segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Algumas comparações sobre o buzz de Avenida Brasil

>
É seguro afirmar que Avenida Brasil é a novela que mais mexeu com o Brasil em sabe-se lá quanto tempo, e, porque não, muito tempo. O difícil é mensurar exatamente esse tempo.
.
Exatamente, creio eu, só o IBOPE pode dizer o quanto a novela fez um buzz (pra ficar num estrangeirismo da moda) interessante. De cabeça, porém, consigo comparar. Se considerarmos que toda a atração foi um sucesso em matéria de audiência, do começo ao fim de sua exibição, coloco Mulheres Apaixonadas, do grandioso Manoel Carlos, como a última novela a dar tanto o que falar. Exatos oito anos separam as atrações. Uma década para a Globo, amigo, é uma eternidade. 
.
Se levarmos em conta que final de novela é quase sempre uma atração à parte que para o país (ainda que essa foi algo que eu pouquíssimas vezes vi, com direito a links externos no Jornal Nacional), uso como medida de comparação o capítulo 100, que é o que muitas vezes mostra o sucesso ou o fracasso de uma televonela. Se vermos o burburinho que o episódio trouxe de efeito para o restante da trama, porém, creio que Caminho das Índias, de Glória Perez (lembra ?), é a que mais se aproxima do impacto causado pela novela recente. 
.
Vale lembrar que, entre novelas de João Emanuel Carneiro, A Favorita também teve uma boa aceitação e uma estrutura - ainda que não causasse, nem de longe, a mesma aceitação. 
Salve Jorge, de Glória Perez, começa amanhã, e seu começo já está comprometido pois comparações sempre surgirão entre a trama anterior e a atual. Conseguirá a autora superar esse obstáculo ? 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :