge venceu o Charleroi por 2x0 no Jan Breydel e o Gent empatou fora de casa com o Waasland-Beveren: 1x1. 
Dia de clássico moscovita na Liga Premier. José Manuel Jurado marcou duas vezes na vitória do Spartak Moscou sobre o Dynamo Moscou por 4x1 - o gol do Musora foi anotado pelo veterano Andriy Voronin. Em casa, o vice-líder Rostov não teve dó do lanterninha Tom Tomsk e fez 3x0 com hat-trick de Artyom Dzyuba. No Petrovsky Stadium o Zenit tropeçou de novo: ficou no 1x1 com o Kuban Krasnodar.
.
Henry segura Espindola
Tivemos um jogaço hoje na Major League Soccer. Em jogo de duas viradas, o New York Red Bulls marcou quatro vezes (duas com Fabian Espindola, de pênalti; uma com Tim Cahill e uma nos acréscimos com Dax McCarty) enquanto o Real Salt Lake teve um hat-trick de Alvaro Saborio, "apenas". No Saputo Stadium, o Montreal Impact venceu o Sporting Kansas City por 1x0. Em duelo de times tradicionais da MLS, o DC United perdeu em casa para o New England Revolution: os Revs venceram pro 2x1. 
.
Dois times tem 100% de aproveitamento na Liga MX. O primeiro deles é o Pachuca: os Tuzos venceram o Tigres por 2x1 em casa. O outro é o León, que foi até o famoso estádio Jalisco bater o Atlas pelo mesmo placar. Destaque também para o início ruim do Chivas, que empatou em 1x1 com o Jaguares, e também para o animado jogo entre Monarcas Morelia e Toluca, com vitória dos visitantes por 4x3. 
.
Hamilton deixou todos pra trás
No treino classificatório para o GP da Hungria de Fórmula 1, melhor para Lewis Hamilton. O piloto desbancou Sebastian Vettel, da RBR, no estourar do cronômetro e colocou a Mercedes na pole position. Na segunda fila aparecem Romain Grosjean, da Lotus; e Nico Rosberg, companheiro de Hamilton. Felipe Massa foi o sétimo, e seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, o quinto. Destaque positivo para Daniel Ricciardo (STR, em oitavo) e Sérgio Pérez (Mclaren, em nono) e negativo para Jenson Button (Mclaren, em décimo terceiro) e Paul di Resta (Force India, em décimo oitavo)

sábado, 27 de julho de 2013

Tabelão da apuração do carnaval do Rio de Janeiro - 2013

Não tinha muito o que mudar. Em tese, o resultado esperado do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro era isso aí mesmo. A apuração carioca foi muito mais justo que a paulista - até porque não tinha como ser pior que a da Terra da Garoa
.
Ainda houve espaço para uma grande injustiçada, uma grande surpresa e uma escola que cada vez mais conquista a antipatia dos demais foliões por sempre desfilar mal e conseguir boas colocações.
.
Vila Isabel: título incontestável
~ Algumas vezes eu digo que não tem como tirar ponto de determinada escola, dado o desfilaço feito pela agremiação. Mas é claro que, por vezes, essa escola vai mal. No caso da Unidos de Vila Isabel, não tinha nem discussão. Última escola a desfilar, a Vila saiu da Marquês de Sapucaí sabendo que seria tricampeã - ouso dizer até mesmo que já entrou com a certeza do título. Samba excelente feito por pesos pesados do porte de Martinho da Vila, Arlindo Cruz e André Diniz, dinheiro da BASF que patrocinou o enredo sobre a vida no campo, um desfile com a marca de Rosa Magalhães e de Carlinhos de Jesus... não tinha nem discussão. Título muito mais que merecido da Vila Isabel
.
~ No final das contas, a Beija-Flor de Nilópolis mereceu o vice-campeonato. Em visível reformulação (a despeito de Laíla, que não abandona todos os seus inúmeros cargos nunca) após tornar-se hegemônica na última década, a escola de Nilópolis mostrou que sabe fazer carnaval como ninguém ao fazer um belo samba para um enredo bisonho e patrocinado sobre o cavalo Mangalarga Marchador. No fim das contas, a agremiação foi a melhor - já que a campeã fez quase que um desfile à parte.
.
~ Desde o surgimento do carnavalesco Paulo Barros, a Unidos da Tijuca é a escola mais aguardada na Sapucaí. Não dá pra dizer que a azul-e-amarelo da Tijuca passou despercebida. Ela só não aconteceu e chocou como fazia antes. Desde o começo o enredo sobre a Alemanha não agradava, e faltou muito pro Pavão ser campeão.
.
Imperatriz surpreendeu em 2013
~ Eis aqui a grande surpresa do carnaval carioca. Sem muito alarde, com um enredo feito integralmente pela sua Comissão de Carnaval (encabeçada por Cahê Rodrigues), ou seja, sem nenhum dedo de patrocínio nenhum, a Imperatriz Leopoldinense fez muito mais do que o esperado. Após um ano tumultuadíssimo, com  a suspeitíssima morte do grande mestre Marcone, a escola de Ramos relembrou seus bons tempos quando nunca era cotada e sempre ia bem. Com um samba correto (que ganhou vida própria na voz de Dominguinhos do Estácio) sobre o Pará, a Imperatriz abocanhou o quarto lugar que, pelas circunstâncias, é um título para a agremiação.
.
~ A Acadêmicos do Salgueiro é conhecida pela sua capacidade de empolgar. Fazem parte da história da escola sambas-enredo com refrões inesquecíveis, carros alegóricos marcantes e aquela impressão de que a Academia do Samba vai ser campeã. Não foi assim em 2013. Ok, cantar que a escola "tem banca, moral e respeito" é válido e é verdade, mas isso e algumas sacadas interessantes sobre o mundo das celebridades não convenceram - e o Salgueiro fracassou retumbantemente. Faltou muito pro mestre Renato Lage fazer o mambembe enredo sobre a fama virar carnaval
.
~ Cada vez mais eu acho que vejo um desfile (bem; muito) diferente dos jurados quando vejo o que a Acadêmicos do Grande Rio mostra. Pra começo de conversa: um enredo chapa-branca e político demais, defendendo a divisão que beneficia o Rio de Janeiro no tocante aos royalties do petróleo do pré-sal, simplesmente não deve ser nem pensado, muito menos levado em conta - e foi isso o que Roberto Szaniecki, um carnavalesco pra lá de incompetente, fez. O tom sério transformou-se num desfile que mais parecia um sonífero dos bons. Nem preciso comentar que o samba da escola era um imenso boi com abóbora. Era, no mínimo, pra brigar pra não cair - e ficou com a sexta colocação. Passou da hora de vermos como a Grande Rio consegue se sair tão bem em desfiles tão ruins - basta lembrar que a escola desfila vários artistas da Rede Globo ano após ano.
.
Portela deixou uma ponta de decepção
~ Pelo segundo ano seguido a Portela apostou num samba com três refrões, de altíssima qualidade. Cantando Madureira, esperava-se uma águia ascendente, lutando na parte de cima. A baixa qualidade de suas fantasias e carros alegóricos, porém, destruíram qualquer chance da escola. Entretanto, fica o recado: a escola está no espírito. Se melhorar seu desempenho em quesitos estéticos, vai incomodar bastante nos próximos anos. 
.
~ Foi, com certeza, o melhor desfile de Ivo Meirelles enquanto presidente. Cantando Cuiabá, a Estação Primeira de Mangueira fez um desfile novamente calcado na emoção e na força da Surdo Um, sua famosa bateria. Bateria que, aliás, foi dividida em duas, causando sensação sonora muito exótica. Como acontece há anos, faltou (muito) capricho e acabamento em alegorias e fantasias graças a imensa crise econômica atravessada pela verde-e-rosa.
.
~ Não que exista enredo ruim, mas existem escolas que não combinam com determinados temas. Foi exatamente isso o que vitimou a União da Ilha do Governador, que falou do centenário de Vinícius de Moraes. Acostumada a temas leves, a Ilha se perdeu na execução de um dos maiores estandartes da literatura e da MPB - algo que nem de longe é tão leve assim. O samba também ficou irregular (apesar da sempre ótima atuação de Ito Melodia ao puxá-lo), com partes que pareciam que iam empolgar e não empolgavam e outras em tom menor. Se serve de consolo, a União da Ilha consolidou-se de vez no Grupo Especial ao não correr riscos de rebaixamento.
.
São Clemente deu sorte esse ano
~ Pelo terceiro ano seguido no Especial (recorde da escola de Botafogo), a São Clemente claramente perdeu o tom. Famosa pela irreverência e por sempre mexer com o público, a amarelo-e-preto da Zona Sul tinha um enredo muito bem sacado pelo ótimo carnavalesco Fábio Ricardo e fez um samba horrendo, listando grandes novelas brasileiras. Faltou, inclusive, ritmo para a canção, que por vezes atropelava os próximos versos. Ao menos a escola não desfilará no primeiro horário no próximo ano, o que já evita vários problemas recorrentes para escolas que não são tão tradicionais assim. 
.
~ Há pelo menos oito anos a Mocidade Independente de Padre Miguel é uma incógnita. Em alguns anos se supera e faz um desfilaço, em outros desaponta demais - e os fracassos vem sendo mais comuns na história recente da Mocidade. Em 2013, a verde-e-branco foi bancada pela família Medina e cantou a história do Rock in Rio. É um tema interessante, mas a pergunta que ficava era: daria samba ? Sim, deu samba (e um samba bem agradável, diga-se de passagem) - com direito ao retorno da paradinha da eterna Bateria Nota 10 no segundo refrão. Mais que um samba, deu um desfile. É óbvio que a atual Mocidade Independente, cheia de problemas políticos e econômicos, não faria um desfile pra título, mas fez pra estar perto ou ao menos voltar pro Desfile das Campeãs, e não pra lutar contra o rebaixamento. Disparadamente a maior injustiça do carnaval desse ano.
.
~ Em 2012, o título do Grupo de Acesso da Inocentes de Belford Roxo pegou a todos de surpresa. Tanto que investigações foram feitas para apurar se houve algum esquema de corrupção para beneficiar a escola, já que o presidente da LESGA (Liga das Escolas do Grupo de Acesso) era também presidente da escola da Baixada Fluminense. A Inocentes nem prometia muito e vai embora sem deixar tanta saudade assim. Fica apenas o lamento de não ver tudo o que a escola poderia fazer falando sobre a Coreia, já que a associação que patrocinou o desfile não pagou o que prometeu à escola - bem como fez com a Unidos de Vila Maria em São Paulo.
.
GRUPO DE ACESSO (SÉRIE A)
.
Império da Tijuca chega ao Especial
~ O que era ruim conseguiu ficar ainda pior. Após o fim da nem um pouco saudosa LESGA após o episódio citado acima, foi fundada a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - LIERJ. O Grupo de Acesso, então, passou a ter incríveis dezenove (!) escolas em duas noites de desfile - até 2012 eram nove escolas em apenas uma noite. A campeã foi a Império da Tijuca, que não perdeu sequer um décimo na apuração e deixou para trás pesos pesados como a Unidos do Viradouro, a Império Serrano, a Estácio de Sá e a Caprichosos de Pilares. Que a tradicional escola do Morro da Formiga consiga passar pelo abismo existente entre quem sobe para e quem já está no Grupo Especial há mais tempo, algo que precisa urgentemente ser mudado na folia da Cidade Maravilhosa.
.
Campeã: Império da Tijuca
Vice-campeã: Unidos do Viradouro
Terceiro lugar: Império Serrano
Rebaixadas: Sereno de Campo Grande, Unidos do Jacarezinho e Unidos de Vila Santa Tereza
.
GRUPO B
.
Campeã: Em Cima da Hora
Vice-campeã: Arranco
Terceiro lugar: Império da Praça Seca
Rebaixadas: Unidos de Villa Rica, Difícil É O Nome, Rosa de Ouro, Boi da Ilha do Governador e Mocidade de Vicente de Carvalho
.
GRUPO C
.
Campeã: Unidos do Cabuçu
Vice-campeã: Unidos de Bangu
Terceiro lugar: Acadêmicos do Engenho da Rainha
Rebaixadas: Acadêmicos de Vigário Geral, Arrastão de Cascadura, Lins Imperial, Gato de Bonsucesso e Corações Unidos do Amarelinho.
.
GRUPO D
.
Campeã: Mocidade Unida de Santa Marta
Vice-campeã: Leão de Nova Iguaçu
Terceiro lugar: Arame de Ricardo
Rebaixadas: Vizinha Faladeira, Flor da Mina do Andaraí e Tradição Barreirense

Não venha me falar de alienação

Sim, alienação existe e isso é ponto pacífico. A diferença é que fala-se muito dela em comparação ao quanto ela ocorre de verdade. Mais: quem mais fala dela é quem não pode falar de alienação.
.
Não é difícil tirar essas mãos daí
Vejo muita gente falando que quem acredita na Globo, na Veja, na Folha de São Paulo e nos veículos da grande mídia é alienado. Precisamos dissecar essa afirmação que na maioria das vezes é simplesmente inverídica
.
Aprendi um conceito em Jornalismo, nas minhas aulas de Crítica da Mídia, chamado Contrato de Leitura. Defini-lo é um tanto quanto difícil, mas é fácil entendê-lo. Basicamente, se você está satisfeito, concorda ou acredita no veículo midiático que dá audiência, você seguirá lendo-o/ouvindo-o/vendo-o. Se não, você simplesmente não se informará mais por ele e buscará outros veículos. 
.
Acho que a realidade (ao menos a brasileira) não pode ser dessa maneira. Existem pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e vão se informar unicamente pela chamada grande mídia, que está ao alcance de todos e é de fácil difusão. Esses sim podem infelizmente ser chamados de alienados, e cabe a nós alertá-los sobre o que estão fazendo com ele. Felizmente esse grupo está cada vez menor no Brasil. 
.
Cai bem a muitos ~~engajados~~
A nova classe média já é uma realidade no país e já abriga mais da metade de toda a população. Esse grupo entra na internet, tem acesso a TV por assinatura, certamente tem rádio em casa e cada vez mais estuda outras línguas, ampliando ainda mais os veículos nos quais pode se informar - e também seu intelecto, por consequência. Por ser a maior classe social, é a que é mais disputada pela imprensa e pela comunicação - e também é a que mais se informa não só na grande mídia, mas em qualquer tipo de imprensa que você quiser considerar. É aí que mora o óbvio que a juventude revoltada e a moçada esquerdóide do Facebook não enxerga - ou não quer enxergar. 
.
Se cada vez mais a população tem acesso à informação, os veículos de mídia cada vez mais dão um panorama completo da sociedade de acordo com a audiência de cada um. Se a antiga grande imprensa segue tendo maior público, ela representa sim a visão da sociedade - e isso, obviamente, não é alienação. 
.
Se a população como um todo se sentisse incomodada, os veículos que citei no começo do post perderiam audiência e deixariam de ser conhecidos, hegemônicos e influentes. Bastaria ler a Carta Capital, ver a TV Cultura e comprar o Brasil de Fato. Não é isso que acontece.
.
Simples: troque de canal
Ou melhor: isso até pode estar acontecendo. A Rede Globo vem, sistematicamente, perdendo IBOPE. A tabela de jornais mais lidos vê cada vez mais o crescimento de jornais popularescos e a queda dos tradicionais. Mesmo na internet, quando há interesse e/ou um grande evento próximo, a população busca ainda mais informação. E, de suma importância: no site que confiar, seja ele qual for. 
.
Não, a mídia não te aliena, amigo classe média. Ela não tem culpa se você é um imbecil

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Atlético sobreviveu a todos os tipos de zica

Existem lógicas que o futebol desafia. Sempre foi assim e sempre será. Episódios que de tão surreais tornaram-se quase místicos não faltam e, certamente, todo torcedor tem o seu momento mágico. Alguns desses episódios se repetem continuamente (sem perder o encanto) e acabam se tornando frases feitas e/ou clichês do esporte bretão
.
Para vencer de maneira magnânima a Copa Libertadores da América na noite de ontem, o Galo passou por um sem fim dessas maldições, digamos assim. De cabeça listo alguns deles que sempre foram fortes:
.
Atlético Mineiro
.
Sim, o próprio Atlético tinha a sua maldição. Por vezes parecia que o próprio clube tinha um carma próprio, que impedia totalmente o Galo de ser campeão de algo importante. Um time que tem em seu DNA grandes equipes, grandes ídolos e tão poucos troféus é algo a ser levado em conta. Soma-se a isso as incontestáveis arbitragens polêmicas que norteiam o Galo (o Brasileirão de 80, a Libertadores de 81, a final do Brasileirão de 99 e as quartas-de-final da Copa do Brasil de 2007 são alguns dos maiores exemplos) e tenham um time que parecia fadado a ser de segundo escalão. 
.
Cuca
.
Cuca: futebol arte enfim campeão
Desde quando surgiu para o futebol brasileiro no Goiás, levando uma equipe da lanterna para a nona colocação em menos de um turno, o técnico carrega um estigma: monta muito bem suas equipes, sabe trabalhar com o que tem, sabe contratar e nunca leva a melhor. Sua eloquência e seu nervosismo tornaram-se característicos, e sua característica de reclamar sem pudores de erros de arbitragem contra suas equipes tornaram-se famosos em sua marcante primeira passagem pelo Botafogo e pelo Cruzeiro - embora na própria Libertadores, após o jogo de ida contra o Newell's, o treinador comprovou essa fama
.
Logo após a confirmação do título, Cuca foi o mais sincero possível: não tem mais azar porra nenhuma !
.
O espírito copeiro da Libertadores
.
Esse é um clichê que eu, inclusive, acredito firmemente - e devo confessar que o Atlético me surpreendeu nesse ponto. A principal competição da América do Sul raramente tem times técnicos como campeões. Quem costuma se dar bem na Libertadores são os times encrespados, de camisas pesadas e que jogam duro, virilmente. Por mais que o Atlético também saiba jogar sujo (não vá me dizer que Pierre é um mago e que Leonardo Silva é craque), a principal característica do Galo não era a fibra ou a raça. O time se deu bem por saber conter suas emoções, ser frio e não desistir jamais. 
.
A maldição da melhor campanha da primeira fase 
.
Galo encantou na fase de grupos
A última vez que um time foi campeão da Libertadores da América após fazer a melhor campanha da primeira fase foi em 1996 - no caso, o River Plate. De lá pra cá, times que tiveram inícios claudicantes cresceram no final do campeonato. Curiosamente, aconteceu exatamente o oposto com o Atlético: as primeiras partidas foram de um nível técnico fora do comum, enquanto a partir das quartas-de-final o time começou a ratear. 
.
O time brasileiro que elimina o São Paulo é vice-campeão
.
Chega a ser estarrecedor. Em 2007, o Grêmio eliminou o São Paulo e foi vice. Em 2008 foi o Fluminense; em 2009 o Cruzeiro. A zica parecia ter espairecido em 2010, quando o Internacional tirou o Tricolor na semifinal e foi bicampeão da América, mas foi definitivamente destruída pelo Galo. 
.
Deixar de jogar em casa é mortal
.
A Massa fez a festa no Mineirão
Em 2002, o São Caetano precisou fazer a partida que era mandante (contra o mesmo Olimpia, inclusive) da final da Copa Libertadores da América no Pacaembu, e não no Anacletto Campanella. O Azulão perdeu um dos títulos mais ganhos da história da competição. Em 2005, também por força do regulamento, o Atlético Paranaense não pôde jogar na Arena da Baixada e levou sua partida para o Beira-Rio. Novo vice-campeonato da equipe que precisou fazer isso. Aqui, cabe uma lição dada pelo Galo: se um time rival tem um estádio que esteja dentro das regras, jogue nele. O Furacão não jogou no Couto Pereira só por ser de propriedade do Coritiba e foi presa fácil pro SPFC. 
.
O Atlético até bateu o pé e quis jogar no Independência, mas não reclamou de comemorar o título mais importante de sua história no Mineirão, casa do Cruzeiro. Basta ver a assombrosa renda de R$ 14 milhões, sendo R$ 7,2 milhões para o time alvinegro. 
.
O "Eu Acredito", enfim, deu resultado
.
A primeira vez que uma torcida encampou o "Eu Acredito" foi em 2008. A torcida do Fluminense, precisando incentivar um time que levou uma sacolada de 4x2 da LDU na primeira partida decisiva da Libertadores, criou o bordão. O time tirou o resultado, mas perdeu nos pênaltis a decisão. Vários outros times passaram a usá-lo em situações tão desesperadoras quanto, e poucas deram resultado. A Massa adotou o grito e, mais uma vez, contrariou a lógica. 
.
Toda campanha de título tem um jogo indiscutivelmente heróico
.
Victor fazendo história em BH
Vou dar dois exemplos rápidos: o jogo épico do tricampeonato da Libertadores de 2005 do São Paulo FC foi contra o River, na Argentina - as oitavas-de-final contra o Palmeiras, convenhamos, valeram "apenas" pelo gol de placa de Cicinho. Do Corinthians em 2011 foi o jogo de volta das quartas-de-final contra o Vasco - o mesmo caso do "valeu "apenas" pelo gol" aplica-se ao de Romarinho contra o Boca Juniors, na Bombonera. Mas... qual foi o jogo épico do Atlético ? O empate na bacia das almas contra o Tijuana no México ? O pênalti defendido por Victor no último minuto contra o time mexicano na partida de volta ? Os refletores apagados e a decisão por pênaltis contra o Newell's ? A final e o gol quase que no último lance de Leonardo Silva ? A reação improvável contra o São Paulo no Morumbi ? A incontestável goleada ante o Tricolor no Independência ? Os momentos mágicos contra o Arsenal de Sarandí na Argentina ou no Horto ? Cada jogo entrou pra história nessa campanha. 
.
Quanto menos decisões por pênaltis, melhor
.
Eu sempre achei o contrário, mas já vi quem afirmasse o que está escrito acima. E, sendo sincero, cada vez mais acho acho o contrário. Os pênaltis defendidos por Victor contra Tijuana e Newell's Old Boys deixam isso claro. E a cereja do bolo foi o primeiro pênalti da disputa ante o Olimpia defendido pelo arqueiro do Galo, cobrado por Herminio Miranda
.
Time de refugo não vai pra frente
.
Ronaldinho e Jô comemorando
Quem lembra de Leonardo Silva no Palmeiras não daria um tostão pelo atleta. Leandro Donizete idem. Marcos Rocha, até outro dia, era criticado no Atlético Goianiense (!). Richarlyson sempre foi um polivalente, mas nunca foi o jogador dos sonhos de ninguém. Mesmo que craque incontestável, Ronaldinho saiu em baixa (e põe baixa nisso) no Flamengo. era criticado desde os tempos de Corinthians e ganhou fama de mal profissional no Manchester City e no Internacional. Alecsandro, outro centroavante, vivia entre tapas e beijos no Vasco. Guilherme, ídolo no rival Cruzeiro, era visto com desconfiança até marcar o gol contra o Newell's. Mais uma escrita quebrada pelo Galo. 
.
...
.
Se todas essas maldições foram de uma vez pro espaço apenas o tempo há de dizer. O que podemos afirmar com certeza é que se um time foi campeão com tanta coisa contra, temos que reconhecer que a equipe é de fato especial.