sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Músicas católicas

>
Mesmo sendo ateu e muitas vezes sendo radicalmente contra o que diz a igreja Católica Apostólica Romana, nunca deixei de reconhecer o valor da  de quem acredita em alguma entidade superior ou ser transcendental. Também nunca falarei mal do cancioneiro católico, que, ao meu ver, é muito bonito e tocante.
.
Quem nunca ouviu "Romaria", imortalizado na inesquecível voz da Pimentinha Elis Regina no final dos anos 70? Os versos "Sou caipira pira pora nossa, Senhora de Aparecida" são reconhecidos de longe pela força que ganharam ao longo dos tempos e pelas lágrimas de quem as entoa. 
.
Outra música marcante da música católica é "Nossa Senhora", lançada pelo Rei Roberto Carlos (um dos artistas mais católicos existentes, que faz tudo na cor azul muito por ser a cor que identifica Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil) no começo dos anos 90. Tal canção é outro hino religioso contemporâneo. Ou você nunca ouviu "Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração" por aí ? 
.
Talvez o último grande hino católico seja lembrado pela voz da cantora Joanna. A música, de nome "A Padroeira", ganhou fama por ser tema de uma novela da Globo de mesmo nome. 
.
Uma música que eu conheço mas que não é tão falada ao lembrarmos de músicas canônicas é da dupla sertaneja Bruno e Marrone, de nome "Nossa Senhora do Brasil", que é tão bonita quanto as acima citadas.
.
Nascido nos anos 90, vi no final da década a chamada Renovação Carismática, que visava tirar as missas da mesmice, tornando-se boa de ser vista para uma pessoa mais jovem. Nesse contexto apareceu o padre Marcelo Rossi, maior ícone desse movimento católico. Suas músicas, muito mais animadas que o padrão religioso, fizeram muitos o criticarem (o chamando inclusive de evangélico), mas, de fato, ele conseguiu trazer muitos fiéis mais novos. Como duvidar do poder que músicas como "Erguei as mãos" e "O Senhor tem muitos filhos" (a primeira já foi até "esquenta" do Salgueiro em 1999 e a última, tão popular, tornou-se canto da torcida do Palmeiras) na juventude católica de hoje em dia?
.
Hoje, muitas bandas difundem o evangelho católico por aí com algum sucesso. Padre Fábio de Melo, Rosa de Saron e inclusive a evangélica Oficina G3 cumprem seu papel comercial e fiel.
.  
Nada melhor que fazer justas homenagens no dia da padroeira do Brasil, mesmo sendo ateu. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :