sábado, 13 de outubro de 2012

Desconstruindo a propaganda da Brahma sobre a Copa

>
A tentativa é válida: ir na contramão do senso comum e de um clichê que anda em alta por aí- quando nos deparamos com algo ruim, logo falamos "se agora tá assim, imagina na Copa !". Irritante (eu mesmo pretendo fazer um texto sobre isso) demais, claro, e só mostra a falta de habilidade brasileira em argumentar com o mínimo de conhecimento e contextualização. 
.
No entanto, a propaganda da Brahma é uma ode ao fanatismo exacerbado, aquele que torna-se (bem) negativo. Além disso, o tom do comercial é dum ufanismo que deixaria Galvão Bueno orgulhoso - ou seja, é chato. 
.
Para deixar o meu ponto de vista bem claro, peguei apenas o texto a propaganda para análise:
.
"O Brasil é o país do futebol, mas também é o país das festas."
Nada pior que começar com dois clichês. Empobrece o texto e o produto final como um todo. O Brasil é mesmo o país do futebol, mesmo com cifras tão baixas perto dos clubes europeus, tratando tão mal os torcedores e estando na modestíssima 14ª colocação no ranking de seleções da FIFA ? Isso pra não falar na seleção atual, obviamente. Somos o país das festas mesmo ? Com base em quê eles falam isso ? Tem algum dado ? Informação errada e sem fundamento é o cúmulo para quem faz comunicação.
.
"Por isso, a nossa Copa do Mundo da FIFA vai ser a melhor de todas."
Então só por sermos o país do futebol e das festas (segundo a propaganda, que fique bem claro) faremos a melhor Copa o Mundo da história ? E eu achava que, pra fazermos isso, teríamos que ter estádios modernos, infra-estrutura, cidades-sede preparadas, organização... essa frase é nojenta. É como falar que a pessoa que fez o melhor livro do mundo é o melhor escritor do mundo, desconsiderando o teor do livro, os vários contextos e muitas outras coisas. É uma relação de causa e consequência sem pé nem cabeça. É, repito, nojento.
.
"Alguns insistem que os nossos aeroportos não vão dar conta, que o trânsito vai ser um caos, e sempre dizem: "se está assim agora, imagina na Copa ?"'.
Só um adendo aqui: alguns ? Todos estão dizendo isso - e, muitas vezes, embora sendo chato, com um grau de razão difícil de ser questionado.
.
"Pessimistas, pensem bem."
Aviso: ainda dá tempo de não ler o festival de lorotas que vai tentar te deixar mais brasileiro mas que só vai te deixar com vontade de ir para a Argentina. 
.
"O país que faz os maiores clássicos, o reveillón e o carnaval vai fazer a melhor festa já vista."
Novamente uma relação de causa e consequência sem lógica alguma. Quem precisa de organização, quem precisa de infra-estrutura, quem precisa de modernidade ou profissionais competentes ? Também é ridículo o tratamento que a propaganda dá para a Copa, sempre comparando-a com uma festa. Novamente levamos tudo do nosso jeito brejeiro e festeiro, sem seriedade nenhuma, dando motivos para imensos preconceitos mundo afora. Festa eu faço em casa, a Copa no meu país eu quero que seja um evento memorável e que nada dê errado. Bem, eu avisei que daqui pra baixo o nível ia ser risível, você quem optou em ver tudo...
.
"Vamos imaginar como os aeroportos vão estar lotados. Sim, estarão, de torcedores empolgados e atletas incríveis."
Antes de mais nada: levar o nosso grave (e eterno) problema dos aeroportos em um tom tão pejorativo e caricatural é ridículo. Não precisamos achar que tudo vai ficar bom graças a um pensamento ou a uma propaganda, precisamos trabalhar e cobrar de quem faz tudo isso. Torcedor empolgado em aeroporto lotado simplesmente não existe. Nem a mais empolgada das pessoas aguenta aquela fila interminável que vemos em nossos tão frequentes apagões aéreos. Eles não estarão empolgados, estarão revoltados. E você acha realmente que vai estar no saguão e trombar com o Messi, ir ao banheiro e encontrar no mictório ao lado o Sneijder ou comprar café antes do Drogba ? 
.
"Vamos imaginar como teremos engarrafamentos. Sim, teremos, de trios elétricos."
Só por curiosidade: já imaginou um engarrafamento de trio elétrico ? Um tipo de música altíssima o dia inteiro ? Não existe paz nem sossego, só a festa interminável que faria nós pedirmos pelo fim imediato já no segundo dia desse verdadeiro pandemônio. E, bem, você realmente acha que em cidades que tem engarrafamentos porque começou a chover nós não teremos nada com um evento do porte da Copa do Mundo ?
.
"Imagine as praias, imagine as cidades, imagine o Brasil."
Imagine as praias lotadas e poluídas, imagine as cidades imundas, com vários roubos, homicídios e crimes diversos, imagine o Brasil construído com dinheiro público que ninguém fiscalizou e que poderia ser investido em outras áreas e não num evento que dura um mês !
.
"Imagine que onde houver futebol vai ter Brahma, e onde tiver Brahma vai ter festa."
Futebol e festa, de novo... essa relação é corrosiva e só vai nos deixar ainda pior em nosso planos, planejamento e organização - temos isso, aliás ? E, cá entre nós, existem cervejas muito melhores que a Brahma. 
.
Sempre fui a favor da Copa do Brasil pela visibilidade que ela dará ao nosso país e por achar que é a chance de ouro de tirarmos o nosso atraso em algumas áreas fundamentais ante o planeta. Mas isso não faz de mim um cego que cai em qualquer jogada barata de quem quer que seja. Eu cobro, e fiquei possesso com a referida propaganda. 
.
O reclame foi feito pela Agência África, de Nizan Guanaes. Parabéns pelo verdadeiro desserviço, pessoal. 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Anônimo disse...

Concordo. Como se todos gostassem de futebol, festa e cerveja. Há pessoas neste país q não fazem estas coisas. Cristãos, evangélicos, pessoas de bem, q não gostam dessa "farra". Se nas férias, carnaval e feriados, o acidentes de trânsito tem piores índices, imagina com cerveja. Odiei essa propaganda.