domingo, 28 de outubro de 2012

Não foi Lula que fez Haddad ganhar

>
Vejo muita gente dizer que Fernando Haddad só venceu a eleição para a prefeitura de São Paulo pois Lula chegou de sola em sua campanha. Devo discordar. É óbvio que o ex-presidente tem sua cota de merecimento, mas ela é bem menor que o pensado. 
.
Ao contrário da imensa maioria das outras cidades brasileiras, a figura de Lula não traz votos fáceis e garantidos. Traz alguns sim, mas afasta eleitores quase que na mesma proporção. O ganho, pra não dizer nulo, é irrisório, sendo assim. 
.
Para exemplificar, basta alguns exemplos práticos e quase que incontestáveis: José Genoíno não ganhou para governador em 2002, Marta Suplicy não foi eleita prefeita em 2004 nem em 2008 e Aloízio Mercadante não foi nem pro segundo turno foi nas eleições de 2006 e 2010. Nas eleições Executivas, pelo menos, o lulismo não tem vez em solo paulistano
.
Haddad tem um motivo muito mais óbvio e claro que seu padrinho político para ter vencido. Dois, na realidade. O primeiro é ele mesmo, com algumas propostas interessantes - sobretudo o Arco do Futuro. Mas, numa eleição que teve muito mais ataques pessoais que propostas, creio que outro fator definiu a vitória do petista.
.
A campanha política do PT, visualmente, foi de tirar o fôlego. Se antes do horário eleitoral gratuito Haddad tinha apenas 3% das intenções de voto, apostou-se em um programa visualmente belíssimo. O discurso do candidato ao saber que seria candidato à prefeitura foi exibido como se fosse Winston Churchill ou John Kennedy falando, e não alguém que disputaria pela primeira vez uma eleição.
.
O PSDB quase sempre teve programas bem mais bonitos que os de seus partidos concorrentes aqui em São Paulo. Agora o jogo virou e eles perderam. Seja no rádio ou na televisão, a limpidez, a qualidade e o melhor nível do programa petista era nítido. Diálogos fluidos, conteúdos claros e limpos, imagem e som cristalinos. Enquanto isso, via seus adversários com propagandas bem mais feias
Colocar o crédito por uma vitória em um medalhão é fácil, mas reconhecer a qualidade técnica de uma campanha, que é algo tão importante quanto, é de vital importância para seguir sabendo o caminho da vitória.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Redação disse...

Tudo foi pensando pelo Lula Will, inclusive a escolha do candidato..

Marco Aurélio Luz disse...

Will, obrigado pelos comentários em meu blog. Gostei muito do seu blog (e por isso o citei no meu) e da maneira como escreve os seus textos. Está entre meus favoritos!