segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Os primeiros clássicos

Num futuro não tão distante assim, os estaduais só começavam após a final da Copa São Paulo, no dia 25/1. Além deles começarem bem antes disso, no dia 30 do primeiro mês do ano tivemos os primeiros clássicos país afora, evidenciando mais uma vez o calendário mal-organizado e longo demais do futebol nacional.
.
Pelo Paulistão, o primeiro grande clássico foi o SanSão. O Santos venceu o São Paulo por 2x0 atuando em Barueri, após mais uma ótima atuação do santista Elano. Em outro clássico estadual, o Palmeiras bateu a Portuguesa pelo mesmo placar. Os dois times dividem a liderança, com vantagem do Santos pelo saldo de gols. A surpresa segue sendo o Americana, que não tomou conhecimento do Noroeste no Alfredão e fez 5x1. Em má fase, o Corinthians foi até o ABC Paulista e empatou com o São Bernardo por 2x2, em jogo que teve presença do ex-presidente Lula e golaço do meia peruano Luis Ramírez, contra o Tigre.
.
Pela Taça Guanabara, o dia foi de Clássico dos Milhões. Atenuando sua péssima fase, o Vasco perdeu de 2x1 para o Flamengo e está eliminado. O Flamengo é líder do grupo A, enquanto o Vasco amarga a lanterna da chave. No grupo B, o Botafogo não tomou conhecimento do Azulão da Bariri e ganhou fácil do Olaria por 3x1, na capital. Já o Fluminense foi até o Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, onde fez 4x2 na Cabofriense. As duas equipes lideram o grupo com 100% de aproveitamento.
.
Indo na contramão dos estaduais, o Campeonato Mineiro é o único que dá a oportunidade de seus clubes fazerem uma pré-temporada de fato. E os grandes não desapontaram. O Cruzeiro fez 3x0 na Caldense em Sete Lagoas, nova casa dos grandes, e o Atlético sofreu, mas bateu o Funorte, caçula do campeonato, por 2x1, de virada, no José Maria de Melo. O terceiro integrante mineiro na elite do futebol nacional, o América, decepcionou ao empatar com o Uberaba por 1x1. A surpresa foi a goleada do Guarani de Divinópolis sobre o outrora forte Ipatinga: 5x0 pro Guará.
.
No Sul, foi semana de GreNal. Ou melhor... no Uruguai. Os dois clubes optaram por jogar o clássico em Rivera, primeira cidade do lado uruguaio na fronteira com o Rio Grando do Sul. De virada, o Grêmio venceu a partida, com os dois times jogando com suas equipes reservas, por 2x1, no estádio Atílio Paiva. No entando, os líderes dos grupos são os da dupla CaJu. No grupo A, o Caxias assumiu a liderança ao bater o Veranópolis por 3x0 e ver o Inter perder. O Bepe tem um ponto a mais que o colorado. Já na chve B, o Juventude manteve a liderança ao bater o Ypiranga por 2x0, na serra.
.
No Campeonato Goiano, o Goiás venceu o Atlético por 1x0 e entrou no G4 do campeonato, que tem o próprio Dragão como líder, mesmo com a derrota. Os outros dois integrantes do G4 também venceram. O vice-líder Vila Nova foi até o Genervino da Fonseca e bateu o CRAC por 2x0. A terceira colocada é a Anapolina. A Xata bateu o Trindade, fora de casa, por 3x2. No Campeonato Pernambucano, Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, que terminou com vitória do primeiro por 3x1. O líder do estadual, no entanto, é o Central, que fez o Clássico Matuto contra o Porto e venceu por 3x2. A Patativa do Agreste tem 19 pontos.
.
No Clássico-Rei do Campeonato Cearense, vitória do Ceará sobre o Fortaleza por 2x1 no Castelão. O Vôzão é o líder do campeonato com 16 pontos, sem nenhuma derrota, enquanto seu rival é apenas o quarto colocado. No Campeonato Paranaense, a zebra é o Cianorte, líder da competição. O Leão do Vale fez 2x0 no Paraná, na capital, e manteve o 100% de aproveitamento. O Atlético, em quarto lugar, fez 4x2 no Roma de Apucarana. Já o vice-líder Coritiba foi até o Estádio dos Pássaros e ficou no 1x1 com o Arapongas.
.
No Campeonato Catarinense, a liderança é do Figueirense, que fez 3x0 no Concórdia, em casa. O Joinville bateu a vice-líder Chapecoense por 2x1 em casa e subiu pro terceiro posto. Fecha o G4 o Criciúma, que jogou no Emília Mendes Rodrigues contra o Imbituba e ficou no 0X0. O Avaí é o lanterna da competição e conseguiu seu primeiro ponto no 0x0 ante o Metropolitano. O Metrô é o quinto colocado. Pelo Baianão, nova derrota do Bahia, desta vez em Salvador, para o Fluminense de Feira de Santana, por 2x1. O líder do grupo A é o Atlético de Alagoinhas. O Carcará fez 2x0 no Feirense. No grupo B, o Vitória é o líder mesmo com o empate por 1x1 contra o Bahia de Feira de Santana, no Jóia da Princesa.
.
Pela Bundesliga, o Borussia Dortmund segue rumo ao título. Com a sonora vitória de 3x0 sobre o Wolfsburg na Volkswagen Arena, o Borussia manteve seus 11 pontos de vantagem para o Bayer Leverkusen, que bateu o Hannover 96 em casa por 2x0. Completando os três primeiros temos o Mainz, se recuperando duma fase ruim. Os O-Fives venceram o Kaiserslautern fora de casa, 1x0. Olho no tradicional Bayern, já em quarto e vencedor do jogo contra o Werder, em Bremen, por 3x1. Os Verdes, aliás, amargam uma de suas piores campanhas na história do nacional, estando em 15° lugar e correndo risco de rebaixamento.
.
La Liga reserveu uma grande surpresa na rodada: a segunda derrota do Real Madrid, primeira para um clube pequeno. O time não teve sorte ao enfrentar o Osasuña em Navarra, perdendo por 1x0. Mesmo com a vitória, os Rojillos estão apenas na 17ª posição na tabela. Quem agradeceu foi o cada vez mais líder Barcelona, que fez 3x0 no Hércules ( único time a vencê-los na temporada ) em Alicante, e, de quebra, bateu o recorde de invencibilidade do futebol espanhol. Em terceiro lugar segue o Villarreal, que fez 1x0 no forte Espanyol em pleno Cornellà-El Prat.
.
Pela Ligue 1, o líder Lille venceu mais uma. Os Dogues fizeram 1x0 no ameaçado Lens, em casa. O PSG consolidou-se na segunda colocação ao bater o saco de pancadas Arles-Avignon, no Parc des Sports, por 2x1. Do terceiro ao sétimo a diferença é de apenas 2 pontos, evidenciando o equilíbrio da competição.
.
Na Eredivie, PSV e Twente seguem a briga de foice pela liderança. O time de Eindhoven está um ponto na frente após vencer o Willem II por 2x1 no Philips Stadion. Logo átras, os Tukkers bateram o Feyernoord por 2x1, em casa. O desempenho do gigante de Roterdã, inclusive, é deplorável: o Feyernoord é apenas o 15º na tabela. O Ajax é o terceiro com a vitória sobre o NAC, em Breda, por 3x0.
.
No Calcio o líder Milan suou, mas bateu o Catania por 2x0, na Sicília. Os Elefantes seguem ameaçados de rebaixamento com a derrota, estando na 16ª posição. O segundo colocado Napoli goleou a Sampdoria, por 4x0, com direito a hat-trick do uruguaio Cavani. A Lazio recuperou a terceira colocação ao vencer a Fiorentina na capital italiana, por 2x0. O outro time da capital, a Roma, teve seu jogo contra o Bologna adiado graças à neve no Renato Dall'Ara, e, por isso, caiu para a quarta colocação. Numa ótima estreia de Pazzini, que marcou dois e sofreu o pênalti da virada, a Inter virou o jogo contra o Palermo, em casa, e fez 3x2. A surpresa ficou por conta da vitória da Udinese ante a Juventus, fora de casa, por 2x1. Os clubes trocaram de posição com o fato: o time de Udine é o sexto; a Vecchia Signora, a sétima.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Metaleiros x empacotadores

Eram apenas dois jogos e quatro times. Mas haviam duas taças e duas vagas para o SuperBowl na disputa, o que garantia a emoção de ambos os jogos. Por pura coincidência, eram dois jogos com os times de pick número 5 e 2, e um deles envolvia uma das rivalidades mais antigas de todo o futebol americano.
.
A rixa citada envolvia Chicago Bears e Green Bay Packers. Os times disputariam a final da NFC no Soldier Field, casa dos ursos. O primeiro tempo foi como o previsto: um show dos empacotadores da Baía Verde, com dois touchdowns e 14x0 no placar, fora de casa. O time, talvez o mais quente atualmente da NFL, ia fazendo muito bem seu papel, mesmo que se, brilho. O terceiro período, sem pontuação, foi um alento para o Bears. No entanto, o time viu seu quarterback, o pífio Jay Cutler, sair contundido, com uma lesão no joelho. O assunto será melhor tratado logo mais. O QB reserva, Todd Collins, não foi bem. O terceiro da principal posição do jogo, Caleb Hanie, entrou e colocou o time de Chicago no jogo novamente. Após 2 touchdowns e uma intercepção ( retornada para TED do Packers ), Hanie poderia entrar pra história do esporte com uma atuação de gala numa final de conferência. No entanto, foi interceptado mais uma vez por Sam Shields e o sonho não se concretizou. Hanie fez bem o seu papel raças ás circunstâncias, e sempre teremos uma dúvida no ar: e se Jay Cutler não saísse contundido ? Na opinião deste que vos escreve, o jogo continuar letárgico e seria bem mais fácil pros cabeças-de-queijo. Mas, sabe-se lá, o imponderável é sempre alimentando em qualquer esporte. Para a torcida do Chicago Bears, porém, existe outra dúvida: a contusão de Jay Cutler era tão séria assim ? O QB é famoso por ser psicologicamente fraco, abater-se com facilidade e ser horrível em passes longos, além de ser muito criticado por muitos dos que acompanham o esporte. Para a torcida dos ursos, o culpado já estava escolhido. A camisa de número 6, de Cutler, foi queimada por muitos ainda no estádio do Soldier Field. No fim das contas, o esperado: Packers no Superbowl, mesmo com toda a pressão no último quarto.
.
Do outro lado da chave, a final da AFC reunia o Pittsburgh Steelers e o New York Jets, no Heinz Field, em Pittsburgh. O time da casa começou atropelando, fazendo 3 touchdowns e um field goal no primeiro tempo, impondo um sonoro 24x3 em seus domínios. O técnico do Jets, Rex Ryan, acordou todo o time no intervalo, e os jatos vieram com tudo. A defesa nova-iorquina foi irretocável, e Mark Sanchez parecia outro quarterback. Após um TD e oito minutos numa campanha sem pontos, a equipe da Big Apple conseguiu um safety por turnover, conseguindo dois pontos e a posse de bola, deixando o jogo elétrico. Essa campanha foi bem aproveitada pelo time ofensivo alviverde, deixando o placar em 24x19 pros metaleiros, a menos de um touchdown de vantagem. O Jets optou por não tentar um onside kick e pagou caro por isso, pois o QB do Steelers, Ben Roethlisberger, conseguiu todas as descidas necessárias para ajoelhar e sacramentar a vitória. Impressionante ver que o time da casa simplesmente não pontuou no segundo tempo, com uma defesa tão boa quanto a do time de Pittsburgh, a melhor da NFL em estatísticas.
.
Projetando o Superbowl, creio que o Steelers é favorito. A defesa é sólida demais, ainda mais com a temporada irretocável de Troy Polamalu. O ataque também é bom, mas sore com a inconstância e com a inoperância dos recebedores e corredores do time, que deixam Big Ben a ver navios. Para a sorte do campeão da AFC, a defesa do Green Bay Packers não é das mais chamativas da NFL. O ataque sim é espetacular, em grande fase e com o quarterback Aaron Rodgers fazendo chover por onde passa. O duelo mais interessante do jogo, certamente, será dos lançamentos de A. Rod contra o sempre atento Polamalu. Com isso, o ataque dos metaleiros pode, aos poucos, pontuar e abrir boa vantagem. Mas nunca duvide da história dos cabeças-de-queijo nem de sua atual fase, simplesmente embasbacante. Vai ser um Superbowl, novamente e como todos os outros, de tirar o fôlego.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Daquele dia pra cá

Não gosto nem de lembrar da quinta-feira maldita. Ela culminou em tudo o que eu jamais esperava ouvir de ti, por coisas que eu acabei fazendo que eu não me dava conta e não sabia que você não gostava, ou melhor, repudiava tanto, ao ponto de querer terminar tudo. Erro meu, cometi alguns poucos nesse mesmo dia. Confesso tudo isso, e você sabe.
.
Mas, daquele dia pra cá... quem poderia imaginar que tudo ia mduar ? Que nós não terminamos, que continuamos bem ( e isso não é prender alguém, é faze-la ficar melhor ), que tudo estava bem encaminhado ( e isso não é me dar esperanças ou expectativas, é querer voltar tal qual como eu )... e assim seguíamos, bem, mesmo com um porém.
.
De repente, todo aquele susto. Você diz que não era bem assim e que não era nada disso, que queria mesmo dar um tempo e deixava implícito, ao menos pra mim, que era uma distância pra se afastar de mim, de vez, pra não voltar mais. Entendo a sua confusão, mas isso é bem mais do que você imagina. O que você tá fazendo e fez comigo não tem nome, é duma brutalidade que só quem não tem nada ( ou melhor, não quer ter nada ) com alguém e só pessoas que mentiram e/ou mentem fazem. E, estranho, o que você mais queria ver era sinceridade... e mentiu ?
.
Mesmo com tudo isso, eu ainda quero voltar com você. Perdoei e perdôo tudo, e você, apesar dos pesares, basta falar que quer voltar comigo pra colocarmos tudo em ordem, aos poucos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aquarela Paulistana

Tinha escrito um texto pra homenagear o aniversário da cidade de São Paulo, mas ele sumiu na hora da postagem, sem mais nem menos. Portanto, vou reeditar minha paródia do samba " Aquarela Brasileira ", que fiz ano passado.
.

Vejam, essa maravilha de cenário
Hoje ela faz aniversário
Que o jesuíta, nem em sonho imaginou
A grandeza que essa cidade alcançou
Cheia de asfalto, cimento e favela
Mas é a tela, do Brasil em forma de Aquarela

Passeando pelas cercanias da cidade
Vi porque Sampa é demais
No Pari e na Freguesia do Ó
Nenhum distrito está só
Caminhando ainda um pouco mais
Todos os bairros em nada são iguais
Estava na Zona Norte, terra do Jaçanã
E mais ao lado tem o Butantã

Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Paulista
Paulista do MASP, do agito e da fé
E de toda a gente, até o Tremembé
Depois de relembrar o bairro de Perus
Estava andando pela rua com o vendedor de biju
O centro tem o seu destaque
Na arte, na beleza e arquitetura
Feitiço de garoa pela serra
São Paulo engrandece a nossa terra
Do leste até a zona oeste
Tudo é belo e tem lindo matiz
Aqui, a cidade que nunca para
Se agiganta e se prepara
Para, dia a dia, ficar mais feliz
Brasil, com o respeito que te devo
Falo que sem Sampa não tem jeito
E não dá pra ser sutil
E essa lindo país com o orgulho de te ter
Em coro canta, parabéns para você

Sampa, a, a, a
Sampa, a, a, a

domingo, 23 de janeiro de 2011

Deserto do ABC

Dormir é um martírio, acordar é um inferno. A caminhada de 10 passos do quarto para a cozinha parece a São Silvestre só de ser imaginada, e tudo se confirma ao se sentar na cadeira. Ver a mesa cheia embrulha o estômago, mesmo com comidas que se gosta. Outra caminhada interminável de alguns metros. Suas pernas pesam por nada, imploram para parar em algum lugar qualquer. Nem ventiladores ou ar condicionado dão jeito, imagine portas e janelas abertas.
.
A vista embaça, e o Sol ofuscante não precisa clarear o ambiente pra isso. Ouve-se apenas ruídos e barulhos sistemáticos, como a máquina de lavar roupa. O ar é quente, a poeira é vista, a respiração é pesada. As gargantas imploram por águas e refrigerantes, os membros necessitam ficar esticados, o raciocínio é duma lerdeza imensurável. Uma ducha não refresca por mais de 15 minutos, nada satisfaz sua vontade enquanto se tomba o pescoço prum lado e a pressão cai.
.
Saara ? Não. Santo André.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Caindo aos pedaços

Ao comprar a TV nova de casa, daquelas fininhas, sugeri pendura-la na parede. Isso daria uma visão melhor pra quem estivesse sentado, impediria da imagem ser atrapalhada pela luz do Sol, entre outras vantagens. Para minha surpresa, o conselho foi prontamente recusado pela minha mãe, com um argumento certeiro:
.
" Não, não dá. Essas paredes são todas de areia, não vão aguentar o peso. "
.
Na mesma semana, o varal de casa cedeu graças a corda que a sustentava, muito velha. A cena, bizarra, parecia um filme de comédia pastelão. Era ainda pior ter que fazer toda uma manobra pra fechar a parta que liga a area de serviço à cozinha.
.
Tudo isso, somado ao diminuto tamanho do apartamento e a falta de espaços de lazer no prédio no qual eu moro ( ele possui apenas uma quadra, na qual vários cortes e incidentes já ocorreram ) me faz pensar sobre a minha permanência aqui. Ela, definitivamente, não é mais válida.
.
Com o mercado imobiliário aquecido, com prédios que mais parecem clubes saindo, porque não se mudar para um desses ? O valor dum apartamento em São Caetano é elevado, bem como o condomínio e tudo relacionado a esse tipo de coisa. A diferença não seria tão grande quanto imaginam. E as vantagem, essas sim, são incontáveis e inimagináveis.
.
Morar em prédio velho é uma opção que, infelizmente, é a tomada pela minha família.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O futebol voltou

Após o sempre tedioso mês de Dezembro, onde o esporte bretão é trocado por festas e retrospectivas, nossa alegria voltou ao jornal. Com o início dos estaduais, as mesas de bar voltam a ter assuntos mais interessantes que saber quem matou Saulo ou a posse da Dilma.
.
No Paulistão, três dos quatro grandes começaram bem. O Santos, abrindo o campeonato, jogou com o time misto e fez belos 4x1 na Linense, que volta à série A1 após um bom tempo. São Paulo e Corinthians também venceram. O primeiro fez 2x0 no Mogi-Mirim, com direito a gol de Rogério Ceni, e o segundo repetiu o placar no clássico contra a Portuguesa, incluindo um belo gol olímpico de Roberto Carlos. Quem decepcionou, de novo, foi o Palmeiras. Na capital, o Verdão ficou no 0x0 contra o Botafogo de Ribeirão Preto.
.
Pelo Gauchão, estreia estranha dos dois grandes. No sábado o Grêmio abriu 2x0 contra o Lajeadense em Porto Alegre, mas tomou o empate; 2x2 foi o resultado final. Já o Internacional fez pior, e perdeu para o Cruzeiro por 1x0 no Estrelão. Tentando se recuperar duma crise sem fim, o Juventude bateu o São Luiz por 2x1, em Caxias do Sul.
.
No Campeonato Paranaense, mais surpresas. Jogando em Curitiba, o Atlético perdeu de 2x1 para o caçula Arapongas. Também na capital, o Paraná Clube tomou 3x1 do Corinthians paranaense. Quem salvou a honra dos grandes foi o Coritiba, que fez 1x0 no Operário de Ponta Grossa no Germano Krugger. No Catarinense, gols em todos os jogos, e muitos gols na partida entre Criciúma e Concórdia. O Tigre não teve dó do recém-promovido time e fez 6x1. Em Blumenau, o Metropolitano conseguiu parar o Figueirense, empatando a partida em 1x1. O Avaí foi o único a decepcionar retubantemente, ao perder para a Chapecoense na Ressacada: 2x1.
.
Pelo Baianão, mais decepções. No Lomanto Júnior, o Bahia perdeu para o Serrano de Vitória da Conquista por 2x1. Pior fez o Vitória. Em casa, o Leão da Barra viu o Colo-Colo de Ilhéus ganhar por 1x0. Pelo Campeonato Cearense, os únicos 100% são os dois grandes, com o campeonato já na segunda rodada. O Fortaleza jogou o clássico contra o Ferroviário e venceu por 2x1, na capital. Longe de seus domínios, o Ceará também venceu: o Vozão fez 2x1 no Horizonte.
.
Também na segunda rodada está o Pernambucano. Dos três grandes, apenas o Santa Cruz venceu as duas partidas. No fim-de-semana, a equipe fez 2x1 no Ypiranga, em Recife. Sport e Náutico empataram em 1x1 fora de casa contra Petrolina e Araripina, respectivamente. Começando no domingo, o Goianão viu os grandes vencerem. O Vila Nova fez 1x0 no Goianésia, fora de casa, enquanto o Goiás foi até o Abrão Manoel Costa e venceu o Trindade também por 1x0. Ainda jogam Atlético e Santa Helena.
.
Entrando em sua fase mais aguda, a Copa São Paulo reservou bons jogos. O Flamengo eliminou o Cruzeiro nos pênaltis em Araras, enquanto o Coritiba fez o mesmo com o Atlético-MG. Entre as surpresas, destaca-se a eliminação do Vasco pelo Paulista ( pelo segundo ano consecutivo ), por 2x1, a Ponte Preta batendo o Grêmio por 1x0, o Nacional da Nicolau Alayon ganhando do Palmeiras por 2x0 e o Desportivo Brasil surpreendendo o Corinthians e vencendo por 1x0. Na próxima fase destaque para outros bons jogos, como o AtleTiba em São José dos Campos, o BaVi na capital e São Paulo x Flamengo em Limeira.
.
Pela Bundesliga, segue a liderança tranquila do Borussia Dortmund. A equipe fez o jogo mais equilibrado da rodada, fora de casa, contra o Bayer Leverkusen e venceu por 3x1, abrindo nada mais nada menos que doze pontos de vantagem para o novo vice-líder, o surpreendete Hannover 96. Os Die Rotens foram até Frankfurt e não tomaram conhecimento do Eintracht, fazendo 3x0. O fogo de palha Mainz perdeu por 1x0 para o Sttutgart, no Gottlieb-Daimler Stadiom, enquanto o Bayern empatou em 1x1 na sua visita ao Wolfsburg.
.
Surpresa na Liga Espanhola: o Real Madrid empatou por 1x1 com o Almería, no Juegos Mediterraneos. Com isso, a vantagem do Barcelona na liderança foi para 4 pontos, após os blaugranas passarem fácil pelo Málaga, por 4x1, na Catalunha. Liderando o bloco dos demais, o Villarreal fez 4x2 no Osasuna, em casa.
.
Pela Ligue 1, a liderança é do Lille, que fez 2x0 no Nice fora de casa. No entanto, três equipes encontram-se apenas um ponto átras dos Dogues, e todas venceram. O Lyon, lutando pra voltar a ser grande, fez 3x0 no Lorient, em casa. Com alguma dificuldade, o PSG bateu o Sochaux por 2x1. Atuando em casa, no Route de Lorient, o Rennes não teve dificuldade pra fazer 4x0 no saco de pancadas Arles-Avignon.
.
Na Premier League mais disputada dos últimos tempos, o líder Manchester United empatou em 0x0 contra o forte Tottenham, em Londres. Bom para seus perseguidores, que venceram e diminuíram a vantagem. Caso do Manchester City, que, num jogo emocionante, fez 4x3 no Wolverhampton. No clássico londrino da rodada, no Upton Park, o Arsenal fez 3x0 no lanterna West Ham, enquanto o também londrino Chelsea fez 2x0 no Blackburn. Com a vitória, os Blues reencontram-se com a vitória após 9 rodadas.
.
Pelo Calcio, o líder Milan tropeçou. No Via del Mare, a equipe empatou com o Lecce por 1x1. Na capital italiana, a Lazio sofreu, mas bateu a Sampdoria por 1x0. Terceiro colocado, o Napoli também decepcionou e ficou no 0x0 com a Fiorentina em casa. Já aparecendo na quarta colocação, a Roma venceu por 1x0 o Cesena, fora de casa, sendo que os Cavalos-Marinhos seguem lutando pra fugir do rebaixamento. A irregular Juventus bateu o lanterna Bari em Turim, por 1x0, enquanto a ascendente Internazionale fez fáceis 4x1 no Bologna.
.
Pela Liga Sagres, segue o passeio do Porto. A equipe fez tranquilos 3x1 no Naval, em casa. Oito ponto átras aparece o Benfica, que viajou até Coimbra e fez magros 1x0 na Acadêmica. A surpresa da rodada foi a derrota do Sporting, no José Alvalade, para o Paços Ferreira, por 3x2. Os castores são apenas o nono colocado na tabela, no entanto.
.
Pelos playoffs divisionais da NFL, uma imensa surpresa: o melhor time da Temporada, o New England Patriots, perdeu em casa pela primeira vez desde 2008, e está eliminado. O feito foi conseguido pelo New York Jets, que bateu o Pats por 28x21, numa partida pra ser esquecida pelo quarterback da equipe de Foxboro, Tom Brady, e pra ser lembrada por muito tempo pelo time verde da Big Apple. A AFC será decidida entre o Jets e o Pittsburgh Steelers, que venceu seu rival Baltimore Ravens por 31x24, na partida conhecida como Armagedon. Na outra conferência, a NFC, temos o Green Bay Packers, que foi até o Georgia Dome e massacrou a equipe mais eficiente da liga até então, o Atlanta Falcons, por 48x21, e o Chicago Bears, que espantou a zebra e anotou 35x24 no Seattle Seahawks.
.
Na NBA, destaque para o clássico de Los Angeles, entre Lakers e Clippers. E o primo pobre da cidade venceu o embate, por 99x92. O melhor time da liga, o San Antonio Spurts, passou pelo Denver Nuggets por 110x97. Oklahoma City Thunder e New Orleans Hornets, times com 4 vitórias seguidas, venceram Orlando Magic e Charlotte Bobcats. Já o Cleveland Cavaliers, que não sabe o que é vencer há 13 rodadas, perdeu sábado para o Denver Nuggets.

Dois corpos sangrando

O garoto omitia informações importantes para a menina, mas, claro, ele não sabia que as notícias eram tão importante para a garota. O menino errava em contar seu relacionamento e fazer de confidente a antiga amiga dela, sendo que elas pararam de se falar. São tantos erros resumidos em dois tópicos que o fim era óbvio.
.
As feridas apareceram, o tempo foi dado. Dois corações sangravam muito. Um corpo lamentava por todos os erros alheios, sofria sem ter feito nada por isso. O outro corpo tinha todas suas fraquezas e cicatrizes à mostra, mas corria átras para que o tempo fosse suspenso e o namoro voltasse, ainda que isso custasse piorar ainda mais o sangramento, em vias de tornar-se hemorragia.
.
Ela viaja, ela volta. O garoto fez todo o necessário para também tê-la de volta, mas ainda paga por seus erros do passado. Ele acha, talvez, que é melhor todos os erros aparecerem agora, e também acha que eles irão aparecer agora, visto a sensibilidade de todos os envolvidos nessa história.
.
Os corpos continuam sangrando. Mas, daqui pra frente, as feridas estancarão. Com o tempo, com cuidado, e com os dois juntos, para cuidar do que foi feito, sobretudo o garoto cuidando da garota. Quando eles voltarem não existirá empecilhos nem motivos pros graves erros aconteceram de novo.
.
Vai demorar um tempo pras feridas cicatrizarem totalmente, ele sabe disso. O menino tenta convence-la que o melhor jeito do sangramento parar, de vez e pra nunca mais voltar, é voltando ao que tudo já foi. Ele espera que ela entenda que quem ama não erra por querer, erra por amar. Erra pra tentar deixar tudo bem, no caso, pra te-la de volta.
.
Os corpos sangram, e ao menos o corpo do garoto só vai voltar ao normal quando ele puder acariciar novamente o rosto dela.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Memórias dum arrogante

Se você entende minimamente de futebol, já deve ter ouvido falar de Rogério Ceni. Goleiro histórico do São Paulo, famoso, jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube e, pra muitos, maior nome da história da equipe. Se você gosta um pouco mais do esporte, provavelmente conhece algumas outras características do citado, como sua incrível semelhança física com Luciano Huck, seu gosto musical estranho para um jogador de futebol e já deve ter ouvido falar de alguém que ele é arrogante.
.
Nunca o achei presunçoso, mas, pra mim, também não é o principal nome do São Paulo, com tal cargo pertencendo a Telê Santana. É um goleiro lendário, mas muitos exageram com ele.
.
Sabendo de tudo isso, comprei o livro " Maioridade Penal ", no qual ele relata causos de seus então 18 anos como arqueiro tricolor - hoje são 20. Para auxilia-lo, o goleiro chamou André Plihal, jornalista da ESPN Brasil.
.
Destacam-se no livro seu amor pela esposa, Sandra, e suas filhas, Clara e Beatriz. Rogério não esconde de ninguém o amor pela família que construiu após chegar do Mato Grosso e vencer na cidade que não para. É apegado demais as três, coruja e apaixonado. Sua dedicação também é algo impressionante, por muitas vezes treinando além do horário normal para aprimorar a saída de bola e seus reflexos.
.
Entretanto, refiz um pouco do meu conceito sobre o camisa 1. Ele de fato é arrogante, e não é pouco. Mesmo sendo um livro de suas histórias, ele sempre, duma forma ou de outra, dá a impressão de querer vantagem sobre o outro personagem da trama. E, obviamente, ele consegue isso, por tratar-se dum livro seu.
.
Sempre digo que há pessoas que são arrogantes e nada podemos fazer. São tão reconhecidas e tão boas no que fazem que devemos apenas respeita-la, pois, de fato, ela está certa e não temos como argumentar. Mas, para um ídolo e exemplo para muitos jovens, essa não é a melhor conduta a se tomar, em nenhuma circunstância. Mesmo porque outro goleiro como Rogério Ceni dificilmente teremos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chato desde a base

Jogo emocionante. São Carlos e Santos disputavam ferrenhamente uma vaga para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior num jogo no qual o empate dava a classificação pra equipe do interior. Até os 44 minutos do segundo tempo o placar indicava 1x0 pra equipe do litoral. Nesse instante o São Carlos ganha um pênalti.
.
Os jogadores se abraçavam, sorriam, suspiravam aliviados. Na cobrança os caipiras empatam e vem das arquibancadas os gritos de " Eliminado ", " Timinho " e " Santos o caralho, lugar de peite é dentro do aquário ", como em todo jogo e como tem que ser.
.
No entanto, num erro da zaga sãocarlense, o Santos fez 2x1. O banco de reservas do Peixe levanta, comemora, se abraça, vira pras arquibancadas e cala subitamente todos os gritos, com gestos dos mais variados. Os jogadores titulares e até mesmo o técnico Narciso ( que passou até pela seleção brasileira ) fazem o mesmo. O juiz expulsa um atleta alvinegro, para punir todos os demais, e para não punir todos.
.
Covarde ! Não se pode nem mais responder as provocações na mesma moeda ? Não se pode mais tirar onda com quem perdeu, ou com quem tá pior ? Isso é ridículo. O futebol fica mais chato a cada dia que passa, e, como podemos confirmar com esse episódio de hoje, desde a base.
.
Além de aprender a tocar, chutar, se movimentar, correr e desempenhar seu papel tático na equipe, o jogador precisa aprender a lidar com suas emoções na categoria de base. Respeitar e não partir pra violência quando perde, e fazer com que o adversário entre na pilha quando vence.
.
Além de tudo isso... onde fica a graça do esporte mais popular do mundo com isso ? Cadê o futebol moleque, a brincadeira, a emoção ? Tudo isso vai acabando, e vemos uma eurocentrização fria e chata do jogo.
.
Eu, definitivamente, queria viver a época do futebol esporte, e não do futebol business. Época das brincadeiras e tiração de sarro. Época da graça, da alegria, da descontração. Época de quando o futebol merecia assim ser chamado.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tá maior que eu

Eu tento, eu juro que tento me distrair. Vejo esportes, vejo TV, ouço música, leio como nunca li. Tudo isso, normalmente, me deixaria absurdamente tranquilo e feliz em tempos bons. Mas esse não é um tempo bom. Tá muito longe disso. Nem me distrair consigo. O sorriso que disfarço esconde uma angústia sobrenatural, uma vontade de ter você e não saber se terei, uma passividade forçada pelas circunstâncias, um desejo de ver o Sol passar mais rápido só pra conversar com você enfim.
.
Não durmo desde quinta. Não faço outra coisa a não ser pensar no que falar pra você, mostrar que tô arrependido, que sei como agir e poor força de tudo o que rolou recentemente não fiz nada. Não faço outra coisa a não ser te desejar.
.
E, claro, saber se você quer o mesmo. Eu tô louco. Me tira disso, pra melhor. E me coloca onde já estivemos, onde você sabe que eu não erro: ao seu lado.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Considerações

Após todos os probmeas dos últimos dias, posso apenas falar algumas coisas. Eu posso ter sido um bundão omisso na história toda, mas apenas fiz isso pois estava desnorteado demais. Erro meu. Eu evitava algumas coisas minimamente desnecessária,s enquanto não evitava o que de fato era preciso. Duas pessoas falaram demais e três pessoas saíram magoadas e eu quero mais que tudo uma delas. E tem gente que merece lugar nos programas de fofoca vespertinos da TV.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Presente dos Reis Magos

Segundo a tradição cristã, Belchior, Baltasar e Gaspar eram três sacerdotes zoroástricos da Pérsia que visitaram Jesus Cristo ao seu nascimento. Graças à distância, eles não chegaram no dia 25/12, mas sim no dia 6/1, e tal data é até hoje celebrada como o dia de Reis.
.
Ontem eu vivi, definitivamente, o pior dia de Reis da minha vida. Não que eu comemore a data, longe disso, quem me conhece sabe que sou ateu. Mas os três Reis Magos do mal me aprontaram uma boa ontem.
.
O primeiro presente foi a ida ao Frutaska. Ouvi muito com muita razão, e saí abaladíssimo. Algo me dizia que o resultado não seria dos melhores.
.
Os dois próximos seriam dados via computador mesmo. A continuação da conversa tida fora de casa e a confirmação do sentimento ruim. Veio se não a pior coisa que poderia ter acontecido, uma das piores.
.
Eu precisava me virar, não queria que aquilo acontecesse e precisava voltar, e fazer a pessoa voltar átras. Tomei uma atitude. O terceiro presente foi justamente graças a isso, outra conversa péssima que rendeu resultados terríveis.
.
Não sei qual dos três presentes está mais próximo de ter volta. Não sei nem se terão volta. Eu vou lutar com todas as minhas forças ( e isso conta até as que eu não tenho ) para fazer tudo se normalizar. O problema é: se resolver os dois primeiros não resolvo o terceiro. É doído, mas é o objetivo, Tudo valerá a pena e, no fim, eue spero ser compreendido.
.
Mais uma vez a religião dá mostras que não gosta de mim. Não ligo. Vou fazer minha vida sem ela. Mas não tô disposto a faze-la sem você.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Surpresas de Natal quase no dia de reis

Enquanto fazia minha já tradicional esteira após o almoço ( conturbado após um episódio no qual minha irmã quase colocou fogo na casa ), ela me disse que eu precisava ir até o carro ajudar nossa mãe com uma surpresa. O que seria ? Será que ela havia me contrariado e resolveu, unilateralmente, me dar um PlayStation 3 ? Um Blackberry ? Ao chegar no porta-malas, meus olhos brilharam. Tratava-se duma TV LED 52' Ambilight, da Phillips.
.
Perdi a tarde instalando-a, entendo todas as suas inúmeras funções, realocando as demais TV's de casa, ajeitando o sinal à cabo em cada uma... foi uma tarde custosa, ainda mais após notar a queda de sinal da internet. Entretanto, diante da imensa TV na sala, o futebol na telinha ( inha no tamanho, ona ( e muito ona ) na definição ) e as luzes embutidas na TV, maravilhei-me.
.
Relembrei meu pai aqui em cas,a capaz de fazer engenhocas e experimentos que deixariam com inveja o Professor Pardal, mas, acima de tudo, fazia tudo funcionar. Seu jeito irrequieto com tecnologia, sempre buscando e conseguindo o melhor em tudo, pode ser controverso ( por vezes até eu me irrito com isso ), mas é algo para espelhar-se. Tive hoje meu dia de Marco Aurélio.
.
Pra tentar equilibrar um pouco as contas, coemcei a sugerir uma série de compras e vendas. Vender prum ferro-velho a TV da cozinha ( pra lá vai a do quarto da Ellen ), comprar um gravador e leitor de DVD e vender nosso videocassete e DVD pra angariar fundos pra futuras compras.
.
E o natal, que parecia terminado, promete invadir Janeiro.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Paulo Machado de Carvalho

Bem pouco tempo átras, comecei a ler " O Marechal da Vitória ", de Tom Cardoso e Roberto Rockmann, livro sobre o lendário empresário e cartola esportivo citado. Cartola não, dirigente esportivo, pois a primeira palavra é um tanto quanto depreciativa para falar da imponente figura do doutor Paulo. Na realidade, qualquer palavra é pequena perto de sua figura.
.
É fascinante a história do homem que, à contragosto de toda a sua família, erguei um império da comunicação que reunia rádios e televisões. A criação das Emissoras Unidas, os mais diversos gêneros jornalísticos no qual ele se especializou, seu instinto, sua cumplicidade para com seus funcionários, sua simpatia, seu conhecimento de causa em tudo... seu jeito humano de lidar com todos e viver. É fascinante.
.
Gostei também de ver sua participação em eventos como a Revolução Constitucionalista de 32, o Golpe Militar de 64 e a criação dos Festivais de MPB - mesmo que as motivações tivessem sido muito mais de cunho empresarial. Nas suas empresas também revelou-se grandes profissionais da comunicação brasileira, como Isaurinha Garcia, Ronald Golias e Roberto Carlos, ícones até hoje.
.
Como se não bastassem todos esses feitos, Paulo Machado de Carvalho foi o comandante da seleção brasileira bicampeã do mundo em 1958 e 1962 ( após o primeiro título nasceu a alcunha de " Marechal da Vitória ", famosa até hoje ). Antes disso, foi um influente dirigente do São Paulo, seu clube desde menino que adorava acompanhar os jogos da várzea, durante a " era Leônidas ", na qual o tricolor venceu cinco Paulistões em sete anos.
.
Sua relação com seus familiares também era notável. Fez de seus filhos e netos grandes empresários no mesmo ramo da comunicação, respeitava as diferenças de seu cunhado, também gestor, e contava com o apoio de sua mulher e seus parentes, que lhe davam confiança e conselhos.
.
O livro também destaca suas polêmicas relações com personagens como João Havelange, Walter Clark, Manoel Carlos e Boni, todos reconnhecidíssimos hoje em dia.
.
A partir da década de 70, com sucessivos incêndios em suas propriedades e pouco dinheiro em caixa para manter tantas estrelas, iniciou-se o declínio do império. Um fim melancólico para um homem de tal porte.
.
Óbvio que não quero terminar como ele, mas quero, e muito, ser como ele.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Já começou bem

Os últimos minutos de 2010 foram como boa parte da minha vida, passados na frente do computador, sem ninguém pra me importunar, como eu gosto. Antes dos fogos explodirem anunciando o ano-novo, fui buscar o celular. Ao chegar de novo na casa da minha avó, faltavam exatos dois segundos para o Brasil explodir. Explodiu.
.
A primeira a cumprimentar, como não poderia deixar de ser, foi minha avó. Depois veio meu avô, minha mãe e a Ellen. Nas duas pessoas do meio, dei também os parabéns, pois dia 1/1 é também aniversário desses. Não fiquei na frente da TV, fui ver os fogos do ABC mesmo, da sala.
.
Não dá pra comparar com aqueles shows pirotécnicos meticulosamente planejados como os de Copacabana, Av. Paulista, Floripa ou BH, mas foi bem bonito. A cada minuto explodiam novos rojões em diferentes lugares, uns coloridos, outros apenas com barulho, rojões, bombas... via-se de tudo. Como uma criança, eu via tudo encantado.
.
Vi sozinho. No escuro. Sem ninguém por perto. Refletindo sobre a vida, o ano que passou e o que virá. Sem nenhum convidado em casa, o reveillón foi pouco movimentado, mas não teve falsidade alguma e foi bem realista, como eu bem queria.
.
Lembra do celular ? Tentava ligar pra Fernanda desde o primeiro minuto do ano, mas nada. Ela conseguiu me ligar vinte minutos após a meia-noite. Nos falamos, tivemos uma boa conversa e o ano já estava valendo a pena.
.
Mais conversas, desta vez por MSN, vieram: com meu primo sobre encrencas da família, com a Amandinha e com o Paulinho pra começar o ano rindo. Quatro horas depois de 2010, quem acabou foi o meu dia. E como 2011 começou bem.