quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Columbine, Virginia Tech, Realengo... e Alcina

>
Na tarde dessa terça-feira, um garoto de dez anos atirou numa professora e depois matou-se no meio duma sala com aula em andamento, em São Caetano do Sul, ABC Paulista. Crimes desse tipo ocorrem desde 1999, no famoso caso da escola de Columbine, que até filme virou. Mas o caso paulista tem algumas peculiaridades, e eu, residente na cidade, tenho algumas coisas a dizer para quem não é daqui.
.
O garoto conseguiu a arma graças a um descuido do pai, integrante da Guarda Civil Municipal. Quem deixa uma arma ao alcance duma criança ? Quem deixa uma arma carregada dentro de casa ? Quem deixa uma arma carregada dentro de casa ao alcance duma criança ?
.
Vejo muita gente falando que é uma vergonha o Alcina não ter um sistema de segurança decente, não ter detector de metais e coisas desse gênero. Você, leitor, conhece alguma escola que tenha isso ? Passo em frente a escola todos os dias, e falo que sempre há uma viatura policial nos arredores do local. Quanto a detector de metais, não conheço uma escola sequer, seja pública ou particular, que tenha esse sistema. Mas... se todo o aparato existe até em aeroportos e atentados terroristas seguem acontecendo, será que ele evitaria uma tragédia dessas ?
.
Também vejo muitas pessoas dizendo ironicamente que São Caetano é uma cidade de primeiro mundo. Respondo-lhes: São Caetano é sim uma cidade de primeiro mundo. Um IDH europeu, um sistema educacional primoroso para os padrões públicos nacionais ( que deve sempre ser melhorado, diga-se, por simplesmente tratar-se de educação ), ótimo programa de saneamento básico e por aí vai. Está longe de ser uma cidade perfeita, já foi mais segura e, sim, aqui muita coisa é encoberta - é sabido de todos, por exemplo, que boa parte dos mortos da cidade são registrados no hospital Heliópolis, entrando como mortalidade na cidade de São Paulo. Mas sim, é uma cidade de primeiro mundo. Ao sair daqui, o asfalto das ruas é pior, os locais são mais escuros, os hospitais são piores e as escolas nem se fala. Sem hipocrisia. E, ah, todos falam mal do prefeito agora, mas ele é do partido que governa a cidade desde 1985, criando uma dinastia municipal. Se vocês estão insatisfeitos, como já estiveram em muitas outras épocas, mostrem isso nas urnas, e não reelegendo o candidato da situação com 80% dos votos válidos.
.
Sobre o Alcina: é a melhor escola de São Caetano. Supera as particulares, formou boa parte dos residentes na cidade e tudo mais. Nos últimos anos viu o Moura Branco crescer, mas não deixou de ser a escola com o melhor ensino da cidade com a melhor educação pública do país. Não venham colocar a culpa na escola, nos sitema educacional ou qualquer coisa desse tipo.
.
Reitero: a segurança poderia ser melhor, mas, se há um culpado, esse é o pai da criança, que tirou a vida do próprio filho e quase tirou a da professora.
.
E agora, o que fazer com os demais alunos que presenciaram a cena mundo cão... ? O que a cidade fará para apagar a péssima imagem negativa que deixamos, com o caso sendo mostrado ao vivo em rede nacional de televisão ? Será que a prefeitura perderá o cerco da cidade, fazendo políticas que nada tem a ver com seu histórico de governabilidade, até aqui feito com êxito ? Se cair na demagogia e nas palavras de quem critica sem saber o que de fato acontece aqui, perde o rumo.
.
Sistemas de segurança falham por ser feitos por humanos, e humanos erram. Ora, casos semelhantes já ocorreram em países como Finlândia e Suécia, dois dos melhores países em indicadores sociais e em educação. Esse ano a Noruega viu um franco-atirador assolar Oslo de medo. A segurança norueguesa, finlandesa e sueca são ruins, por acaso ? Jamais haverá um sistema perfeito de proteção de grandes contingentes populacionais.
.
Parem de hipocrisia, e parem de colocar a culpa em tudo, em todos e em achismos. Não há o que fazer se um policial praticamente dá uma arma engatilhada para uma criança que não aprendeu a fazer contas de multiplicação direito.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :