sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jornalistando o ontem

>
No jornalismo, o lead é a parte inicial do texto, o que há de mais importante, o bruto da matéria e que deve responder a algumas perguntas básicos. Fisicamente, ele aparece no começo do texto, justamente para entrar mais facilmente na cabeça de quem o lê.
.
No lead desse título, o mais importante: desculpa. Eu deveria ter o bom-senso de te poupar do que eu acho um dia apenas, um dia de paz e tranquilidade ao menos fingindo que não houve nada de errado, que eu não fiquei irritado com algo que você disse ou sei lá o que. Não tinha esse direito, e quero que você saiba que eu não fiquei nem um pouco feliz comigo mesmo ao saber como você estava. Jamais tive essa intenção, no dia que fosse, quanto mais na sua data. Isso é, certamente, o mais importante desse texto.
.
Após o lead aparece o que chamamos de detalhes e pormenores importantes. Conforme o fechamento da publicação vai chegando, é normal que algumas notícias percam seus detalhes, ficando apenas com o lead, o mais importante.
.
Como detalhes e pormenores, queria que você só tentasse responder algumas perguntas. Você acha legal não prestar atenção no que digo ? Acha que eu não queria te ver nesse fim de semana ? Se você pediu tanto pra que eu não segurasse mais nada e que falasse tudo, porque se irritou tanto ontem ? Eu tento responder essas e outras perguntas e até as pergunto pra você enquanto conversamos, mas não consigo ter uma resposta clara.
.
Além de maior, o lead está em primeiro lugar. Posso estar com algumas dúvidas que me perseguem, mas o mais importante está lá em cima - mas esses pormenores importantes aqui de baixo jamais devem ser esquecidos por você.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :