segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Marx, tenha seu espaço

>
Desde o ensimo médio, certamente a figura de quem mais ouço falar é Karl Marx. Aprendi as mais variadas interpretações sobre o que ele disse, escreveu, pensou e deixou de legado. Todos os ensinamentos, sob os mais variados pontos de vista, foram muito importantes para a minha formação enquanto pessoa e pensador de algo. Mas... não dá mais.
.
No mínimo a cinco anos ou ouço falar dele duas vezes por semana. Admiro muito a capacidade e a inteligência do alemão, e até por admira-lo tanto, proponho aqui um humilde sistema educacional que não nos massacra com matérias do germãnico.
.
Se ele é tão importante para todos, por que não falamos dele em aulas específicas sobre marxismo e marxianismo ? Na minha ótica, essas aulas nos forçariam a ler alguns livros dele ( sobretudo " O Capital " e " Manifesto do Partido Comunista " ) inteiros, para que discutamos profundamente as ideias ali contidas. Com essas aulas também daríamos muito mais espaço para disciplinas universitárias que tem muito a falar, mas acabam sendo engolidas pelo que Marx tem a nos ensinar.
.
Além disso, esse módulo/curso/matéria deveria ser extenso, não podendo ter apenas um semestre de duração. Se vamos ouvir falar dele ao longo de toda a nossa vida, não podemos resumir tudo o que ele pensa em seis meses.
.
É só uma ideia e um pensanemtno de quem muito aprendeu, mas que pode aprender muito mais de outros assuntos, mas acha importante a discussão contínua de tudo o que Marx pode nos lecionar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :