sábado, 13 de outubro de 2012

As duas citações célebres mais lembradas por mim

>
"Nom dvcor, dvco" ("Não sou conduzido, conduzo")
.
A citação é o lema da cidade de São Paulo e, realmente, tem tudo a ver com a Locomotiva do Brasil: ela conduz e nunca deixou ninguém conduzi-la. Invejo a força da frase e, quando quero uma dose de motivação (quem me conhece sabe que minha alto-estima inexiste), sempre tento pensar em coisas que eu conduzo, e não sou conduzido - quase sempre sem sucesso. A força e a imponência dessa frase em latim sempre me encantaram.
.
"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las" ~ Voltaire
Escritor, ensaísta, deísta e filósofo eram as ocupações do francês, mas certamente essa sua frase inspirou demais o pensamento liberal de raiz ao redor do mundo. Como todos sabem, sempre fui apaixonado por Jornalismo, e sempre gostei dessa verdadeira arte nos moldes propostos por Voltaire: sem nenhum tipo de censura e com total liberdade, concordando ou não com o que está sendo dito. Gostaria que todos os jornalistas tivessem essa frase como um mantra, e que não apenas pensassem nela como também colocassem na prática os ensinamentos que essas poucas palavras trazem. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :