segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Clássicos

>
Por pior que seja o jogo, por mais feio que seja o gol, clássico é clássico e vice-versa, diria o poeta boleiro Jardel. O centroavante ficaria fascinado, pois, com a última rodada do primeiro turno do Brasileirão, que coroou seu título simbólico com uma derrota para o maior rival.
.
Mesmo perdendo de 2x1 pro Palmeiras no derby ( com direito a um belo gol de virada, de Fernandão ), o Corinthians venceu o primeiro turno do nacional, o que lhe dá o troféu Osmar Santos, dado pelo Lance. Os times que poderiam tirar a taça do Corinthians ficaram no empate. Dois deles, Vasco e Flamengo, ficaram no 0x0 no Clássico dos Milhões marcado pelo acidente vascular encefálico de Ricardo Gomes, técnico cruzmaltino que passou por cirurgia e, segundo os médicos, passa bem. Já o São Paulo até saiu na frente do SanSão com um golaço de Lucas, mas viu Ganso, em outro belo gol, fazer 1x1 na baixada santista.
.
O GreNal foi até certo ponto surpreendente, com vitória do desesperado Grêmio ante o Internacional, por 2x1. Outro time que estava mal e venceu o maior inimigo foi o Avaí, que, num jogaço, fez 3x2 no Figueirense em pleno Orlando Scarpelli. No clássico que não teve vitória do time da rabeira, Montillo fez os dois gols do Cruzeiro no 2x1 ante o Atlético Mineiro, com a Arena do Jacaré só com atleticanos. No único jogo que não era clássico estadual, o Ceará passou fácil pelo Bahia: 3x0.
.
O Rio Branco venceu o Águia, na série C, e botou fogo no grupo A da competição. Agora ambos os times tem 10 pontos contra 11 do líder Paysandu, que fez 1x0 no Luverdense. Na chave D, também equilibrada, a Chapecoense assumiu a liderança após vencer o Brasil de Pelotas por 1x0, no Bento Freitas. O antigo ponteiro, o Joinville, perdeu em casa para o Caxias, por 4x2.
.
No duelo dos Santa Cruz, empate de 0x0 entre o pernambucano e o potiguar. O do Rio Grande do Norte é o líder do grupo 3, enquanto a Coral é vice. O Mirassol assumiu a liderança do grupo 7 ao fazer 1x0 no Cerâmica em Gravataí, deixando o CENE, que folgou na rodada, para trás.
.
O Bayern de Munique consolidou-se como um dos líderes da Bundesliga graças ao empate do Hannover 96 ante o Mainz, por 1x1. Os visitantes saíram na frente, mas o artilheiro Abdellaoue empatou. Além de Bayern e Werder Bremen, temos o Schalke 04 com nove pontos. O time de Gelsenkirchen ganhou do surpreendentemente bom Borussia Monchengladbach em Gelsenkirchen por 1x0, gol de Raúl;
.
Uma história foi escrita hoje na Premier League. O Manchester United passou como quis pelo Arsenal, fazendo humilhantes 8x2 no rival. Rooney, com três gols, e Young, com dois, foram os destaques. Confirmando a boa fase dos times de Manchester ( e a péssima dos times londrinos ), o Mnachester City foi até a zona norte da capital inglesa e fez 5x1 no Tottenham, com quatro gols de Dzeko e três assistências de Nasri.
.
Apesar dos resultados normais, a Scottish Premier League segue com uma surpresa na classificação. Celtic e Rangers venceram por 2x0 ( os primeiros fora de casa contra o St. Mirren; os Gers contra o Aberdeen, em casa ). Mas os times da Old Firm não contavam com o Motherwell, segundo colocado na competição ( à frente do Celtic ), que fez 4x2 fora de casa no Dunferline.
.
Na primeira rodada da Liga espanhola, um gigante estreiou como se esperava. Na Romareda, o Zaragoza sofreu nas mãos de Real Madrid: 6x0, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo e um gol de Kaká. Dos times médios, apenas o Sevilla venceu, fazendo 2x1 no Málaga, com dois gols de Álvaro Negredo. O Atlético de Madrid ficou no 0x0 contra o Osasuna, na capital, e o Athletic Bilbao empatou com o caçula Rayo Vallecano, no país basco.
.
Os favoritos já vão se consolidando na Eredivisie holandesa. O Twente aparece com 100% de aproveitamento após golear o VVV Venlo por 4x1. O Ajax é o vice-líder, e o PSV, em outra goleada da rodada ( 6x1 no Excelsio, com direito a hat-trick de Ola Toivonen ) é o terceiro. Campeão nacional, recentemente, o AZ é o quarto colocado, após fazer 3x0 no Gronigen. O único clube com mais expressão que perdeu pontos foi o Feyernoord. Em Roterdã, o Stadionclub ficou no 2x2 contra o Heerenveen
.
A Liga Premier russa tem novo líder. É o Zenit, que massacrou o Krasnodar por 5x0, em São Petersburgo. O antigo líder, CSKA Moscou, empatou um clássico emocionante contra o Spartak, no estádio Luzhniki. O 3x3 teve duas viradas, gol brasileiro de Wellinton, para o Spartak, abrindo o placar, dois gols de Doumbia pro CSKA e várias falhas do goleiro Akinfeev, do antigo líder. Também tivemos gol brasileiro no jogo do terceiro colocado, o Dynamo de Moscou, que venceu o Spartak Nalchik por 2x0. O placar foi aberto por Kevin Kuranyi. No empate entre Rostov e Anzhi, a estréia de Samuel Eto'o pelo time de Makachkala, empatando em 1x1 para os visitantes.
.
Vários times perderam a chance de tornarem-se líderes da Ligue 1. O primeiro foi o Saint-Ettiene, que perdeu para o Sochaux por 2x1. Depois foi o Toulouse, que começou na frente do Paris Saint-Germain, mas viu Pastore numa atuação de gala, dando três assistências e resolvendo a partida num 3x1. A liderança ficou co o Montpellier, que jogou no sábado. Em grande jogo, o Lille fez 3x2 no Olympique de Marseille, em jogo com duas viradas e grande atuação da dupla de ouro dos vencedores, Moussa Sow e Eden Hazard.
.
A liderança mudou de mãos na Premyer Liga ucraniana. O Shaktar Donetsk ficou no 2x2 ante o Chornomorets, com gols de Jádson e Mikhtaryan, com os mandantes respondendo com Burdujan. O novo ponteiro é o Dynamo de Kiev, que foi até Dnipropetrovsk e fez fáceis 4x0 no Dnipro, decepção do campeonato ucraniano. O terceiro colocado, também com um time que pode brigar, é o Metalist Kharkiv, que, em Lviv, fez 2x1 no Karpaty, com o placar sendo inaugurado por Cleiton Xavier.
.
No clássico da rodada da Categoria A, nem a pressão da Bombonera fez o 0x0 sair do placar entre Boca Juniors e San Lorenzo. Dois times tradicionais que também não marcaram gols foram Argentinos Juniors e Independiente, jogando no subúrbio de Buenos Aires. O Vélez Sarsfield, no Fortín, perdeu para o All Boys por 1x0.
.
Na Primeira do Equador, segue o domínio absoluto do Deportivo Quito. O time fez 1x0 no terceiro colocado Emelec e abriu incríveis nove pontos de vantagem em oito jogos para o vice-líder Barcelona, que fez 1x0 no Manta em Guayaquil. A LDU perdeu para o Deportivo Cuenca por 2x1.
.
A seleção brasileira chegou invicta na final da Liga Mundial, como no ano passado. Mas, tal qual em 2010, perdeu a última partida e ficou com o vice-campeonato. Esse ano, a seleção parou nos Estados Unidos, bicampeãs da competição. Por 3-0, com parciais de 26-24, 25-20 e 25-21, as norte-americanas contaram com uma grande atuação da ponteira Logan Tom, enquanto o time brasileiro como um todo jogou mal.
.
Pra variar um pouco, Sebastian Vettel venceu o GP da Fórmula 1, realizado na Bélgica, no querido circuito de Spa-Francochamps. Praticamente de ponta a ponta, o alemão viu pelo retrovisor corridas fantásticas de recuperação de Michael Schumacher ( que largou em último e foi o quinto ) e de Jenson Button ( que saiu em décimo terceiro e foi pro pódio, em terceiro ). Os brasileiros, também pra variar, decepcionaram. Felipe massa largou em quarto e ficou em oitavo ( após ver seu pneu furar ); Bruno Senna, após um surpreendente sétimo tempo na classificação bateu em Alguersuari ( que saiu da corrida ) e ficou em décimo terceiro; e Rubens Barrichello ficou na décima sexta colocação. A diferença na classificação entre Vettel e Webber, o segundo colocado da corrida e da temporada, chega a impressionantes 92 pontos, o equivalente a quatro corridas.
.
Rei dos circuitos de rua da Fórmula Indy, Will Power, da Penske, venceu o GP de Sonoma com tranquilidade. Para comprovar a superioridade da equipe, o brasileiro Hélio Castroneves ficou na segunda colocação e Ryan Briscoe, da mesma escuderia, fechou o pódio. O vencedor disse que, para seguir com boas chances na luta pelo título, seu principal adversário na luta pelo campeonato, Dario Franchitti, não deveria ir tão bem. O escocês ficou na quarta colocação, animando Power. Bia Figueiredo ficou na décima terceira colocação, Vitor Meira em vigésimo segundo e Tony Kanaan teve problemas mecânicos que o impediram de terminar a prova.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :