Hoje saíram os primeiros classificados da Copa do Mundo. Nenhuma grande surpresa, se levarmos em conta apenas o desempenho das seleções em jogos recentes e torneios anteriores. Porém, se colocarmos a qualidade técnica e a tradição dos países no meio futebolístico, acharemos grandes zebras e decepções.
.
As oitavas-de-final começaram a ser desenhadas com a conclusão do grupo A. Hoje, jogaram Uruguai x México e África do Sul x França. Todos esperavam um jogo arranjado numa partida de compadres, pois a Celeste e a Tri se classificariam com um empate. Para o bem do futebol, isso não ocorreu. O Uruguai pressionou todo o jogo e fez o gol com Luis Suárez, no fim do primeiro tempo. O México, que já havia acertado o travessão uruguaio num chute de Guardado, pressionou toda a segunda metade em busca do gol que o classificaria sem depender de outros resultados, mas não obteve êxito. Com tal resultado, quem vencesse a outra peleja poderia conseguir a segunda vaga ( a primeira já era do país platino ), caso vencesse por uma boa margem de gols. Isso não aconteceu. A vitória dos Bafana Bafana se encaminhava pruma goleada. Gol de Khumalo, Gourcuff expulso e Mphela abrindo 2x0 pros sul-africanos, só na primeira metade. No entanto, Malouda fez um gol nos 45 minutos finais que esfriou a seleção amarela. Única vitória da anfitriã da Copa, mas não adiantou de nada. Lamenta-se apenas a falta de educação dos franceses, sobretudo do questionado e fracassado Raymond Domenech. O técnico, em sua última partida no comando dos Bleus, se recusou a cumprimentar Carlos Alberto Parreira, treinador dos africanos, após a partida. Vergonhosa atitude. Tão lamentável quanto o desempenho francês nesse Mundial.
.
Na chave B, todos esperavam uma Argentina arrasadora ante a Grécia. Maradona escalou uma equipe mista, que não conseguiu desenvolver o mesmo bom futebol das duas partidas anteriores. Mesmo assim, os argentinos venceram por 2x0 e carimbaram com honras a classificação em primeiro lugar, com 100% de aproveitamento. Aos helênicos, que poderiam abocanhar a segunda colocação e se classificar pra segunda fase, uma esperança, mesmo pequena, ainda existia. Tal expectativa, porém, durou pouco. Com o empate de 2x2 na partida entre Nigéria e Coreia do Sul, os asiáticos abocanharam a vaga. Ao menos pra mim, os sul-coreanos tinham o pior plantel das quatro seleções do grupo, foi uma enorme surpresa a classificação de tal equipe. Lamento muito a ausência dos experientes gregos na segunda fase, e a sempre querida seleção nigeriana, os tão queridos Super Águias.