segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quando o jornalismo desinforma

>
Quando um evento é muito importante e gera uma repercussão imensa na mídia, o chamamos de suíte, nome técnico do jornalismo. Esses fatos acabam exigindo muito de uma empresa, deslocando diversos profissionais para gerar notícias inéditas sob um ponto de vista inimaginável do grande público. Mas isso também gera ruídos de comunicação imensos.
.
Sábado tive um exemplo incrível disso. Conversando com meu pai, minha madrasta e meus avós paternos sobre o ocorrido na escola em São Caetano do Sul, vi que cada um elucidava um ponto de vista diferente. Falavam que o garoto era manco, que sofria bullying, que era agressivo, que tinha temperamento explosivo... falou-se de tudo. O pior: uma versão desdizia a outra, deixando quem estava de fora da conversa ( como eu preferi ficar ) maluco.
.
Mais: cada um falava o veículo de comunicação no qual ouviu sua versão. Rádio Bandeirantes, TV Record, programas dos mais diversos... tudo isso vai construindo uma imensa colcha de retalhos informativa que, em excesso, acaba desinformando - e fazendo um mal imensurável pra sociedade como um todo.
.
Mídia, por favor, repensem muito antes de levar determinadas matérias de suítes pro ar. Como diria a mãe de qualquer um, todo excesso é ruim. E excesso de informação ( muitas vezes mostrando apenas um lado da história ) é um malefício gigante e desnecessário.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :