terça-feira, 15 de junho de 2010

Estreias

>
Acordei sete horas da manhã num dia no qual há aula no cursinho. Minha estreia nas aulas matadas ( sim, pois vem de matar aula e não de aula morta ) no cursinho. Ok, o motivo foi nobre. Fui fazer a prova no Atende Fácil de São Caetano, último passo antes das aulas práticas na auto-escola. Não deixa de ser uma estreia, a de condutor de verdade.
.
Voltando pra casa com, vi os minutos finais de Nova Zelândia x Eslováquia. Não me surpreendi com a momentânea vitória eslovaca. Aliás, dizia aos quatro ventos que tal seleção poderia eliminar a tradicionalíssima Itália. Nos descontos, o balde de água fria: Reid aproveita cruzamento vindo da esquerda e empata. Os All Whites ( oposto do famoso time de rugby do país, conhecidos mundialmente como All Blacks ), após duas participações e 28 anos, enfim, marca seu primeiro ponto em Copas. A decepção de sua adversária, certamente, foi imensa. Com a chance de arrancar á frente no grupo, perdeu pontos justamente aonde não poderia perder. Agora, enfrentando duas seleções mais fortes, terá dificuldades pra ser a surpresa o qual todos esperavam.
.
A estreia mais aguardada em casa durante a Copa, após a brasileira, é tradicionalmente a de Portugal. Com dois avós que choram ouvindo o hino do país e lacrimejam ao ouvir certos versos dos Lusíadas, o motivo é óbvio. Pois, novamente, veio a decepção. Com um sistema defensivo interessante e atuando com 3 zagueiros ( algo que, ao menos eu, não lembro de ver numa seleçao africana ), a Costa do Marfim neutralizou os patrícios, com doses significativas de lances ríspidos, de ambos os lados. O jogo ficou chato e foi quase um ataque contra defesa, é bem verdade. Taticamente foi interessante, ao menos. Na segudna etapa, tudo mudou de figura. O jogo ficou mais franco, com Liédson aparecendo bem e Fábio Coentrão dominando o meio campo luso. No fim das contas, um 0x0 injusto, no qual as seleções mereceriam ao menos um gol por mostrarem o dom de defesa e ataque possuídos.
.
A decepção foi imensa com a partida sem gols anterior. Após o almoço, o sentimento que faz todas as bandeiras tremularem país afora seria posto á prova, em mais uma estreia deste dia 15. A seleção brasileira, de hino novamente cortado ( e vocês não sabem o quanto isso me emputece ), começou pressionando, sem sucesso, a frágil Coreia do Norte. Os asiáticos saiam bem em contra-ataques, mas faltava pontaria. Sobrava emoção, como era nítido no hino do país, levando o camisa 9 dos comunistas, conhecido também como " Rooney Asiático ", aos prantos, feito uma criança. Um primeiro tempo letárgico do escrete canarinho.
.
A virada do segundo tempo não vinha surtindo efeito. Robinho continuava sendo a principal arma brasileira, com Michel Bastos e Lúcio aparecendo bem e Kaká decepcionando, juntamente com Luís Fabiano e os demais. Num desses mágicos, ocorridos só em stiauções adversas e favorecendo apenas os maiores, Maicon cruza ( sim, eu não consigo acreditar, apesar de saber da qualidade dele, que o lance foi uma finalização ), e abola, caprichosamente, entra. Lindo lance, comemorado de forma emocionada pelo melhor lateral direito do mundo. Tempos depois, Robinho demonstra o motivo pelo qual é o homem de confiança de Dunga. Dá uma linda assistência prum apagado Elano fazer o 2x0, numa bela jogada. Tempos depois, um norte-coreano qualquer e igual aos outros fura a sólida defesa brasileira e desconta. Placar de 2x1, fim de jogo.
.
Seria ótimo se fosse só isso. O gol da Coreia do Norte ilustra bem a decepção quanto ao jogo. O Brasil perdeu, simplesmente a chance que tinha nas mãos de se classificar ainda na primeira fase. Fazendo 3 ou 4 gols na seleção vermelha, o Brasil precisaria segurar o empate ante Portugal e Costa do Marfim, deixando o pepino para ambas as seleções ao enfrentar s coreanos. Elas, pressionadas, teriam dificuldades para marcar, obviamente, e o Brasil jogando recuado é letal, como todos sabem. Chance perdida.
.
Para os povos nos quais eu via alguma simpatia, as estreias foram decepcionantes. Pra mim, tiveram algo de bom. pra mim, é isso que vale.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :