quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2000inovou ?

Pode crer que sim. Os primeiros momentos de 2009 já foram uma novidade para mim. Recebi a tradicional tarefa do homem da casa de abrir a champagne da virada. Parecia realmente que o ano seria diferente.
.
Passados 10 dias a primeira viagem do ano. Foram 11 dias no Rio de Janeiro. Apesar de ter família lá nunca fui fazer turismo. E dessa vez fizemos tudo. Corcovado. Pão de Açúcar. Maracanã. Ipanema. Copacabana. Ensaio técnico na Sapucaí com direito a passagem da Beija-Flor. Pelada com os amigos na praia do Leme. Isso sem contar nas desventuras como a janela quebrada ou os banhos de balde. Além do calor descomunal.
.
Era dia de voltar. A data era 21 de Janeiro. Um temporal assolou a cidade maravilhosa. Quando enfim chegamos ao Galeão a notícia dada via celular: Graziela havia nascido. Quase 17 anos depois eu ganharia uma segunda irmã. Ainda sob a felicidade de tal notícia voltamos pra selva de pedra. Por desembarcar em Congonhas vimos as luzes do Morumbi. O São Paulo fazia sua estreia no Paulistão. E o ano já começava mal. Um empate sem vergonha em casa contra o Ituano por 1x1. As primeiras impressões ficariam como veremos.
.
As desilusões começariam por aqui também. Voltei do Rio e conheci uma menina que conseguia ser mais tímida que eu. E me conquistou de primeira. Seu nome era Marina. Marina Ribeiro. Uma brasiliense inteligente e com um jeito meigo que tanto gosto. Começamos a nos falar e aquilo parecia que iria dar certo.
.
Nesse meio tempo o São Paulo jogava e dava desgosto. E as aulas voltaram. Era terceiro ano e eu comecei com toda a velocidade. Aulas de manhã de segunda a sábado e a tarde algumas vezes. As primeiras notas foram satisfatórias e as conversas iniciais com a galera nova pra ti idem. Apesar de cansativo o ano começava bom. Sem brilho... mas bom.
.
O primeiro momento marcante que me vem à cabeça data do dia 18 de Fevereiro. Claro que vinha do futebol. O gol de Borges de bicicleta no último instante de jogo no empate em casa ante o Independiente Medellín por 1x1 pela Libertadores foi de arrepiar. O resultado foi desastroso. Mas no fim algo conseguia se salvar algo. Vocês verão que essa foi a tônica de 2009.
.
Pouco tempo depois veio o carnaval. Época sagrada prum folião que se encanta com as escolas de samba. Confesso-lhes que meu encantamento esse ano foi com a transmissão do rádio. A Bandeirantes em SP e a Globo no RJ dão um banho na TV. Quem se saiu muito bem foi a Mocidade Alegre que falando do coração venceu o carnaval paulistano. Na apuração um 9.75 pra Morada do Samba poderia dar o título pro Vai-Vai caso essa tirasse um 10. O 9.5 tirou o título do Bixiga mas fez novamente a contagem dos pontos paulistana emocionante. A Rosas de Ouro encantou. A Tom Maior fez o desfile mais emocionante da terra bandeirante e amargou um injustíssimo 11º lugar. Lamento apenas as tragédias que ocorreram no desfile da sexagenária Nenê de Vila Matilde rebaixada.
.
No Rio o Salgueiro quebrou um tabu de 16 anos e ganhou o título. Com um samba alegre e que agitou a Sapucaí a apuração foi monótona com todos sabendo com antecedência do título da vermelho-e-branco. A Beija-Flor ficou com o vice. O terceiro lguar portelense foi injusto tal qual o quarto lugar da Vila Isabel. A primeira deveria cair e a segunda ir melhor. A Mangueira também foi prejudicada enquanto a Imperatriz merecia melhor sorte. A Tijuca decepcionou e a o Império Serrano não deveria cair. Quem entende os jurados ?
.
O tempo foi passando. As coisas com a brasiliense ao menos pra mim já ganhavam contornos mais sérios. Sim... pra mim. Ela continuava se escondendo numa frieza incomum. Isso me entristecia e até certo ponto me afastava da menina que gostava. Enquanto minhas notas em exatas voltavam ao normal e meu time ia aos trancos e barrancos eu já não achava o ano tão bom assim. E isso foi-se arrastando até uma data importante. Para o ano ? Não. Sem maiores exageros posso dizer que foi importa pra toda a minha vida.
.
Oito de Março. No dia internacional da mulher eu conheci a menina cuja importância dispensa qualquer resenha. Patrícia Michelle de Oliveira Freire. Simplesmente limão pra mim. Também tímida mas de papo fácil. A empatia foi instantãnea pela outrora importante mas hoje esquecida Caixa da Verdade. O papo inicial como sempre foi futebol. E lá ficamos 4 dias.
.
Passados esses dias chegou-se o dia 12. Meu aniversário. Cumprimentos e votos falsos de felicidades como sempre deram á tona da data. O aniversário da limão não vem muito depois. Dia 6 de Abril. Como presente dei-lhe um texto incidental de aniversário. Para no dia 12 ela me falar que eu na verdade era o outro. Dia 12 que marcou também a primeira semifinal do Paulistão entre Corinthians e São Paulo. Novamente o tricolor eprdia pros alvinegros no último minuto. No gol de Cristian desabei ao chão de joelhos. O ano se transformou num inferno.
.
O São Paulo caiu fora do Paulistão. Competição essa que foi ganha pelo Corinthians e até certo ponto pelo eterno Ronaldo Fenômeno. O Botafogo da Marina Ribeiro foi trivice carioca perdendo pro tricampeão Flamengo. O Atlético Mineiro da Limão foi novamente escurraçado pelo Cruzeiro na final do campeonato Mineiro. Ao menos para mim restava a Libertadores.
.
Eu seguia nesse sentimento totalmente dualista. A seriedade fria da candanga e o jeito filha da puta ( segundo ela mesma... apenas frisando que não acho isso ) da mineira me dando esperanças enquanto tinha seu já namorado. E foi nessa batida até o dia dos namorados no dia 12 de Junho. Dos dias mais tristes do ano por querer alguém que já namorava. Por ter alguém que era fria como as gélidas noites de São Caetano do Sul aquela altura. E pela sua irmã trazer " meninos " pra casa. Mal sabia eu que a partir daquela madrugada tudo mudaria.
.
No dia 14 de Junho soube que a Limão terminou seu namoro. A animei na esperança de me ver com ela no mesmo estado mais pra frente. A quinta-feira 18 de Junho foi igualmente marcante. O São Paulo perdeu por 2x0 pro Cruzeiro em pleno Morumbi e estava fora da Libertadores. Fui pro jogo e saí cabisbaixo. Sexta-feira estava com cara de funeral. Muricy sairia após 3 anos e meio no time. E o clube tinha como meta apenas escapar do rebaixamento naquela altura.
.
Dia 25 de Junho o mundo parava. Michael Jackson morreu. Perdi tal fato graças a reunião que mudou o destino da minha viagem de formatura. Da fria Bariloche com risco de se contrair gripe suína pra calorenta Costa do Sauípe. Só em Outubro. Aquela data se tornou importante para todo o planeta. E o jornalista que queria abraçar o mundo soube da notícia pelo celular com mensagem da limão. Os presentes na reunião aliás souberam do fato graças a notícia. Graças a limão. Graças a mim. Nada mais jornalístico que isso.
.
O São Paulo começava sua reação sob a batuta de Ricardo Gomes. A brasiliense já era apenas uma grande amiga com um peguete novo e meteórico. Agora minha mente estava toda voltada pra Minas Gerais. Vestibulares chegando. Planos pra ver a limão. A seleção brasileira que venceu a Copa das Confederações com um show de raça e dando gosto de ver jogar até mesmo nas eliminatórias.
.
Ah... a Fórmula 1 né ? Chatíssima. Com uma equipe inglesa e um piloto inglês dominando não tinha como ser diferente. Rubinho perseguia Button e isso deixava o circo ainda mais monótono. Mas o ponto mais importante e triste do campeonato ocorreu dia 25 de Julho. O acidente de Felipe Massa em Hungaroring causou comoção nacional e o meu distanciamento da categoria que sofreu com denúncias contra Nelsinho Piquet e Flávio Briatore. No fim das contas Rubinho quebrou a cara no Brasil e isso foi lindo. Perdeu ainda o vice para Vettel. Um perdedor de grande quilate. E não canso de ve-lo cada vez pior.
.
Tudo ia bem. O Rio era a sede das Olímpiadas de 2016. O Cielo era cada vez mais um monstro das piscinas. As notas seguiam certa normalidade. O enem cancelado surpreendeu a todos mas não teve grandes consequências ruins. O que eu vinha estranhando era o comportamento da limão nesse início de Outubro. No dia 9 acabou tudo de vez. Eu me apoiava nela de alguma forma e esse hiato an retrospectiva teve alguns pequenos detalhes que não precisam ser escritos para serem lembrados com muito carinho por mim. E isso simplesmente acabou.
.
O baque foi pior do que eu imaginava. Teve consequências na Costa do Sauípe. Acredite... a minha viagem de formatura só não foi perfeita pos tinha as minhas dúvidas. Viagem essa na qual eu me socializei como sempre quis e conheci pessoas maravilhosas. Trocava tudo isso por ter a minha certeza depois da Bahia. Após isso o twitter me deu uma grande amizade. A do Thiago. O ex da Juliana se mostrou uma pessoa parecidíssima comigo. Disposta a me ouvir e falar quando necessário.
.
Veio Novembro. O extravasa que me apresentou a Amandinha e que me fez resgatar a magia de tocar num palco. O encontro tão marcante com a limão que eu não canso de recordar mas não falarei novamente. A bomba no vestibular da UFMG. E cá estamos em Dezembro. O fracasso retumbante no enem e na Cásper Líbero. O título do Flamengo. O fim de ano mais que depressivo.
.
Como lembrar de 2009 ? O ano mais intenso da minha vida. Teve muito mais coisas ruins que boas claro. Mas talvez eu ganhei uma pessoa que vá fazer dos meus dias sempre intensos. Com ela eu pago meus pecados e quero subir ao paraíso. E acredite... eu apenas considero 2009 bom por ter a conhecido. Algo me diz que os próximos anos serão ainda mais intensos. E que sejam melhores. Caso não sejam eu fareid e tudo pra melhora-los. E se não der permanecerei aqui querendo ficar ao lado dela. Precisa falar que 2009 foi o ano de tudo que é azedo ? Acho que não. Com ( muitas ) pitadas de limão. Isso por que os detalhes que eu não contei e que não precisam ser revelados são os que ficaram na minha memória. Pra serem lembrados daqui pra frente.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Delta humor

Parece que comigo as palavras felicidade e tristeza ssão separadas por uma tênue linha. Não é o meu humor que muda. É o humor dos que me rodeiam. A frequência de notícias ruins que eu recebo também ajuda claro. Mas segundo a tese naturalista o meio faz o homem. E segundo a minha tese as pessoas desse meio te fazem.
.
Já havia sido convidado pra ir no show do Jorge Ben Jor. O show seria realizado numa quarta e me falaram do show segunda. Por ser de graça não havia problemas com compras de ingressos. Bastava apenas ir pra Cardeal Arcoverde e apreciar. Fácil. Não tão fácil quando se tem a minha mãe. Sabe-se lá por que deixei para falar com a pessoa apenas após o Bruno me ligar perguntando se eu iria no show. Não sei se foi o fato de ser o Bruno mas ela permitiu minha ida sem maiores problemas.
.
Era bom demais pra ser verdade. O show era de graça. A praça deveria estar lotada de gente feia e fedendo. Para minha surpresa o local estava cheio. Mas com espaço o suficiente para não termos nenhum incidente. E embora haviam os pelegos e fubangas notava-se gente bonita também.
.
Sobre o show não preciso dizer nada. Era Jorge Ben Jor. Era o samba rock. Era a alegria dum país tropical abençoado por deus e bonito por natureza na minha cidade. Conhecia alguma parte das músicas. Por ser o primeiro show que fui dele senti toda a energia que incendiou o centro de Fio Maravilha, País Tropical, W/Brasil, A Banda do Zé Pretinho e Alcohol. Gostei muito das versões de Santa Clara Clareou e Ponta de Lança Africano. O final da apresentação foi espetacular. Num pot-pourri de sambas-enredo ele tocou o Hino de Exaltação a Mangueira de Chico Buarque e Peguei um ITA no Norte clássico salgueirense de 1993. Depois ainda teve a tão conhecida Taj Mahal que empolgou a todos. De graça claro. Mas não deixou de ser um showzaço.
.
Chego em casa e minha mãe depois de um longo e tenebroso inverno faz o leite que eu me habituei a fazer. Sem o cansaço e sem o sabor da minha receita claro. No final das contas foi bom. E a conversa com a limão mais do que pontuar muita coisa me decifrou. Talvez pela primeira vez eu descobri por mim mesmo a razão da minha diferença pros demais.
.
Acordo e já sou recebido com a bela notícia de que o Natal será comemorado na casa dos amigos da minha avó. O mesmo do texto anterior. Já é um péssimo presságio. Que fica ainda pior ao ver sua mãe o dia inteiro em casa. E se der pra piorar ainda mais ela resolve fazer uma faxina em Dia de Natal. Tive que arrumar tudo sendo que viria alguém aqui. No final das contas ninguém veio. E até o fim do ano a conhecendo ela me obrigará a fazer isso de novo.
.
Meu bom-humor e minha alegria são duradouros. Cheguei a conclusão que o que me deixa irritado são os outros. Sobretudo esses outros que convivem comigo por fingimento que chamam de família. Pros cristão feliz Natal. Pra quem não o é mas mesmo assim acredita em alguma magia nessa data os mesmos votos. Vou fazer o de sempre que tirou de mim a alegria de fim de ano. Claro que graças a terceiros.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Hoje a festa é sua

Minha não é mesmo. Fim de ano me deprime. Ver todas aquelas propagandas com valores familiares e cheias de branco mexem com o ãmago de qualquer um. Com a minha inclusive. Mas todos se tocam pois todos aqueles valores sentimentais estão em si. Comigo é o contrário. O merchandising toca no que tenho de mais vazio. Ele rela o vácuo e faz o mínimo de barulho. Mínimo que me põe a refletir. E claro... não sai coisa boa.
.
Por inúmeros motivs nunca gostei de fins de ano. Quando eu era menor lembro de ir ou receber em casa uma família de amigos da minha avó. As vezes eram mais mas a família dos Camacho estava sempre presente. Todos sem reuniam. Minha mãe trocava figurinhas com a mãe da família deles pouco mais nova que a minha. Meu pai conversava com seu representante paterno na outra família sobre radioamadorismo. Os avós jogavam bisca na cozinha. E eu... ? Via TV. Moscava sem nada pra fazer. E sempre me chamavam para fazer algo que não desejava. Ou simplesmente berravam meu nome para pegar uma cerveja ou um petisco qualquer.
.
Com o passar do tempo eu fui ganhando mais motivos para odiar tal período tão peculiar. E esse ano eles chegaram no ápice. Um ano tão itnenso quanto 2009 deixará saudades. Tudo o que foi bom vai querer ser resgatado. E tu martelará na mente tudo o que foi ruim. Soma-se a isso o fracasso nos vestibulares. Todas as desilusões pela qual tu passou. As brigas diárias com a mãe. A sua falta de liberdade. Enquanto todos os meus amigos se reúnem cada vez mais com suas famílias eu fico largado no PC querendo alguma companhia.
.
O Natal está logo aí. Ao menos pra mim a data mais deprimente do ano. Todos agradecerão a existência de quem só é datado num livro de ficção e que segundo a crendice popular fez diversos milagres. Relembro o grande professor Langdom de Dan Brown:
.
- Professor Langdom, o senhor é anticatólico ?
- Não. Sou antivandalismo.
.
Vou me calar pois posso mexer num vespeiro de ignorantes religiosos. Se bem que estas duas últimas palavras são sinônimas. Talvez só não mais que família falsa.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A parada do solstício de Dezembro

O início do verão no hemisfério Sul e do inverno no Norte marcam tempos distintos no futebol dessas regiões. No primeiro o mercado de transferências entra em sua fase aguda com cada passe sendo disputado por muitos clubes. Já o segundo define os seus " campeões de inverno " simbólico troféu de vencedor do primeiro turno dos nacionais.
.
O Atlético Mineiro de Luxemburgo acertou a contratação do zagueiro equatoriano Jairo Campos da LDU. O Galo ainda deu um chapéu no Palmeiras e trouxe Muriqui ex-Avaí. Os avaianos trouxeram o volante Fredson que já atuou pelo São Paulo. Vandinho volta de sua passagem pelo Sport. Em contrapartida Eduardo Martini foi para a Ponte Preta e o zagueiro Augusto se apresentou ao Goiás.
.
O Botafogo acertou a contratação do volante Renato Cajá do Grêmio e do matador Somália que estava no América de Natal. A chegada do atacante se deve a transferência de Reinaldo para o rival Vasco da Gama. O Corinthians trouxe o armador Danilo que estava no Japão e fez nome com a camisa do São Paulo. Trouxe ainda o lateral esquerdo pentacampeão Roberto Carlos que atuava no Fenerbahçe. O Goiás apostou no armador chileno Angel Rojas do Universidad de Chile para organizar seu meio-campo.
.
Grêmio e Palmeiras selaram o troca-troca de zagueiros. O gremista Léo vem para São Paulo e Maurício Ramos para Porto Alegre. O Internacional trouxe de volta do Vasco dois jogadores que estavam emprestados. São eles oa tacante Adriano e o zagueiro Titi. Ainda trouxe de lambuja o lateral cruzmaltino Ramón e o ex-atacante do Barueri Thiago Humberto.
.
O São Paulo aos poucos anuncia seus nomes. Trouxe de volta Marcelinho Paraíba do Coritiba que já jogou pelo tricolor e apresentou Fernandinho atacante revelação do Barueri. No entanto perdeu o centroavante Borges para o Grêmio. O Vasco continua com seu pacotão de reforços. Trouxe essa semana Thiago Martinelli que estava no futebol japonês, o experiente Dodô, o lateral do Barueri Márcio Careca, o avançado do Figueirense Rafael Coelho, o atacante Caíque do Guarani e o volante Jumar do Palmeiras.
.
Na Europa os nacionais vão definindo os ponteiros do primeiro turno. O da Alemanha é o Bayer Leverkusen que venceu o Borussia Mönchengladbach por 3x2 em casa. Um ponto átras vem o Schalke 04 que bateu o Mainz por magros 1x0 na sua Veltins Arena. O Bayern segue sua escalada rumo ao topo. Goleou o lanterna Hertha Berlim por 5x2 em Munique. Os bávaros seguem na terceira posição.
.
Na Escócia o campeonato já está no segundo de seus 3 turnos. Por enquanto o líder é o Rangers. Os gers massacraram o Motherwell por 6x1 no Ibrox Stadium. Seu arqui-inimigo Celtic perdeu para o Hearts fora de casa por 2x1. A diferença entre eles já é de 4 pontos.
.
Pela La Liga o Real Madrid humilhou o Zaragoza por 6x0 no Santiago Bernabeu e reduziu a diferença para o Barcelona para 2 pontos. A surpresa foi a derrota do ainda terceiro colocado Sevilla para o Getafe em casa por 2x1. O empate por 0x0 entre Valência e Deportivo La Coruña no Mestalla não tirou os primeiros do G4.
.
Na Ligue 1 francesa nenhuma novidade. O Bordeaux fez 4x1 no Lorient no Chaban Delmas e abriu 8 pontos de vantagem na liderança já que o Olympique ficou apenas no 0x0 com o Saint Etienne fora de casa. Em território monegasco o Lyon não passou dum empate ante o Mônaco por 1x1 e não saiu da quarta colocação. A partida entre Boulogne x Sochaux foi cancelada devido a forte nevasca no Velho Mundo.
.
Na Grécia o Olympiakos de Zico perdeu o título de inverno na última rodada. Os kokkinis sucumbiram ante o Aris Salônica fora de casa por 1x0. Com isso o primeiro turno ficou com o Panathinaikos que goleou o PAS Gianina por 4x0 no Olímpico de Atenas.
.
Pela Premier League novamente a rodada foi boa para o Arsenal. Atuando no Emirates Stadium eles passaram fácil pelo Hull por 3x0. O líder Chelsea empatou no clássico londrino contra o West Ham por 1x1. Atuando na capital quem se deu mal foi o Manchester United. Em visita ao Craven Cottage os Red Devils perderam por sonoros 3x0 para o Fulham.
.
O país que mais sofreu com a nevasca na Europa foi a Itália. Poucos jogos puderam ser realizados pela Liga Calcio. A Internaziole venceu o clássico da rodada pelo placar mínimo ante a Lazio no Giuseppe Meazza. Quem decepcionou novamente foi a Juventus. Atuando em Turim eles foram surpreendidos pelo lanterna Catania e perderam por 2x1. A Roma atuou na capital e bateu o ranhido Parma por 2x1. Os gialorossi já aparecem na quarta colocação.
.
Na Super Ligi turca o campeão do primeiro turno é o Fenerbahçe. Os Saris Kanaryalares venceram o Trabzonspor por 1x0 fora de casa. Um ponto átras aparece o arqui-rival Galatasaray. Atuando no seu Ali Sami Yen os leões fizeram 1x0 no Genclerbirligi.
.
A Liga Sagres fez Portugal parar nesse fim de semana. O clássico Benfica x Porto foi disputado no Estádio da Luz com vitória encarnada por 1x0. O gol de Saviola colocou o Benfica na cola do Braga que ainda é líder. Os arsenalistas venceram o Paços Ferreira fora de casa por magros 1x0. Quem se recupera é o Sporting. Fora de casa a equipe venceu o Naval pelo placar mínimo
.
Terminando o post, o ano e os eventos futebolísticos de 2009 realizou-se a final do Mundial de Clubes. O Estudiantes fez no primeiro tempo com Boselli e assustou o favorito Barcelona. Nos minutos finais porém Pedro Rodríguez fez de cabeça e levou a partida para a prorrogação. E no segundo tempo desta o craque do time Lionel Messi fez o seu. Um gol estranho num peixinho de peito. Segundo ele um gol de coração. Não importa. Pela primeira vez em 3 disputas o Barça sagra-se campeão do mundo. Os culers ainda fecham um ano perfeito com 6 títulos feito nunca ntes alcançado por nenhum clube no planeta.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Good vibes

A minha vida continua uma merda. Eu continuo angustiado e triste. Após brigar com a minha mãe ontem ( novidade... ) e ela falar tudo de ruim que me envolveu esse ano entre outras baboseiras tive a rara oportunidade de ficar totalmente sozinho em casa. Lembrei de baixar o MTV Apresenta Scracho. E confesso-lhes que fui contagiado pela onda positiva da banda.
.
Também lembrei de comentar uma nova tendência da música nacional. Surgem aos poucos bandas com letras otimistas mescladas com a musicalidade do chamado new wave. Músicas com um tom moderninho e letras pra cima. Pode não ser o ideal. Mas já é algo melhor e diferente do então emo dominante no país.
.
Dentre as bandas com musicalidade nova destacam-se Cine e as emergentes Restart e Mash. Vários amplers e alguma tendência para uma música mais eletrônica dão o tom dos conjuntos. Dentre as bandas com letras animadoras aparecem Catch Side, Stevens e Scracho. Essa última banda que eu venho cantarolando insistentemente.
.
Canto a plenos pulmões sobretudo Divina Comédia, Canção Pra Te Mostrar, Universo Paralelo e Sissy do álbum da MTV. Fora dele tem-se ainda Pra Você. Músicas que realmente tem a ver comigo e com a minha fase.
.
Isso não muda minha situação. Mas me dá aquela esperança. Esperança que eu nunca deixei de ter mas que vem se exaurindo da minha pessoa com tantos acontecimentos ruins. A vontade de correr átras de tudo não renasce pois nunca morreu. Mas aumenta cada vez mais a cada baque e após o tempo necessário para engoli-lo.
.
Com você eu faço do inferno o paraíso.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Três jogaços na Europa

Hoje de manhã realizou-se o sorteio dos mata-matas para as competições europeias. Destacaram-se 3 verdadeiros clássicos do Velho Mundo. Dois pela Champions League. Vamos então a principal competição continental do planeta.
.
O primeiro grande duelo será Milan x Manchester United. Os rossoneros certamente estarão se lamentando pois caíram num dos grupos mais difíceis da UCL juntamente com Real Madrid Olympique e Zurich. O Manchester teve vida fácil num grupo que dominou inteiramente vencendo até jogos com seu time reserva. Mesmo com os times em " baixa " aposto nos ingleses graças a juventude do time milanista.
.
O rival do Milan fará o outro clássico das oitavas de final. Internazionale x Chelsea. O tetracampeão italiano contra o o atual líder do campeonato inglês. Este sim... confronto sem prognóstico algum. Muitos dão certo favoritismo aos blues por eles irem sempre longe na Champions League e a Inter ter o histórico de perder nos mata-matas. Mas sinceramente acho que é a hora dos nerazurri brilharem. Com muito temor aposto nos italianos.
.
Outros dos chamados papões enfrentarão times de menor expressão no cenário europeu. O atual campeão Barcelona jogará contra o alemão Sttutgart. Talvez seja a partida mais desequilibrada das oitavas com total favoritismo do Barça. O rival dos catalães terá vida bem mais complicada enfrentando o Lyon. Os franceses não engrenaram ainda no nacional e isso é fator determinante para a minha aposta nos merengues.
.
O Bayern de Munique que se classificou na bacia das almas jogará ante a Fiorentina. Caso mantenha a boa fase os bávaros são favoritos. Mas a Viola é um time perigoso e não deve nunca ser desrespeitada. De qualquer forma arrisco os alemães. Um dos confrontos mais equilibrados será Porto x Arsenal. Em melhor fase aposto nos gunners sabendo que tudo pode acontecer.
.
Dois jogos envolvendo equipes de pouco nome fecham os mata-matas. O Olympiacos de Zico enfrentará o clube com a melhor campanha da primeira fase. Creio que o Bordeaux levará essa. E o Sevilla deverá passar com alguma facilidade pelo CSKA Moscou.
.
Já pela Liga Europa duas surpresas aconteceram no fechamento da fase de grupos. Dois times italianos estão fora do 16avos de final. O Genoa perdeu em casa para o Valencia por 2x1 e sua vaga foi ocupada pelo Lille. Já a decadente Lazio perdeu em Roma para o Levski Sofia por 1x0 e ficou de fora. Classificaram-se no seu grupo o Salzburg e o Villarreal.
.
Um jogo incrível já no primeiro mata mata da Liga Europa. O confronto será entre Ajax x Juventus. Os times já decidiram duas vezes a Champions League. Em 73 melhor para os godenzonen holandeses. Já em 96 a Vecchia Signora levou. Graças ao brutal enfraquencimento do futebol holandês nos últimos anos aposto na Juventus mesmo sabendo que os italianos costumam decepcionar em fases mais agudas de competições europeias.
.
Recuperando a boa fase o Athletic de Bilbao enfrentará o Anderlecht e deverá passar. Vindo da Champions League o Olympique de Marselha deverá ter vida fácil contra o Copenhague. Se recuperando aos poucos a Roma terá um teste de fogo ante o Panathinaikos. Com algum receio aposto nos Giallorossi.
.
Amargando uma péssima fase o Atlético de Madrid pegará o Galatasaray. Aposto nos turcos para afundar ainda mais os espanhois. O Valencia enfrentará o Brugge e passará com sossego. O melhor time da primeira fase da LE fará um interessante duelo contra o Fulham. Porém confio na força do Shaktar Donetsk.
.
Anunciado por todos como fácil reflito sobre o jogo Liverpool e Unirea. A péssima fase dos Reds não os dá o direito de achar nenhuma partida fácil. Apostarei nos romenos graças ao achismo inglês. O Werder Bremen terá dificuldades contra o Twente mas deverá se classificar. O Lille sofreu para se classificar e deverá sair da competição logo no primeiro mata-mata contra o Fenerbahçe.
.
Num confronto de equipes de tradição em fase ruim aposto nos leões do Sporting contra o Everton. O meu Benfica terá vida simplificada ao enfrentar o lanterna do campeonato alemão. O Hertha Berlim não fará frente aos encarnados. Outro time alemão deverá passar num belo confronto com o PSV Eindhoven. O Hamburgo vem numa bela sequência e deverá eliminar os holandeses. E noutro confronto bem equilibrado o Villarreal enfrentará o Wolfsburg. Creio que os alemães tirarão o submarino amarelo.
.
Em Fevereiro começam as eliminatórias. Promete muita emoção. Vejamos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Não ando me reconhecendo

Confesso que sempre fui uma pessoa extremamente animada. Procurava todos para sair ou para uma simples conversa. Isso foi pelos ares neste fim de ano. Esse maldito período onde todos fingem que são felizes com suas famílias hipócritas e perfeitinhas. Isso realmente anda me deprimindo. Mais que deprimir... cria uma série de fatos inusitados e angustiantes em si.
.
O primeiro é a própria angústia. Tem mais de duas semanas que eu vou dormir sobrecarregado. Cheio duma energia ruim que faz meu peito se aquecer esperando por notícias ruins. Vez por outra é normal. Mas... duas semanas ? Não sei o que pode acontecer nem se acontecerá. Mas que isso anda me deixando confuso eu não escondo.
.
Ultimamente ando me abatendo por qualquer coisa. Ao ouvir uma palavra inesperada ou até mesmo uma esperada e direta minha vontade de ficar acordado desaparece subitamente. Talvez por não fazer nada em grande parte do tempo eu não consiga lidar mais tão bem com as pseudo-emoções que podem me proporcionar.
.
Tenho nesses tempos recentes poucas forças. E quando as arranjo as uso para ver coisas que não me agradam. O que eu vi de plantões da Globo é impressionante. Qualquer tipo de tragédia. Não vejo a vinheta... apenas a ouço. Mas vendo um vídeo engraçado qualquer eis que a vinheta aparece. Repentinamente. Fecho os olhos mas o trauma já está instalado. E tudo que eu falei aqui acima idem.
.
Cada vez mais as pessoas se fecham e ficam com suas famílias nessa época. Por imposição ficarei com a minha. E isso me deixará ainda pior. Mas... será que não existe sequer uma pessoa pra me fazer uma companhia mais agradável ? Existe. Falta um pouco de boa-vontade mesmo. Conhece círculo vicioso ? O meu vai do ruim pro pior.
.
Termino esse texto e... minha mãe chegou em casa. Não é possível. É um sinal. Pouca merda é bobagem.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Antes de tudo eu envergo a tua bandeira

Dizem que para se medir o amor que se tem por algo é necessário esperar a boa fase passar e ver as vacas magras chegando. Após 4 anos com 7 títulos o São Paulo Futebol Clube não venceu nenhum em 2009. Mais que isso. Perdeu mata-matas para dois times que já o tiraram de competições de maneira marcante como Corinthians e Cruzeiro. Se recuperou de forma estupenda e viu o STJD roubar-lhe o título do nacional.
.
Passamos em branco. Sem nenhuma nova conquista para a galeira de troféus. Mas quando reagimos no meio do ano todos sentiram o baque. Não se falava de mais nada. Os noticiários destacvaam a retomada tricolor. Os rivais com medo não escondiam o temor. Caso o tribunal não impedisse o tetracampeonato de fato certamente comemoraríamos o hexacampeonato de direito.
.
Não deu. E eu me pergunto... e daí ? Quem precisa de títulos para se mostrar como grande ? O meu time não precisa disso. Ele é grande por natureza. Reconhecido por todos como um dos maiores do mundo sem exagero algum. Infelizmente a maioria dos ditos são-paulinos não conhecem nossa história e não fazem o mínimo esforço para apoiar o clube. Acabam bravos com o time pelo fato do Brasileirão não ter vindo. Tenho pena dessa escória. E cada vez mais gosto de ve-los longe do Morumbi. Do meu clube. Do meu amado time.
.
Lembro hoje do primeiro jogo do SPFC em 2009. Um empate sem-vergonha com o Ituano no Morumbi por 1x1. Esse jogo deu o tom para o restante do primeiro semestre. Jogos melancólicos com poucos momentos de boa emoção. Lembro do gol de Borges de bicicleta no último lance do empate ante o Independiente Medellín por 1x1. Ou o gol de Washington de cabeça no primeiro minuto no Choque-Rei.
.
Depois viria tudo de pior. A eliminação traumática com duas derrotas pro Corinthians no Paulistão. O péssimo início no Brasileiro. A eliminação deprimente na Libertadores. Com mudanças no comando técnico tudo melhorou. Então aquelas babaquices todas também voltaram. Os modinhas. O oba-oba. Os gargantas. Tudo que vai contra a história do aguerrido São Paulo.
.
Sem títulos. Mas com orgulho revigorado. As tuas glórias realmente vem do passado. E olhando para trás sigo em frente com toda a certeza que duma forma ou de outra o meu caminho é o Morumbi. Mais que isso. É todo dia voltar a esse amor que me dá forças para seguir em frente.
.
É descomunal São Paulo. É inacreditável o que você me faz sentir. Te agradeço por estar enlaçado na minha história. No bom momento pra me fazer chorar de alegria. No momento ruim pra me dar forças para me reeguer. Pois mais do que ninguém nós sabemos que mais glorioso que um troféu no fim do ano são os capítulos que nos levaram até ele.
.
Parabéns por seus 74 anos. Obrigado por fazer parte de todos os meus 17 diretamente. E obrigado sobretudo por jogo após jogo fazer de mim um refém em todos os sentimentos no mesmo segundo.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Uma figura que impõe respeito

Mais que uma pessoa. A lembrança e a imagem de Castor de Andrade assombravam o carnaval carioca. O bicheiro franzino e folclórico deu força a toda uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Mocidade Independente mostrava enfim que era de Padre Miguel. Mas eram também da Vila Vintém como diz um samba da estrela na era Castor.
.
Era Castor. Nenhuma outra escola teve uma era marcada por uma só pessoa. Nem uma era com sambas e desfiles tão espetaculares. Desde a fundação da escola o bicheiro participa da agremiação. Por muito tempo ele bancou Mestre André a frente da eterna bateria nota 10 da verde-e-branco. Vinte anos após sua fundação a Mocidade deixava de ser " a bateria que levava a escola de samba. "
.
Desde 74 a estrela batia na trava. Em 79 venceu com O Descobrimento do Brasil do saudoso carnavalesco Arlindo Rodrigues. Em 83 ainda viria o grande samba entitulado Como era verde meu Xingu já com Fernando Pinto. Tudo com o dinheiro de Castor. Mas o espaço de tempo onde o bicheiro começaria a entrar definitivamente para a história do carnaval se iniciou em 85.
.
O desfile de Ziriguidum 2001 é até hoje lembrado como um dos melhores da história. Mestre André teria a companhia da primeira rainha de bateria da história do carnaval. Ele vinha a frente junto de Monique Evans. Pra variar os ritmistas deram show. Num desfile futurista bancado todo com o dinheiro de Castor a Mocidade levava então seu segundo título.
.
Veio então o ano de 1987. Fernando Pinto volta após um ano de ausência e novamente faz um enrendo genial de nome Tupinicópolis. O desfile que cantava uma megalópole indígena
ficou em segundo lugar mas entrou pra história de quem o viu. O bicheiro Castor se desiludiu com o resultado mas não abandonava sua comunidade e sua escola do coração.
.
Na década de 90 chegaram novos ares a Padre Miguel. Entraria o estilo high-tech do carnavalesco Renato Lage. Contando a história da escola no ano de 1990 ele faz o enredo Vira virou, a Mocidade chegou e traz o caneco pra Zona Oeste 5 anos depois. Na apuração desse ano Castor não esconde a emoção e ao ouvir a nota 10 derradeira ele sobe na mesa e comemora com a Sapucaí fervorosa. Fato que jamais se repetiu. Na quadra da Mocidade os presentes se emocionavam com o título e com o presidente de honra em estado de graça.
.
O ano de 1991 chega e a água é o tema. Com todo o staff mantido o bicampeonato vem com outro belíssimo desfile de nome Chuê chuá, as águas vão rolar. O tri não vem mas o consagrado samba Sonhar não custa nada entrou para a história da Sapucaí. A saúde de Castor começa a se esvairir e ele fica dois anos longe do desfile da Mocidade. Volta em 95 para o grito de guerra de Padre Miguel Olhai por Nós enredo com o dedo do bicheiro.
.
Chega 1996 e com fôlego renovado patrono e escola vibram com o título de Criador e Criatura histórico samba da década de 90. De lá pra cá a Mocidade nunca mais voltou a vencer o carnaval. E muito devido ao episódio acontecido em 97.
.
Castor sofreu um infarto fulminante e morreu em 1997. Seu corpo foi velado na quadra da Mocidade obviamente. Em 1998 a escola presta sua homenagem e faz um minuto de silêncio em memória de seu eterno patrono. Fato que também nunca mais aconteceu. Ele que tantas vezes rompeu toda a barulheira com sua voz mansa. E que mesmo assim conseguia o silêncio dos outros.
.
Até hoje Padre Miguel procura um líder como ele. Pois igual ele jamais reaparecerá. A Mocidade caiu demais após sua morte sem seu dinheiro e sua presença que deixava todos elétricos e dispostos a dar o sangue pela estrela. O samba de quadra Tributo a Mocidade diz tudo isso. Nas aprtes onde se lê " Cá Estou " toda a escola canta " Castor ". Como gratidão a um dos maiores nomes do carnaval carioca.
.
Cá estou
Refletindo a noite iluminada
Voltando à nossa escola tão amada
Verde e branco, que orgulho! que saudade!
Cá estou
A Mocidade é a razão da minha vida
Mesmo distante pelo espaço e pelo tempo
A estrela brilha sempre em nosso sentimento
Cá estou
Vamos lá, a hora é essa de ecoar a nossa voz
voltei pela Brasil, estou em casa!
Padre Miguel, Olhai por nós!
E a bomba explode em harmonia
Prazer de viver
Brilha no céu brasilidade
Até morrer sou Mocidade
Mocidade minha vida!
Ah, meu amor quanta saudade!
Cantar minha paixão na avenida
.
Castor refletindo a noite iluminada voltando a sua escola tão amada. Castor... a Mocidade é a razão da sua vida. Distante por tudo. Castor... quanta saudade. Da Mocidade guerreira e altiva. Da escola menina e festeira. Padre Miguel e todos os amantes do carnaval te guardam na lembrança como eterno baluarte.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aposta na nova geração

Talvez nunca os chamados clubes de ponta do futebol brasileiro apostaram tanto em nomes promissores e com pouco currículo. O Santos acertou com Dorival Júnior campeão da série B com o Vasco e dono de bons trabalhos no São Caetano e no Figueirense. Péricles Chamusca agora é do surpreendente Avaí. Ele foi campeão da Copa do Brasil com o Santo André em 2004. O Grêmio fechou com Paulo Silas que levou o time catarinense ao surpreendente sexto lugar do Brasileirão.
.
Para suprir a falta de técnico o Vasco contratou Vágner Mancini que também teve seu trabalho reconhecido ao vencer a Copa do Brasil por um clube de menor expressão. Foi em 2005 com o Paulista de Jundiaí. Outros clubes com mais dinheiro apostam na grife. O Atlético Mineiro contratou Vanderlei Luxemburgo a peso de ouro. A torcida reconheceu o esforço e o recebeu com festa na sede atleticana. O Bahia apostando num 2010 de volta a série A trouxe o vice-campeão da Libertadores Renato Gaúcho. Já o Internacional trouxe o uruguaio Jorge Fossati multicampeão com a LDU.
.
Falando de jogadores o Galo ganhou 3 jogadores que voltam de empréstimo do Sport. Fabiano Hugo e Eduardo. O alvinegro contratou também o irregular lateral-esquerdo Leandro a pedidos de Luxa. O Vasco já fechou um pacotão de reforços que inclui Léo Gago do Avaí Élder Granja do Sport Jumar do Palmeiras e Márcio Careca do Barueri. Por outro lado o time da cruz-de-malta perdeu Alan Kardec para o Benfica Aloísio para o Uzbequistão e Paulo Sérgio para a Portuguesa.
.
O Botafogo perdeu o zagueiro artilheiro Juninho para a Coreia. Também perdeu o salvador da pátria Jóbson que foi flagrado no antidoping para o Cruzeiro. Como todo ano aliás o time celeste tem muitas negociações. Chegaram Pedro Ken do Coritiba Leandro Domingues do Vitória e Anderson Lessa do Náutico. No entando os laterais Jancarlos e Athirson se despedem da Toca da Raposa. O Corinthians se reforça visando a Libertadores. Já chegaram Tcheco do Grêmio e Ralf do Barueri. Obina sai do Plameiras brigado e volta ao Flamengo. O Santos trouxe Roberto Brum do Figueirense mas perdeu Kléber Pereira e Fabão.
.
Os demais países sul-americanos definiram seus campeões. O Banfield perdeu para o Boca Juniors na Bombonera por 2x0 mas sagrou-se campeão argentino pela primeira vez em sua história graças à derrota do Newell's Old Boys em casa ante o San Lorenzo pelo mesmo placar. No Chile o Colo-Colo venceu o Clausura numa final contra a Universidad Católica. Quebrando um tabu de 62 anos o Nacional do Paraguai venceu o campeonato do país deixando o vice para o Libertad.
.
Na Alemanha o líder Bayer Leverkusen perdeu uma boa chance de disparar na ponta. Empatou com o lanterna Hertha em Berlim por 2x2. Tal empate possibilitou a chegada do Schalke 04 que venceu o Werder em Bremen por 2x0. O tradicional Bayern de Munique vem se recuperando e já é o terceiro. Na rodada os bávaros destroçaram o Bochum por 5x0 fora de casa. Num jogo incrívei o Hannover fez 3 gols contra de fora da área e deu a vitória para o Borussia Mönchengladbach por 5x3.
.
Sem Cristiano Ronaldo e Kaká brilhou a estrela de Higuaín. Os merengues do Real Madrid fizeram 3x2 no forte Valência no Mestalla. O Barcelona venceu o clássico da cidade ante o Espanyol por magros 1x0 no Camp Nou e partiu tranquilo para a disputa do Mundial de Clubes. O terceiro colocado Sevilla contou com o solitário gol de Kanouté para vencer o Sporting em Gijón.
.
No clássico da rodada francesa o líder Bordeaux surpreendeu o Lyon em pleno Gerland. Vitória pelo placar mínimo. Na cola do líder estão o Montpellier que bateu o Toulouse fora de casa pelo mesmo placar e o Olympique que jogando no Velódrome fez 2x0 no Boulogne.
.
Na Premier League os líderes vacilaram. O Chelsea não saiu de um empate com o fraco Everton por 3x3 em Stanford Bridge. O Manchester United fez pior. Perdeu para o quarto colocado Aston Villa por 1x0 em pleno Old Trafford. Quem aproveitou tudo isso foi o Arsenal. Atuando em Anfield os gunners venceram o Liverpool de virada por 2x1. Mas o destaque da rodada vai para o gol do meio de campo do defensor Figueroa. Jogando pelo Wigan o latino acertou um chutaço no gol do Stoke City. Apesar disso a partida ficou no 2x2.
.
Pela Liga Calcio os ponteiros também decepcionaram. A derrota da Juventus para o Bari por 3x1 foi o alerta. O Milan fez pior. Podendo assumir a vice-liderança os rossoneros perderam por 2x0 para o Palermo em Milão. A líder Internazionale abriu um ponto no seu magro empate contra a Atalanta em Bergamo. Quem se aproximou um pouco foi o Parma. Em seus domínios a equipe venceu o Bologna por 2x1.
.
A Liga Sagres viu o Porto embolando a disputa. No Estádio do Dragão os tripeiros venceram o Vitória de Setúbal por 2x0. Numa péssima partida do trio de arbitragem o Benfica foi prejudicado mas ainda assim empatou fora de casa com a Olhanense por 2x2. O Braga jogando em casa desperdiçou dois pontos ao empatar sem gols com o Naval.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Apenas um motivo pra compreender o impossível

Sei que a vida de ninguém e nem a de nenhum dos meus amigos é perfeita. No entanto nunca vi motivos pra alguns deles ( uma em especial ) praticamente se auto-mutilar. Mesmo não entendendo eu compreendia. Sim... existe diferença. A alguns minutos átras eu entendi por que compreendo.
.
Por não fazer nada ( e quando eu digo nada é a ausência total de atividades motoras ) comecei a olhar meu dedo. Nada demais. Fui o alisando. Minhas unhas entraram em contato com a minha pele. Comecei. Cinco minutos depois aquele ponto branco de tez levantada surgiu. O abri. E assim foi indo. Tirei alguns bifes. No fim das contas um verdadeiro rombo em carne viva surgiu no meu indicador esquerdo. Bem na região onde costumo teclar no PC. Com o teclar o dedo expeliu pus e algum sangue.
.
Esse é um hábito que tenho desde pequeno. Lembro-me com 6 anos E alguns dedos com até 3 bifes grandes. Com a pré-adolescência isso só foi piorando. O auge foi atingido ao começar a fazer violão e o consequente crescimento das unhas da mão direita. Para não prejudicar a execução do instrumento musical arrancava a carne rente e de frente a unha. Doía por um bom tempo e convivia mais com band-aids que sem. Esse ano com a correria perdi tal hábito e meus dedos ficaram bonitos. Ao parar de ir a escola isso voltou.
.
Eu nunca entendi o porque de fazer isso. Ao ser interrogado pelos meus pais falava que era o tédio. Mas hoje me dei conta. O tédio bate em momentos de solidão e no meu caso relembrando de coisas boas após elas terem acontecido. Matei a charada.
.
Relembrando o que a " uma em especial " me disse pessoalmente: " Eu me sinto tão vazia que eu tenho que fazer essas coisas sabe ? ". Sei sim... sei bem. Claro que um dedo não se compara a partes inteiras do corpo. Mas a causa é a mesma. A minha é apenas mais branda.
.
Talvez descobri a chave de conviver tão " bem " com esse tipo de coisa. Até as maiores diferenças tem as suas semelhanças.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A apoteose dos times médios

Para ser eleito presidente da UEFA o francês e gênio do futebol Michel Platini prometeu um novo chaveamento de clubes na primeira fase da Champions League a fim de dar maios condições às equipes de países com tradição menor do futebol da Europa. A promessa vingou e deu certo. Times médios do Velho Mundo eliminaram ou deram trabalho para alguns papões continentais.
.
A primeira evidência disso encontra-se no grupo A. O Bordeaux fez a melhor campanha da primeira fase da Champions League. Surpreendeu e foi líder absoluto com seus 16 pontos. A primeira colocação veio já na penúltima rodada. Sobrou para os tradicionais Juventus e Bayern a segunda vaga. Jogando em Turim bastava a Vecchia Signora um empate. Os italianos saíram na frente. Mas tomaram uma vergonhosa virada e perderam por 4x1. Franceses e alemães avançam a segunda fase. Aos italianos fica a Liga Europa. E o pobre Maccabi Haifa terminou na quarta colocação.
.
O grupo B foi amplamente dominado pelo Manchester United que pode se dar ao luxo de jogar com o time reserva as duas últimas partidas do grupo. Os Red Devils terminaram com 13 pontos e o primeiro lugar. Contra o mistão dos ingleses o Wolfsburg poderia carimbar em casa sua passagem para a segunda fase. Mas perdeu por 3x1 com 3 gols de Michael Owen. A vaga caiu no colo do CSKA Moscou que só precisou do empate com o Besiktas em Istambul por 1x1. O Wolfsburg está na Liga Europa ao menos.
.
Um dos grupos mais ranhidos juntou os maiores vencedores da competição. Real Madrid com 9 e Milan com 7 títulos. Os franceses do Olympique de Marselha até tentaram complicar porém a vaga ficou mesmo com os dois gigantes. Merengues em primeiro e rossoneros na segunda colocação após uma grande recuperação nas últimas rodadas. O Zurich roubou 5 pontos dos italianos mas sequer empatou contra as demais e foi o último. Para os franceses restou a LE.
.
Uma das decepções veio do grupo D. Os espanhois do Atlético de Madrid não foram nem um pouco combativos e só foram pra Liga Europa graças ao gol marcado em Nicosia contra o APOEL do Chipre. O Chelsea foi o primeiro e o Porto terminou na segunda colocação.
.
Talvez a maior decepção tenha vindo do grupo E. O pentacampeão da Champions League Liverpool teve que se contentar com a vaga na LE ao terminar na tercira colocação do grupo. Os Reds ficaram na frente apenas dos húngaros do Debreceni. O líder foi a Fiorentina que venceu o próprio Liverpool por 2x1 de virada em Anfield Road. O segundo foi o Lyon que massacrou em Gerland os lanternas do leste europeu por 4x0.
.
O outro grupo de dois imensos foi o F. No entanto tudo foi definido na última rodada. O Barcelona venceu de virada o Dynamo em Kiev por 2x1 e terminou na primeira colocação com 11 pontos. Jogando mal a Internazionale de Milão fez 2x0 no Rubin Kazan atuando na Itália e terminou em segundo. A vaga na Liga Europa sobrou para os russos que perderam hoje para os nerazzuri.
.
Mostrando ser uma força ascedente na Europa o Sevilla passeou no grupo G. Com seus 13 pontos garantiu com folga a primeira vaga. A decisão da última vaga ficou para o jogo entre Sttutgart e Unirea na Alemanha. Em 11 minutos os germãnicos fizeram 3x0. O gol romeno de nada adiantou e o Sttutgart está nas oitavas-de-final da Champions League. Ao Unirea sobrou a honra de ter eliminado o grande Rangers da LE. Os escoceses aliás fizeram uma camapnha vexatória marcando apenas 2 pontos.
.
Caindo pela terceira vez no grupo H o Arsenal terminou pela terceira vez na primeira colocação. Os gunners não foram prejudicados nem pela derrota de hoje ante o Olympiacos por 1x0. Os gregos comandados por Zico ficaram com a segunda colocação e última vaga do grupo. Pra liga Europa foi o Standard Liége que empatou nos minutos finais contra o AZ Alkmaar em casa.
.
Sexta acontecem os sorteios para a UCL e pra LE. Com tais surpresas e gigantes indo pra segunda competição da Europa prevejo confrontos interessantíssimos em Fevereiro.

Não adianta...

Eu não sou o tipo de pessoa que nasceu pra se dar bem na vida. Tem 4 dias que eu ando reclamando das pessoas. E hoje fui surpreendido pelo meu pífio desempenho no enem. Bem abaixo do que esperava. Mas... vamos lá. uma tragédia de cada vez.
.
Tem uns 4 ou 5 dias já que eu ando insatisfeito com meu círculo social. Parece que as pessoas resolveram falar tudo o que eu não gosto ou tudo que eu não gostaria de saber sobre elas. Palavras de qualquer espécie e que te fazem pensar no óbvio. Tá tudo realmente perdido. Você quer novas pessoas imediatamente. Elas podem ser diferentes mas assumem logo de cara fatos que você descobriria apenas com alguma intimidade. Fatos ruins. Isso te cansa. Quanto aos demais o problema é sempre o já conhecido.
.
Você sempre se achou minimamente inteligente. Mas só é inteligente pra fazer pouco mais de metade da prova do ENEM. A prova mais ridícula que alguém pode fazer. Claro que a formatura atrapalhou um pouco e a desorganização do MEC atrapalhou o resto. Mas isso não tira seus deméritos e a sua impotência. Sentir-se um merda vai ser ótimo pra fazer a prova da Cásper Líbero. E é bem assim que ando me sentindo.
.
Você vai ficar mais quanto tempo com esse vazio interno e intenso ? Sem nada pra fazer e se jogando ainda mais no que não gosta ? Ando vendo todos sentado no chão solitário. Todos conseguem se entreter fazendo o que você julga errado. Você não tem forças pra se levantar. Mas caso se levante mostrará uma a uma o quão errôneo é o que andam fazendo. Vai ver é por isso te mantém sem forças. Triste constatação.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Muito Além do Cidadão Kane

Chama-sse assim o documentário que vi essa tarde. Produzido pelo Channel Four e exibido pela BBC em 1993 o programa mostra em quase duas horas o histórico de picaretagem das organizações Globo.
.
Alguns dados me impressionaram. Todos sabem que a TV Tupi foi a primeira do país. Ela começou com o equivalente a 300 mil dólares. A Globo no RJ começou com cerca de 6 milhões da mesma moeda financiadas pela Time-Life atual Time Warner. Uma empresa americana. O governo dos EUA queria manter o Brasil numa ditadura militar de direita para afastar a bandeira do comunismo daqui. Os militares então afrouxaram a lei de concessão e permitiram tudo isso à revelia do senhor Roberto Marinho. O " jornalista " então escondia as verdades da ditadura e mostrava apenas o milagre econômico brasileiro.
.
Tudo era friamente premeditado pelas organizações Globo. Da ausência de notícias sobre o caso Vladimir Herzog até a manipulação quase que estatal sobre a greve dos metalúrgicos no ABC. Os globais até tentaram dar um último respiro para os generais ao omitir o comício das Diretas Já em SP. Tal reportagem aliás foi a que mais me causou espanto. Talvez o maior comício para a volta da democracia foi escabrosamente ignorado. Um verdadeiro crime.
.
A ditadura acabou e a Globo dizendo-se democrática acima de tudo apoiou Tancredo Neves. Com sua posterior morte e a chegada do pouco carismático ( desde aquela época ) José Sarney a presidência nota-se um escambo arcaico. Roberto Marinho ganhava espaço na nova República enquanto Sarney e seu ministro das telecomunicações Antônio Carlos Magalhães ( já ouviu falar ? ) ganhavam as últimas concessões do país. Continuava o império dos dois capitães do Nordeste.
.
O escândalo da Proconsult também é lembrado. Simples de ser explicado porém complicado no documentário. Todos os votos teriam que ser feitos no partido e não em candidatos como hoje em dia. No Rio de Janeiro havia Leonel Brizola do PDT e Moreira Franco do PDS ( partido dos militares ou novo nome do ARENA ). A Globo divulgava vantagem do candidato do PDS contrariando todos os demais veículos de imprensa. Com a lentidão na apuração ( premeditada diga-se de passagem ) cabia aos globais manipular novamente o povo a fim de que o estadista Brizola não chegasse ao poder. O plano foi descoberto e o Rio seria governado pelo PDT.
.
O episódio das eleições de 89 é debatido no fim do documentário. A edição do JN amplamente pró-Collor com as perguntas da pesquisa telefônica dando uma vitória que não deveria ser tão larga. O porém está em ver como Collor se tornou famoso. Após se casar com Lilibeth filha de um sócio de Roberto Marinho e aparecer no eterno programa do Chacrinha cujo show foi vetado graças a aliança global com a ditadura por uma década. Com o impeachment iminente a Globo ajudou os caras-pintadas a tirar o alagoano e colocar Itamar Franco. Novamente no velho esquema de troca de favores.
.
Todos esses fatos são ilustrados com depoimentos de pessoas importantes e duma família da perfiferia de Salvador. Seu nome não poderia ser mais brasileiro: Silva. A manipulação pode ser vista aqui. Os Silva mais do que nunca foram o Brasil. Foquei nos episódios jornalísticos pois foram os quais mais me chamaram a atenção. Mas eles vêem todas as novelas durante o dia e acreditam em tudo que o Jornal Nacional falava até o escândalo com Collor e Lula. Apenas lembrando que ertas novelas globais alcançaram 100% de IBOPE ou todas as televiões ligadas na emissora.
.
O Brasil enquanto nação é maravilhoso. O Brasil como Estado é ridículo. Vítima de pessoas de má-fé sejam políticos ou jornalistas. E eu como futuro formador de opinião me sinto no dever de coibir e azucrinar qualquer que seja o monopólio e manipulação grotesca da verdade.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Brasileirão do STJD

Gostaria muito de colocar meu texto com outro título. Irei negritar alguns outros parágrafos que remeterão a outros temas. Mas diante de tudo o que foi feito não tem como esconder. O resultado final do campeonato esse ano se deu graças ao Superior Tribunal de Justiça ( Justiça ? ) Desportiva. Desde o jogo entre Botafogo x São Paulo quando a entidade suspendeu o Morumbi e 3 jogadores do time paulista falo isso. E para ajudar os clubes cariocas. Meu texto Salva Rio explora melhor o tema. E... adivinhem. O campeão foi o carioca Flamengo. O Fluminense sem ajuda dos engravatados confirmou sua subida e se salvou. Mas o Botafogo foi beneficiado sistematicamente nas partidas do Engenhão graças ao referido tribunal. Na penúltima rodada por exemplo a partida entre Corinthians e Flamengo foi ransferida para Campinas. Era alegada falta de segurança graças a peleja entre Palmeiras e Atlético Mineiro também na cidade de São Paulo. Campinas proporcionalmente tem muito mais flamenguistas que a capital. Então por que ao mesmo horário e na mesma data o Rio de Janeiro ( sempre ele... ) recebeu duas partidas de vital importância para o campeonato como Flamengo x Grêmio e Botafogo x Palmeiras ? Mistério ? Não. Ajuda descomunal aos cariocas.
.
Flamengo hexa. Sim... não adianta esconder. O Flamengo é sim hexa. O ano de 1987 tem só um campeão de verdade e esse é o clube do Rio. Com a ajuda do tribunal o Flamengo chegou e fez uma linda festa no Maracanã. O time ia se complicando com o inesperado gol gremista. Mas com gols dos zagueiros David e Ronaldo Angelim o rubro-negro virou e selou o título. Angelim aliás se transformou numa espécie de Rondinelli ( alcunhado pela torcida como Deus da Raça ) do século XXI. Merecido pelo que foi feito do segundo turno pra frente com contratações e sobretudo a efetivação de Andrade. O comandante se transformou também no primeiro técnico negro a ser campeão. Nada mais normal que tal tabu cair num time tão popular como o Flamengo. Foi o Brasileirão também de Adriano e principalmente de Petkovic. E da torcida que jamais deixou de acreditar fazendo verdadeiros shows no Maracanã e Brasil afora.
.
Libertadores como consolo. Foi o que sobrou para colorados e são-paulinos. O Internacional ia vencendo o Brasileirão até os 23 do segundo tempo quando o Flamengo virou pra cima do maior rival dos vermelhos. Armado ou não o próprio Inter sabe que deveria ter dado mais em partidas nas quais perdeu pontos. No fim das contas o Beira-Rio foi agraciado com o belo 4x1 do time sobre o Santo André. Fica o orgulho de ser talvez o time mais regular do campeonato. Ao São Paulo que chegou a liderar na fase final e foi prejudicado pelo STJD restou a união. Time e torcida se entenderam. Ambos sabiam que o título era praticamente impossível mas todos se alegraram com o ótimo 4x0 do tricolor contra o Sport. Para 2010 o time novamente vem forte.
.
A questão do quarto lugar. Botafogo x Palmeiras jogariam no Engenhão. O Palmeiras em choque graças aos recentes atos de violência da Mancha Verde para com seus jogadores. O Botafogo sendo ajudado mas quieto. Santos e Cruzeiro se enfrentariam na Baixada. O Santos de ressaca um dia após eleger seu novo presidente e ver o império de Marcelo Teixeira cair. A equipe celeste concentrada e crente na vaga pra Libertadores. Ao Palmeiras batava um empate. O Cruzeiro precisava vencer e torcer por derrota palestrina. Botafogo e Cruzeiro saem na frente. Neymar empata pro Santos. O Botafogo já fazia 2x0 quando Kléber faz 2x1 pro Cruzeiro. Momento místico. O jogador mais adorado pela Mancha Verde desclassificava o Palmeiras da Libertadores. Era quase numa lição. Tantos atos desastrosos de nada adiantaram. Nem o gol de Robert salvou o Palmeiras que ano que vem jogará a Sul-Americana apenas.
.
Apesar de tudo grandes campanhas. Da zona da Sul-Americana gostaria de destacar dois times. O Atlético Mineiro que levou multidões ao Mineirão terminou numa honrosa sétima colocação. O gás inicial surpreendente era claramente graças ao seu time extremamente jovem. O time tropeçou nas últimas rodadas ao mesmo tempo no qual o presidente Alexandre Kalil começou a falar besteira. Mesmo trazendo Corrêa e Ricardinho a base era inexperiente e não manteve o ritmo. Caso mantenha o grupo parecido a garotada pode amadurecer e ir longe em 2010. A outra equipe é o Avaí. Mesmo com um início desacreditado e horrível a diretoria do clube catarinense manteve Paulo Silas. Numa reação incrível o Leão da Ilha chegou a sonhar com a Libertadores. Terminou num belíssimo sexto lugar. Silas já foi para o Grêmio. O time cheio de bons valores pode se desfragmentar. Mas nomes como Eduardo Martini Augusto Eltinho Léo Gago Luís Ricardo e Muriqui sempre farão parte dessa grata surpresa avaiana.
.
O Rio de Janeiro que não se entristeceu em Dezembro. O Botafogo só dependia dele. Já falamos da partida e se salvou com todo o apoio do tribunal. A decisão do último rebaixado aconteceria então no Couto Pereira. Coritiba e Fluminense se degladiariam e quem perdesse iria cair. O empate favorecia o time carioca. E foi o que aconteceu. O 1x1 acalmou o ãnimo dos torcedores tricolores presentes no Paraná que se enroscaram com a Polícia local. O mesmo resultado emocionou os torcedores do Fluzão ao redor do país. Esse sim de uma torcida espetacular que sistematicamente deu shows enquanto o time estava na rabeira. Acreditando quando todos achavam impossível. O Fluminense mostrou que somos maiores que qualquer número. Que a racionalidade de nada vale caso você queira. E que o impossível inexiste com confiança e esperança. Só discordo de quem fala que essa foi a maior arrancada dos pontos corridos. O próprio Cuca tirou o Goiás da 24ª colocação em 2003 e levou o time para a nona colocação. Mas o Flu mostrou por que é imenso. Com méritos próprios e não como uns e outros. Parabéns Fluminense.
.
A maldição dos centenários faz outra vítima. O Coritiba perdeu o campeonato paranaense para o arquirrival Atlético. Fez bonito na Copa do Brasil mas perdeu na semifinal para o Inter. Não passou da primeira fase na Sul-Americana. E vinha sempre no meio da tabela no nacional. Inesperadamente o time começou a perder seguidas partidas. O fantasma de um novo rebaixamento surgiu. E ontem o Coxa caiu. A torcida se enfureceu. Imediatamente após o apito de Leandro Vuaden a torcida agrediu o trio de arbitragem. A polícia interviu e aí começou a selvageria de fato. Arrancaram cadeiras paus e tudo o que havia para fazer de arma. A confusão saiu do Couto e foi invadindo o Alto da Glória. Tomou proporções imensas. A torcida sitiou Curitiba inteira. Um centenário lamentável terminando de forma vergonhosa. Todos esperamos punições para que o year after do Coxa seja íntegro.
.
Escreverei sobre futebol conforme as contratações forem vingando. Ainda tem o futebol internacional claro. Mas obviamente a maior empolgação com o esporte bretão terminou ontem. Esses 40 dias são cheios de blábláblá e pouca ação. Um pouco antes dos estaduais se inicia a Copa São Paulo e dá uma animada. E vamos torcer para que o 2010 futebolístico seja ainda melhor que o de 2009 se é que isso é possível. A começar pela Copa. Que todas as competições tenham emoção esperança e shows nas arquibancadas. Raça em campo. E violência na cadeia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A sorte não esteve conosco

É comum falar boa sorte antes de sorteios. Eu vi 3 sorteios de Copas do Mundo. Nos 3 fiquei agradavelmente surpreso com o resultado. Sobretudo em 2002 quando vi a Argentina cair no grupo da morte e ser eliminada na primeira fase. Dessa vez não foi assim. O resultado das bolinhas na África do Sul foi desastroso. Grupo por grupo vamos às análises.
,
Grupo A → África do Sul ~ México ~ Uruguai ~ França
Não me lembro de ver algo igual a esse grupo A. Quem você acha que é o cabeça-de-chave dos 4 ? A atual vice-campeã França ? Os bicampeões do Uruguai ? Os sempre presentes mexicanos ? Por um acaso é a África do Sul sede do torneio. Nunca pensei em ver um cabeça-de-chave praticamente já eliminado no sorteio. É o grupo mais forte dentre tantos outros que irei destacar. Graças ao futebol medíocre do selecionado francês mexicanos e uruguaios podem surpreender. Três seleçeões para duas vagas. E com 3 camisas de peso como essas tudo pode acontecer.
.
Grupo B → Argentina ~ Nigéria ~ Coréia do Sul ~ Grécia
Os hermanos provarão tudo na estreia ante os africanos. Se vencerem irão a passos largos para o primeiro lugar. Caso percam podem tropeçar contra a sempre surpreendente Grécia. Os gregos surpreenderam Portugal na final da Euro 2004 a Ucrânia na repescagem das eliminatórias e possui um grupo experiente. A Argentina deverá estar na segunda fase. A Nigéria idem. Mas não descarto a Grécia que pode roubar pontos importantes dessas duas seleçeões.
.
Grupo C → Inglaterra ~ Estados Unidos ~ Argélia ~ Eslovênia
De longe a potência que mais se deu bem foi a Inglaterra. Ao menos para mim tem grandes chances de ser a primeira colocada do grupo. O que complica um pouco isso é o fato de encarar os Estados Unidos logo de cara. Argélia e Eslovênia certamente farão figuração no grupo. Inglaterra e Estados Unidos ( nessa ordem ) deverão passar com alguma sobra.
.
Grupo D → Alemanha ~ Austrália ~ Sérvia ~ Gana
Sem Guus Hiddink a Austrália perde força. Encarando-a logo de cara os alemães deverão embalar. Sérvia e Gana provavelmente irão se matar na primeira fase caso não dê empate o confronto entre ambos. Daí pra frente precisarão roubar pontos da Alemanha ( tarefa ingrata ) e fazer o dever contra a Austrália. Alemanha deve ser a primeira colocada. Sérvia e Gana brigarão ferrenhamente pela segunda vaga. Eu aposto e torço nos ganeses.
.
Grupo E → Holanda ~ Dinamarca ~ Japão ~ Camarões
O Grupo A pode ser o mais forte. Mas esse é o mais equilibrado. A primeira rodada definirá muita coisa. A Holanda é mais forte que a também madura Dinamarca. Camarões deve levar vantagem sobre o Japão. Aliás os nipônicos não me inspiram grande confiança para esse grupo. Algo me diz que teremos uma grata surpresa e Camarões terá a primeira posição. Holanda em segundo. A Dinamarca fez uma ótima eliminatória e pode mudar todo o meu prognóstico. Chutes dados. Com muito temor mas dados.
.
Grupo F → Itália ~ Paraguai ~ Nova Zelãndia ~ Eslováquia
As duas últimas seleções citadas farão turismo pela África do Sul. Deram azar de cair na mesma chave da atual campeão mundial e da sempre forte seleção guarani. Logo no primeiro jogo do grupo eles deverão definir quem será primeiro e quem será segundo. A Squadra Azzurra me parece um pouco enferrujada e vou apostar na zebra. Paraguai em primeiro e Itália em segundo.
.
Grupo G → Brasil ~ Coreia do Norte ~ Costa do Marfim ~ Portugal
De longe o grupo mais difícil que o Brasil já enfrentou nas Copas que vi. Encarando a Coreia do Norte deverá embalar e conseguir bons resultados ante as demais seleções. E já na primeira rodada Costa do Marfim e Portugal farão uma partida espetacular. Na terceira rodada o jogo mais aguardado da primeira fase entre brasileiros e portugueses. Com algum receio mas cheio de confiança coloco o Brasil na primeira posição. Para a segunda vaga gostaria muito de incluir Portugal. Mas acho que passa a Costa do Marfim.
.
Gupo H → Espanha ~ Suíça ~ Honduras ~ Chile
A primeira vista o grupo espanhol parece fácil. Mas não é. Aliás esse grupo coloca frente a frente duas maneiras totalmente distintas de se jogar. A Espanha não deverá ter problemas em se classificar na primeira colocação. Porém um jogo interessante nos aguarda na segunda rodada entre Suíca e Chile. A seleção do chocolate é conhecida por seus sistemas defensivos fortes. A da última Copa foi eliminada sem levar um gol sequer por exemplo. Já os chilenos sempre tiveram um futebol ofensivo e essa característica apenas cresceu nas mãos do atual comandante Marcelo Bielsa. Desse confronto deverá sair o segundo classificado. Aposto e torço para os latino-americanos
.
As oitavas-de-final reunirão os primeiros classificados das letras ímpares ( A, C, E e G ) contra os segundos das letras pares ( B, D, F e H ) e vice-versa. Entre outros poderemos ter França x Argentina e Espanha x Portugal já nas oitavas. Seria demais. Mas... fica o alerta. Os dois grupos mais desejados graças aos trajetos menores eram B e G. Onde caíram Argentina e Brasil. Ambas as Coreias de seleções fracas caíram nos mesmos grupos. E todos sabem que o sonho da FIFA é uma final entre argentinos e brasileiros. Não sei como fica o chaveamento a partir das quartas mas... será ?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

We did it

O Blink 182 já dizia na sua música First Date ( sugestivo nome de música para o que eu gostaria de descrever. O primeiro encontro literalmente ):
.
Honest, let's make this night last forever!
Forever and ever, let's make this last forever!
Forever and ever, let's make this last forever!
.
E eles ainda completam:
.
When you smile, I melt inside...
( ... )
I really wish it was only me and you
.
Pra mim foi assim. =)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mesmo ingratos fazemos festa

Claro que existem gostos e gostos. É compreensível o fato duma pessoa não gostar de samba. Mas falar mal dele é inadmissível. O samba é o Brasil em estado puro. Uma pérola musical de vários quilates que nós mesmos rebaixamos a qualidade duma bijuteria qualquer.
.
Essa ingratidão brasileira é estranha. Muitos de nós somos festeiros. O samba também. Temos a felicidade pulsando em nosso sangue tal qual a percussão. Falamos de tudo como o cavaquinho ao começar a chorar. Não gostar do som ou da pegada é algo normal. Mas não gostar de samba é estranho. Coisa de quem é ruim da cabela ou doente do pé.
.
O país mais negro fora da África tem em sua música o gênero que é feito e exalta ícones de cor. Sejam eles os bestiais deuses do continente espelho ou ilustres filhos descendentes das etnias africanas. E muitas vezes se esquece de seus principais nomes. Como podemos ver pela data. Dois de Dezembro. A mesma data na qual Ary Barroso pisou na Bahia pela primeira vez. Da gravação de " Pelo Telefone " o primeiro samba reconhecido. Ou da data magna da Deixa Falar primeira escola de samba do Rio. De Ismael Silva e dos bambas do Estácio.
.
Haja coincidência. O mesmo samba que começou fugido da polícia e consagrou figuras como Xangô Paulo da Portela Cartola e Silas de Oliveira foi crescendo. O carnaval via suas escolas cada vez melhores e com melodias sensacionais. Samba que se fundiu com outros gêneros e fez-se a Bossa Nova nos anos 50. Mais tarde nas mãos do grande Jorge Ben deu origem ao samba-rock. Mas que nunca deixou de se fazer ouvido na sua forma mais pura e genuína.
.
As escolas de samba tem papel fundamental nisso. Dos anos 60 apaixonantes. Os anos 70 e sua melodia ímpar. Anos 80 e a década de ouro do carnaval. Sempre há um samba refletindo o que o povo pensa que ganha fama. Dos mais famosos como Beth Carvalho até grupos desconhecidos mas não menos importantes como o Quinteto em Branco e Preto. De tão especial recebemos homenagens de grandes baluartes da música como Caetano Veloso. Outros se tornam figuras místicas graças ao samba como Clara Nunes.
.
A mocidade não é apenas nome de escola. Paulo Barros relembra o genial Joãosinho Trinta. Arlindo Cruz e Diogo Nogueira surgiram com tudo. Zeca Pagodinho é reconhecido internacionalmente. Os estrangeiros invejam as diferentes batucadas das escolas de samba. E ao falarem de Brasil relembrar da palavra samba sem hesitar. Música e festa. Singularidades. Nada mais Brasil que o samba. Ou nada melhor prum mote sambista que o nosso país.
.
Não há reconhecimento melhor pro samba que as rodinhas que se formam a cada esquina ou nos bares. Momentos felizes que todos se recordam ao cantar um dos vários clássicos do gênero. Fazendo do preto e branco a aquarela de alegria. Fazendo o bem e trazendo isso sem olhar a quem. O samba saúda a todos nesse dia singular. E eu brasileiro que sou puxo o coro. Quem me acompanha ? Não precisa ser bamba ou saber batucar. Basta ter o nosso ideal. Basta ter vontade de ser feliz.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A sweet fake

Quando eu a vi vindo em minha direção no cinema eu apenas sorri disfarçadamente. Ela fez o mesmo. Com a mesma camisa de quase todas as fotos ficou fácil nota-la. O abraço que me falaram que seria intenso foi gostoso. O silêncio que ficou durante o ato ao menos de minha parte era o choque do momento. Palavras rápidas e a ida à livraria. Alguns livros que tem a ver contigo e um que me lembrou o teu texto do xeque-mate. Acabei não falando. Fomos pegar a escada rolante para ver se tinha algo bom pra fazer. Coloquei as mãos sobre o seu ombro. Você as puxou. Primeiro de vários momentos bons que você me proporcionaria. Algumas palavras sem nenhum sentido na tua orelha. E andar de mãos dadas contigo por aí. Era bonito.
.
O shopping era horrível. Fomos ver filme. Compramos ingressos para um que sequer conhecia. Ficamos conversando nas grades do último andar. Papos sobre suas marcas e sobre esportes. Tuas reclamações apareciam depois das minhas... quem diria. Quando te abracei e te puxei pra perto de mim nas mesmas grades aonde conversávamos me senti bem. Um bem que talvez nunca tivesse sentido ou encontrado. Depois olhei no fundo do teu belo olho verde. Ninguém disse nada. Depois de tudo que passamos não precisava. Olhei para o relógio. 15:27h. Dia 28/11/2009. Nunca me esquecerei desses números. Esses você pode não gostar. Mas eu os idolatro. Era lindo.
.
Filme ? Você me parecia bem mais interessante. No começo de tudo que fizemos te disse que ainda lembrava o que gostaria de fazer contigo. Muito tu deixou. Mas o que te deixaria ainda mais afim tu espertamente não me deixou fazer. Por não ter onde ir lá ficamos. Nos curtindo. Te desbravar aos poucos foi resgatar as melhores lembranças que tenho comigo. Quando tua respiração se acelerava meu pulso ficava mais forte. A cada ricto labial teu paralisava por dentro. Teus olhos verdes refletiam as cores do telão. Era maravilhoso.
.
Até o McDonald's da praça Sete e te ver comprando um sundae. Te zuar ainda mais um pouco. Sentar naquele quarteirão fechado Pataxó e ouvir a música para os drogados dançarem. Muito papo e alguns selinhos até tu dizer que precisava ir. Com alguma resistência fui junto contigo. Não queria. O puxão pra detrás daquele orelhão dizia bem isso. Sorte minha que o ônibus não chegava. Deu pra ficar conversando sobre tudo enquanto tu me abraçava e eu tentava ver o teu coletivo. Quando olhava pra ti era surpreendido pelo teu incrível olhar que eu não canso de elogiar. Isso por que não falei da tua boca ainda maior que nas fotos e das tuas pernas absurdamente fenomenais. Teu cabelo que me atrapalhava e a sua orelha vítima de muitas sílabas minhas. Era demais.
.
Tu deixou escapar que estava sendo assim por talvez nunca mais me ver. Eu queria te conhecer realmente confesso. E irei conhecer. Isso fica pra depois. Todos aqueles selinhos beijos e o nosos beijo de esquimó não serão esquecidos. Até que chegou o teu ônibus. Repito o que disse na tua partida. Quando você sentir falta de chamar alguém de amor ( e se sentir ) eu estarei aqui. E lá fiquei te vendo no ônibus sem reciprocidade. Não interessa. O arranhão que apareceu no meu pescoço diz que o dia foi incrível. Foi maravilhoso.
.
Já te disse o que achava de ti antes de tu me perguntar isso. Mas vou falar o que não devia. Sei que tu não acha que nós não ficamos bem pois eu já sei a resposta disso. Mas eu realmente acho que nós nos encaixamos bem. Ao menos nunca um abraço foi tão bem recebido e dado. Ou nunca as minhas mãos se entrelaçaram tão bem com as de alguém. Sinceramente não precisava de nada que aconteceu no cinema. Te ver e realizar que você não é só uma ilusão minha me satisfez. E eu gostei de ti. Te achei bacana. Simpática ( sim ). Carinhosa. Engraçada. E eu continuarei aqui como teu amigo. Pronto pra mais dias como o tal 28/11/2009.
.
Lembro de ti com saudade. Prontas e loucas pra não serem mais sentidas. Não quero sair de perto dessa doce mentira sinceramente. Não do meu jeito tão otário capaz de escrever toda essas coisas bonitas e que você não gosta. Mas pra te zuar e dar uma opinião franca quando tu quiser. Eu tô aqui. Sempre. E não vou te sufocar mais.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Diário de bordo BH


Acordar as 5:30 da manhã nunca é legal. Mas eu estava até certo ponto animado. Era o primeiro vestibular pra valer da minha vida num local distante. Com a antecedência de sempre chegamos no aeroporto. O vôo foi pontual ( principal proposta da OceanAir aliás ) e rápido. Em menos de uma hora chegamos em Confins. Eram 8:20h. A diária no hotel em BH começava apenas ao meio-dia. Enrolamos 3 horas num minúsculo aeroporto para pegar o táxi.
.
A Ellen já falava das suas. Após perguntar por que haviam faixas de pedestres em aeroportos ( ? ) ela se referiu ao descampado e a cidade comentando que " no hotel ao invés de pegarmos uma chave pegaremos um sino pra chamar as vaquinhas. " Isso animou o fim do vôo que teve um garoto berrando o percurso inteiro. Sabe-se lá por que o mau-humor não tomou conta de mim
.
Pegamos o táxi. Após a interrupção graças a colocação de uma tela informativa no caminho do aeroporto começamos a conversar com o taxista. Eu falava tudo o que sabia da capital mineira. Tudo. Ele se impressionou. Tanto que fez o caminho pela Cristiano Machado e não pela Antônio Carlos como era de praxe. Ele foi nos explicando o que eram as construções do trajeto. Vimos a futura sede do governo mineiro e um sem fim de construções daquelas que só quem é de Belo Horizonte sabe.
.
Novamente adiantados. Faltavam 40 minutos pra começar a diária. Paramos numa loja de bijuterias na Afonso Pena pras mulheres fazerem suas compras de sempre. Eu ficava olhando para a entrada e analisando o povo. Mesmo no centro era possível ver pessoas bonitas. A avenida lembrava uma 25 de Março mais ampla e organizada. Eu estava adorando aquilo. Entramos no hotel. Simples mas bem confortável. Com TV a cabo um chuveiro maravilhoso e uma bela vista da região central. O porém foi a goteira bem em cima da cama. Logo consertada pela equipe do hotel.
.
No hotel comecei a reparar de fato no povo mineiro. Aquele sotaque aberto e falar cantado charmosissímo. Uma hospitalidade que não havia encontrado em nenhum outro canto. Todos bem educados mas com um olhar melancólico para o nada que tentava ser disfarçado com um profundo sorriso. Era... incrível. Decepcionante foi o Shopping Cidade. Pequeno e sem nada. E com uma comida fraquíssima. O que ocorreu depois do almoço escreverei amanhã.
.
Voltando pro hotel deu tempo de ver o fim do jogo entre Guarani x Juventude. Paulistas subindo. Gaúchos caindo. E a força da maior torcida do interior paulista. O bandeirão bugrino que cobriu o Brinco de Ouro era algo de extraordinário. Janta no Subway da Afonso Pena. Um banho pra relaxar. E cama as 20h da noite. Com muitos intervalos pra pegar água pois o calor era grande.
.
Acordando no domingo fomos logo para o café da manhã no hotel. Pela primeira vez poderia experimentar o pão-de-queijo mineiro. Aquele era sem graça e duro. Saí com fome. Voltamos para o quarto e vimos o desafio das estrelas de kart. Massa levou a corrida e Schummacher a competição. Melhor que isso só ver Rubinho fora do pódio. E já era hora de fechar a conta no Financial. Tudo fechado. Seguimos novamente para o Subway almoçar.
.
Pude observar que os mineiros em geral são lerdos. O garoto de minha frente perguntou onde estavam os canudos. Literalmente estavam abaixo de seu nariz. Eu indiquei e ele sem graça sorriu dizendo obrigado. Ao pedir várias bebidas para o almoço e para o vestibular os atendentes bateram cabeça. Acontece. Tanta simpatia tem que ser compensada de alguma forma.
.
Caminhamos até a Escola de Enfermagem. Ao pedir informações numa banca de jornal a simpática ( e bela ) morena mineira nos indicou tudo. Lá encontramos a piracicabana Camila que estava na mesma que eu. Fomos batendo papo e descobri que ela seria minha concorrente. No entanto ela me parecia deveras preocupada em passar. Eu por incrível que pareça estava aspirando tranquilidade. Entrando no local de prova notei o grande contingente feminino. Muitas delas bonitas. Era um pedaço do paraíso.
.
A prova estava marcada para começar as 14:00h. Começou 20 minutos depois. Sinceramente não estava tão complicada. Não corrigi o gabarito ainda mas talvez tenha ido melhor do que esperava. Me irritou a desorganização da COPEVE. Os inspetores da sala disseram que normalmente o sigilo acaba com uma hora e meia de prova. Acabou com 4. Pensei em pegar um táxi e ir até a rodoviária. Mas não haviam táxis. Precisei voltar para o Financial para encontrar um.
.
Última observação sobre o povo mineiro: são tão simpáticos que acabam se esquecendo de se informar. Ninguém sabia os resultados dos jogos. Isso por que a alguns quilômetros dali jogava o Cruzeiro. Talvez seja por isso. A torcida do Atle´tico é de fato única. Anda sofrendo com o pior rendimento do time nas últimas rodadas e não tira a camisa nunca. Vi mais camisas alvinegras que celestes sobretudo no sábado.
.
Já na rodoviária encontrei minha mãe e a Ellen me recepcionando com 3 pães de queijo. Agora sim... que pão de queijo ! Imenso fofinho e com um gosto incrível. Agora entendi a tradição mineira e pude comprovar que ela é verdadeira. Indo para o aeroporto dessa vez na Antônio Carlos passamos pela Pampulha. Na entrada do campus principal da UFMG os cruzeirenses saíam do Mineirão fazendo festa. Pouco depois a Lagoa e o aeroporto da Pampulha. Estrada até Confins. Fim da linha e da viagem. Por mais complicado que o vôo até São Paulo tenha sido nada tira a graça dessa viagem.
.
Falta uma parte importantíssima da viagem. Mas não só por isso o sentimento que fica da capital mineira são os dizeres da camisa que comprei por lá. " Eu amo BH radicalmente ". Amei BH radicalmente. E quero voltar pra lá o quanto antes. Sobretudo caso seja pra morar. Ou ao menos pra ficar algumas semanas nas férias. Pra terminar o texto outra frase de camisa e verso de canção sertaneja que faz todo o sentido. Não há lugar melhor que BH. E é lá que eu quero ficar.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Você perdeu tempo


Todas aquelas pessoas que você sempre admirou são legais. Te recebem minimamente bem.
E você percebe que o tempo que ficou olhando pra elas pensando " Cara... nunca vou
ser alguém assim " foi em vão. Você não precisa morrer de vontade de falar com elas.
.
Basta apenas falar. Ou aproveitar um assunto quando ele surgir. Já tinha pensando nisso na Costa do Sauípe. Voltei a pensar ontem no Extravasa. A facilidade com a qual eu puxava assuntos com muitos desse pseudo-grupo acima de mim me impressionou. Qualquer assunto ou qualquer pessoa. Não deixa de ser verdade que eu estava deslumbrado com tudo aquilo. Mas fica o alerta.
.
E nesses 3 anos de escola que eram pra ser o ressurgimento foram a obscuridade. Queberei meus paradigmas tarde demais. Ao achar diversos twitters hoje de manhã reparei isso. Eu não sabia de nenhum. De pessoas que gostaria de conhecer mais. Porém... você sempre ficava preso e envergonhado. Deu nisso.
.
Você sai daquela escola com a sensação de que conseguiu desmepenhar bem o seu papel. Mas que não conseguiu caçar amizades que poderiam ser imensas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Operação Salva Rio

Lembrei-me agora do meu ginásio. Chegava em casa e ligava no programa do Milton Neves na Record. Debate Bola. Entre tantas figuras já tarimbadas do jornalismo esportivo popularesco encontrava-se lá Paulo Roberto Martins. Famoso pelo seu apelido de Morsa. Do sujeito relembro-me sobretudo de dois fatos. Sua risada que me fazia rir junto e suas teorias conspiratórias. A principal dela é a tal Operação Salva Rio. Naqueles tempos o Vasco brigava pra não cair. O Botafogo chegou a cair. Flamengo e Fluminense alternavam bons e maus anos. E algum presente do STJD favorecia os times da cidade maravilhosa.
.
Eu ria disso também. Hoje não mais. Durante o já histórico Fluminense x Palmeiras comentei com meu avô que a situação toda protagonizada pelo juiz Carlos Eugênio Simon era vergonhosa. Curiosamente o único time da primeira divisão que não reclamo é o tricolor. Exceto por esse jogo sua meteórica arrancada de nada se deve a arbitragem. São jogos de invencibilidade que não se cruzam com más atuações dos homens do apito e tem a ver com o futebol refinado que a equipe vem apresentando.
.
Começo com o Botafogo. O time sempre esteve na parte de baixo da tabela. Entre trancos e barrancos ( leia-se ajudas dos juízes ) se mantém fora da zona de rebaixamento. A partida de ontem contra o São Paulo reinaugurou um gênero conhecido em General severiano. A ajuda do tribunal. O antigo presidente do STJD era um ilustríssimo botafoguense. Falo de Luiz Zveiter figura mais conhecida que muitos artilheiros do país. Sem meio time o tricolor paulista perdeu uma partida que venceria com certa facilidade caso estivesse com o time completo.
.
O mais engraçado é que com a suspensão de 3 atletas o tribunal favoreceu também o Flamengo. A derrota são-paulina foi vital para o rubro-negro. Uma vitória bastaria para a maior torcida do país ver seu time assumir a liderança do Brasileirão. No entanto o time fez um papelão e empatou por 0x0 com o desinteressado Goiás. E eu não falarei novamente de todos os esncândalos históricos do time da Gávea. Me atenho ao presente.
.
Sem a liderança e com um novo julgamento de atletas do São Paulo na quinta-feira já adianto as cenas dos próximos capítulos. Hugo e André Dias não poderão atuar pelor estante do campeonato deixando o tricolor ainda mais desfalcado. E deixando a situação flamenguista ainda mais fácil. Isso sem contar na parte de baixo da tabela. A chance de Botafogo e Fluminense escaparem agora é grande. A dupla AtleTiba pode ser a vitimada. A Operação Salva Rio está visivelmente em ação.

O campeonato dos pontos perdidos

A frase dita aos 4 ventos pelo espetacular jornalista Paulo Vinícius Coelho dos canais ESPN mais do que nunca se faz verdadeira. Em nenhuma edição do nacional por pontos corridos tantos times perderam a chance de ser campeões graças a deslizes bobos. A 36ª rodada do Braisleirão evidencia isso.
.
A começar pelo Palmeiras. Jogando num Olímpico com apenas 15 mil pessoas ante um Grêmio sem maiores pretensões os alviverdes perderam por 2x0. Com direito a confusão e expulsão de e entre Obina e Maurício. Sem contar no goleiro Marcos sendo direto. " Título pode esquecer ". O líder São Paulo desfalcado de vários atletas perdeu no último minuto para o Botafogo num dos melhores jogos do campeonato. 3x2 no Engenhão. Com a chance de assumir a ponta em caso de vitória o Flamengo apenas empatou com o Goiás. O Maracanã recebeu o maior público do ano ( 83 mil pagantes ) mas não viu gols do elenco rubro-negro.
.
Os tropeços dos então 3 primeiros colocaram mais um time na briga pelo caneco. Atuando fora de casa o Internacional bateu o Atlético Mineiro pelo placar mínimo. O 1x0 foi garantido por Giuliano. O Galo ficou distante até da Libertadores. O colorado tem apenas 3 pontos de desvantagem para o líder São Paulo. O time gaúcho ultrapassou o Palmeiras e aparece na terceira colocação. O outro mineiro também tropeçou. Brigando novamente pela Libertadores o Cruzeiro perdia até os minutos finais para o Atlético Paranaense até Leonardo Silva empatar na Baixada. 1x1.
.
Ao contrário dos ponteiros os times da rabeira vem conseguindo sucessos. Jogando contra um desinteressado Corinthians o Náutico alcançou uma incrível virada no Pacaembu. 3x2. Quem também ganhou bem foi o Santo André. O time do ABC bateu em casa o Avaí por 4x2 e tirou do Leão da Ilha a chance de lutar pela vaga na Libertadores da América. O Fluminense manteve a arrancada espetacular ao bater o saco de pancadas Sport por fáceis 3x0 no Recife. A situação se agravou para o Coritiba ao ser goleado pelo Santos por 4x0 na Baixada Santista. E no jogo mais sem graça da rodada o Vitória bateu o Barueri por 2x1 no Barradão.
.
A série B definiu quem jogará na elite nacional em 2010. Vencendo a Ponte Preta em Campinas por 2x1 o Ceará carimbou sua volta a série A após 16 anos. Mesmo perdendo para o Bahia por 2x0 o Guarani confirmou sua subida após 7 anos nas divisões inferiores do futebol. Com o Alfredo Jaconi lotado o Juventude perdeu por 3x1 para o Atlético Goianiense e viu o dragão do Centro-Oeste chegar pela primeira vez na sua história a primeira divisão do país. Já o Juventude entrou na temida zona de rebaixamento na penúltima rodada do campeonato.
.
Zona essa que já vitimou 3 clubes. Dois deles se enfrentaram nessa rodada. A vitória do Campinense ante o ABC por 3x1 de pouco serviu. Ambos caíram pra série C. O São Caetano foi ao Castelão e bateu o Fortaleza por 2x1. O tricolor de aço é outro que jogará a terceira divisão ano que vem. A briga para se safar da degola conta com 3 times além do já citado Juventude. O Brasiliense conseguiu respirar vencendo o Bragantino no interior paulista por 2x1. A vitória do também ameaçado América por 1x0 puxou o Ipatinga pra briga.
.
A Lusa carimbou a faixa do Vasco da Gama no Maracanã. Venceu por 1x0 no jogo da premiação. O Duque de Caxias tirou qualquer chance do Figueirense subir em Florianópolis com sua vitória por 2x1. E no meio da tabela Paraná e Vila Nova ficaram no 2x2 em Curitiba.
.
Na Alemanha todas as partidas tiveram homenagens para o falecido goleiro Enke que defendia o Hannover 96. Sem seu arqueiro o time perdeu para o Schalke 04 em Gelsenkirchen por 2x0. Os azuis-reais estão em terceiro lugar na tabela átras do Werder Bremen e do líder Bayer Leverkusen. Os verdes humilharam o Freiburg fora de casa por 6x0. Já o Bayer foi a Munique enfrentar o Bayern e ficou no 1x1. A má fase do lanterninha Hertha Berlim continua. O time da capital alemã ficou no empate com o também desesperado Sttutgart. 1x1 no Gottlieb-Daimler Stadium.
.
A Argentina vê uma surpresa imensa no Apertura. O líder é o Banfield que venceu o Independiente por 2x1 fora de casa. O time foi beneficiado pelo empate do Newell's no clássico de Rosário. No Coloso o Rosário conseguiu um bravo 2x2 contra a equipe rubro-negra. Estudiantes e Colón seguem com alguma distãncia os dois líderes. Os atuais campeões da Libertadores venceram o Tigre por 3x0 em La Plata. Já os segundos tropeçaram feio ante o Lanús. 3x1 na Fortaleza. Boca e River fazem campanhas discretas. Os xeneizes estão na zona intermediária mesmo após a vitória ante o Gimnasia por 4x0 na Bombonera. O River é apenas o 14ª depois do empate por 1x1 contra o Godoy Cruz em Mendoza.
.
A Liga Espanhola tem novo líder. Com o empate do Barcelona por 1x1 com o Athletic Bilbao o Real Madrid assumiu a ponta. Os merengues fizeram magros 1x0 no Racing Santander no Santiago Bernabeu e ultrapassaram os catalães. Com alguma distância o Sevilla persegue os dois maiores do país. O clube venceu o Tenerife por 2x1 fora de casa. O Valencia fecha o G4 depois dum bom resultado contra o Osasuna em Pamplona. 3x1. O La Coruña agravou a situação do Atlético de Madrid com a vitória por 2x1 no Riazor. O segundo time da capital é o antepenúltimo na zona de rebaixamento.
.
Há algo de novo na França. O Lyon é o terceiro colocado após o empate ante o Grenoble por 1x1 fora de casa. O Bordeaux foi surpreendido em pleno Jacques Delmas pelo incrível Valenciennes. 1x0. O líder do campeonato é o Auxerre que venceu o Monaco por 2x0 em casa. Completando a lista dos times a menos de 3 pontos do líder tem-se o Lorient que venceu o Saint-Ettiene fora de casa por 2x0 e o Montpellier que bateu o Lille por 2x0 em seus domínios.
.
Na Inglaterra o destaque vai pra acachapante goleada do Tottenham no White Hart Lane. Atuando contra o frágil Wigan os Spurs desceram 9x1. Apesar disso o líder ainda é o Chelsea. Os blues passaram fácil pelo Wolverhampton. 4x0 em Stanford Bridge. O vice-líder ainda é o Manchester United que passou fácil pelo decepcionante Everton. 3x0 em casa. O Arsenal perdeu para o surpreendente Sunderland por 1x0 fora de casa. Amargando uma terrível sétima colocação o Liverpool ficou apenas no empate contra o Manchester City em Anfield por 2x2.
.
Na Itália nada de novo. A Internazionale venceu o Bologna por 3x1 fora de casa e abriu 5 pontos de vantagem para a vice-líder Juventus. A vecchia signora venceu a Udinese pelo placar mínimo em Turim. Num jogo emocionante contra o Cagliari o Milan confirmou a subida de produção ao vencer por 4x3. A Sampdoria fecha o G4 da bota após a vitória contra o Chievo por 2x1 no Luigi Ferraris. A decepcionante Roma se recuperou batendo o Bari por 3x1 em Roma. Já a decadente Lazio e o fogo de palha Napoli ficaram no 0x0 no San Paolo.

domingo, 22 de novembro de 2009

As verdades do futebol

Fazia muito tempo que não falava de futebol aqui. Mas devido a fatos recentes resolvi expressar minha ironia e minha indignação.
.
A ironia logicamente é sobre o curioso caso palmeirense. É sempre assim. O ano do torcedor palestrino não muda. Em Janeiro a diretoria contrata bons jogadores inclusive um ou dois craques renomados ou que estourarão no time verde. Em Fevereiro o palmeirense tira onda com os demais rivais haja vista que o time vai de vento em popa. Em Março a eliminação no campeonato estadual. Abril marca uma pequena onda de protestos e um começo fulminante no Brasileirão. Até chegar Maio e o time ser eliminado da Libertadores. A torcida exalta seus " herois " ( já que o time fracassou na Copa graças a um erro de arbitragem ou de maneira injusta segundo seus torcedores ) e empurra o Palestra para ótimas colocações no campeonato nacional.
.
Junho e Julho é um mar de rosas. O time joga bem e vence grande parte de seus jogos. Nas últimas semanas de Agosto o time perde uma partida inesperada. Em Setembro o time entra em parafuso. Os resultados já não aparecem. Como reflexo disso em Outubro a diretoria dispara asneiras pra todos os lados. Com o time já comendo poeira em Novembro o time começa com o velho discurso de pensar no ano seguinte mesmo com a vaga pra Libertadores assegurada de última hora em Dezembro. Pra tudo se repetir mais uma vez.
.
Por isso eu não me preocupo com o Palmeiras. Esse ciclo se quebrou duas ou três vezes no máximo desde quando vejo futebol. Chamam os são-paulinos de pipoqueiros mas não olham para o próprio umbigo. Isso sem contar a lavada nos mata-matas a vantagem tricolor no confronto direto e o fato de que em 2009 o Palmeiras não comemorou sequer um gol contra o São Paulo. Ser verde é não ter memória.
.
Sempre me alertaram de que o campeonato estava armado pros cariocas. Ao ver Fluminense e Botafogo nas últimas colocações e o Flamengo na zona intermediária desencanei disso. Com a arrancada rubro-negra e a posterior subida de rendimento do tricolor abri o olho. Após o Fluminense x Palmeiras percebi que era isso mesmo. Sempre lembrando o caso absurdo do juiz do STJD que disse ao atacante palmeirense Vágner Love de que " caso suas trancinhas fossem rubro-negras você não seria suspenso ".
.
A gota d'água foi o julgamento de alguns atletas são-paulinos. Três jogos para Borges era pouco. Mas para Dagoberto e sobretudo para Jean é absurdo. No mínimo o mesmo juiz das trancinhas votou no caso claramente para favorecer o Flamengo. O São Paulo entrou então com um recurso suspensivo que fora aceito. Horas depois o mesmo STJD posta uma nota dizendo que cometera um engano. Engano ou ato proposital para prejudicar os paulistas antes da partida mais complicada de sua trajetória rumo ao hepta ? A pena dos atletas foi reduzida para conter os ãnimos. Mas eu continuo irado com essa leviandade dos tribunais.
.
Se o SPFC passar pelo Botafogo já temos 75% do caminho andado. Partida dificílima. Time que luta contra o rebaixamento em casa costuma pressionar do início ao fim. Ao menos temos o retrospecto ao nosso favor. Me apoio nisso contra toda essa covardia que o STJD impõe ao meu time. E com toda essa ajuda por parte dos juízes seja do campo ou dos tribunais a obrigação de vencer o nacional é flamenguista.
.
Não satisfeito o twitter do site KibeLoco postou a seguinte nota:
.
" O São Paulo q está de chororô é o mesmo q foi campeão em 2008 em campo neutro e com gol irregular? Ah, tá. "
.
O site se esquece do fato principal dias antes da partida. O então presidente da FPF Marco Polo del Nero mandou para o juiz escalado para a partida ante o Goiás ingressos para o show da Madonna em nome do São Paulo que não tinha nada a ver com a história. Quem será que foi mais prejudicado nessa história toda ? E... já pensou se eu fosse listar todos os escândalos no qual o Flamengo já teve para fugir de rebaixamentos ou ganhar títulos ? Ou aumentar a lista revelando todas as vergonhas desse clube em tempos passados ? Me calarei. Mas todos sabem do que falo.
.
Com os demais times mal me preocupo. Todos incompetentes e um tanto quanto pequenos neste momento. E tem gente que não ganha nada tem muito tempo falando demais pro meu gosto.