quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lula não está mentindo quando esnoba o mensalão

>
Para criticar o ex-presidente Lula, seus desafetos políticos (que são muitos, mas boa parte deles vem da elite intelectual do país que mandou no Brasil até 2002) falam que o petista está sendo arrogante e tentando tirar o julgamento do mensalão da pauta da imprensa nacional. Será mesmo ?
.
Lula fala que o "povo está mais interessado em saber se o Palmeiras vai cair do que com o mensalão". É uma declaração forte e polêmica, é claro. Mas, pra desespero do país, ele está certo, infelizmente. 
.
É só exercitar a mente: o que já fizemos por política e por nosso lazer (vou sempre exemplificar com o futebol, por ser mais palpável para a maioria e pra ficar no exemplo de Lula) ? Em quantas manifestações na rua já fomos e em quantos jogos ou estádios diferentes já fomos ? Sabemos mais de quem votamos ou dos jogadores do nosso time do coração ?
.
Outro exemplo: o que fazemos quando gostamos de algo na política ? Elogiamos e saudamos o responsável. E no futebol ? Vibramos, choramos, pulamos, vamos até a última instância a alegria - algumas vezes de maneira até irracional. E quanto não gostamos de algo na política ? Falamos mal, usamos meia dúzia de xingamentos. E no futebol ? Batemos no móvel, ficamos roxos de berrar, juramos a pessoa de morte - isso quando, novamente, não somos irracionais. 
.
A declaração de Lula é bem infeliz sim, claro. Mas ele fala isso por conhecer como poucos o povo brasileiro, e por, acima de tudo, não estar mentindo. A culpa não é dele, e sim nossa, por não nos interarmos na política como deveríamos - e por, consequentemente, darmos razão às asneiras que ele diz, seja na hora de falar, seja na hora de confirmá-las. 
E você aí, mais preocupado com a tabela do Brasileirão do que com o mensalão...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :