segunda-feira, 27 de julho de 2009

Das desgraças uma vitória

>
Diz um samba-enredo da Mancha Verde. Bem aventurados sejam os injustiçados. Pois é dele o reino dos céus. Tal período quase bíblico explica esse fim de semana esportivo. A começar pela própria Mancha Verde. Deu show. Fez mosaico. Em Presidente Prudente. Calou a Gaviões. E o Palmeiras deu show. Aliás. Obina deu show. No Derby que fez brilhar pela primeira vez o nome de Ronaldo com a camisa do Corinthians. Em Março. Ele saiu. Machucado. Obina fez as honras. Três gols. Palmeiras 3x0.
.
Tivemos outro clássico. O centenário Sport x Náutico. O popular Clássico dos Clássicos. Na Ilha do Retiro. O tão injustiçado Carlinhos Bala fez 2. Mas não deu a vitória pro Timbu. Foi 3x3. Lembram-se do Avaí ? O que começou pendengando ? Virou a sorte. E como. Fez 3x1 no Atlético. Paranaense. Em plena Baixada. O time já figura na parte superior da tabela. E do Goiás ? Todo ano assusta. Mas nunca é falado. Tem estrutura de time grande. No meio do país. Bem no centro. Ganhou. 1x0. Mas valeu. Muito. Em cima do Atlético. Mineiro. Em Minas. Ainda são líderes. Mas por um gol. No saldo.
.
Tem-se sempre os injustiçados pela maior competição da América. A Libertadores. Deram-se bem. Na rodada. O Cruzeiro empatou fora de casa. Com o Fluminense. 1x1. O Grêmio jogou fácil. O 3x2 do placar não ilustra o que foi a partida. No Olímpico. Contra o Santo André. E o São Paulo. Venceu. O seu freguês. O Barueri. Em Barueri. 2x1. Com gol e expulsão de Washington. Jogando muito no primeiro tempo. Segurando-se no segundo. E pode embalar.
.
Existem técnicos injustiçados. Sobretudo os que pouco aparecem. Por que não querem fama. Me agradam. Demais. Caso de Ney Franco. Com um time sofrível vem erguendo o Botafogo. Aos poucos. Suou. Mas fez 3x2. Sobre o Inter. No Engenhão. Carpeggiani. É outro. Vem fazendo um excelente trabalho. No Vitória. O Leão da Barra é o único invicto em casa. 1x0. Ante o Coritiba. Existem seus contrapontos. Os midiáticos. Achistas. Lembro de Vanderlei Luxemburgo. Com o Santos. Perdeu. Na Vila Belmiro. Pro Flamengo. 2x1. O que não acontecia desde 76. Trinta e três anos depois o rubro-negro ganha do Peixe na Vila.
.
Na série B não foi diferente. Dos 4 líderes todos vem da série C ou da A. Os dois primeiros vem da Terceirona. O Guarani. Ia vencendo. Fora de casa. No último minuto levou um gol. Mas o 1x1 no Frasqueirão ante o ABC não deixa de ser um bom resultado. O vice-líder Atlético. Goianiense. Ganhou do decadente Brasiliense. Fora de casa. 1x0. O terceiro colocado é a Lusa. Venceu o América de Natal. 2x1. No Canindé. O quarto é o Figueirense. Outro que nunca é lembrado. Mas vem numa sequência boa. Ganhou da Ponte. Em Campinas. Algo dificílimo. Magros 1x0. Que de muito valeram. Haja injustiça. Calada. Com resultados.
.
Tem-se times que muito figuraram na série A. Injustiçados. Veja o Paraná. Venceu a segunda. Seguida. 1x0. Ante o São Caetano. Na Vila Capanema. E o que falar do gigante injustiçado ? Grande. Imenso. O Bahia. O tricolor da boa terra fez um jogo inesquecível. Contra o também grande Vasco da Gama. 2x1. Com um a menos. Gol no finzinho. A surpresa aparece. A zebra. Nas cores. Nas listras. Alvinegras. Do Ceará. Embalou. Venceu o Duque de Caxias. Fora de casa. 2x1. E briga pelo acesso.
.
E os menores. Sempre injustiçados. Mas valentes. Vide o Bragantino. Os caipiras fizeram 2x1 no Fortaleza. No Castelão. Braga. Guerreiro. Igualmente como o Vila Nova. Ganhou do terrível Campinense. Em Goiânia. 2x1. E o Ipatinga. Empatou. Com o Juventude. 2x2. Em Caxias do Sul. Gol no último lance.
.
Nas divisões inferiores não faltam injustiças. E graças ao bizarro regulamento da série C elas podem acontecer com maior frequência. O time que lidera o grupo A pode cair. Na última rodada. O Sampaio Corrêa. Lanterna. Pode se classificar. Ambos empataram. 2x2. E o Luverdense encerrou sua participação com um 2x0 frente ao Rio Branco. Apesar da vitória os goianos não podem se classificar. A chave B aparece mais igual. CRB e Confiança brigam apenas para não cair. O Icasa é líder. Um ponto na frente de ASA e Salgueiro.
.
O Grupo C aparece como o mais desigual. O América já assegurou a primeira posição. Mineiro. O Gama precisa ganhar para se safar do rebaixamento. Guaratinguetá e Ituiutaba brigam pela segunda vaga. Vantagem de um ponto para o time do Vale do Paraíba. Mais certezas no grupo D. O Brasil de Pelotas é o primeiro. O Marcílio Dias está rebaixado. O Criciúma cumprirá tabela. Marília e Caxias brigarão pela vaga restante. Aqui a vantagem é gaúcha.
.
E segue na série D. A série das injustiças. O Alecrim está praticamente classificado no grupo 3. O Santa Cruz tropeçou e pode ficar de fora no grupo 4. O Macaé garantiu a ponta da chave 5. Com duas rodadas de antecedência. O Frirburguense já está eliminado do grupo 6. E o Pelotas do grupo 10. Haja injustiça. Série D é futebol pra homem. Com H.
.
O automobilismo também tem suas injustiças. Veja a McLaren. Qualquer vitória da equipe inglesa é uma injustiça. Haja visto a podridão no qual a equipe está enrustida. Sempre. Esteve. De qualquer forma. Lewis Hamilton voltou a vencer. O segundo foi Kimi Raikkonen. As duas gigantes voltaram a pisar ao pódio. Juntas. As 3. Se contarmos a Williams. Correram bem. Nico Rosberg foi o quarto. Mark Webber salvou a pele da RBR. Completou o pódio. A capengante Brawn só apareceu na pontuação num fraco sétimo lugar. De Jenson Button. Ao menos com Alonso a justiça não falhou. Ele comemorou a pole. Não ligando para oe stado de seu companheiro Felipe Massa. O sorriso aberto era cínico. Mas ele abandonou a prova. Seu pneu saiu voando. Após seu pit stop. A Renault foi penalizada. Não correrá em Valencia. No próximo GP. Sorria agora espanhol. Eu dou risada de ti.
.
A bruxa realmente estava a solta nas pistas. No GP de Edmonton. Pela Indy. O carro de Tony Kanaan pegou fogo. O brasileiro sofreu algumas queimaduras. De segundo grau. Através de seu twitter disse que estava bem. Ao menos. A vitória foi de Will Power. Da Penske. Equipe que ajudou Kanaan na hora do incêndio. Justiça feita. Quando a competição é bem organizada ela aparece. E limpa. Hélio Castroneves foi o segundo. Nas últimas voltas ultrapassou lindamente. Scott Dixon. O atual líder. Do certame.
.
Injustiça maior que a do vôlei não existe. A Sérvia venceu o quarto set no apito. Literalmente. Ao menos 4 pontos no set tiveram erros fatais a favor dos europeus. A decisão da Liga Mundial foi para o tie break. Este sim. Justo. E justiça no vôlei é sempre favorável ao Brasil. A nova geração venceu. O Brasil é agora octa campeão da Liga. O maior campeão. Juntamente com a Itália. Podem falar o que quiser. Bernardinho sabe realmente fazer um grupo campeão.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :