segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nono dia do Pan de Guadalajara

>
~ O iatismo é um caso curioso no Brasil. Tal qual o tênis, é um esporte elitista e de altos gastos. Pouco se sabe sobre projetos sociais que tenham a vela como bandeira, não se vê o esporte na TV, não se sabe as regras. Mas em qualquer competição olímpica, o esporte traz muitas medalhas pro Brasil. Nesse Pan-Americano, nada mais nada menos que sete medalhas vieram pro país, sendo cinco de ouro. Neto do jornalista e técnico de futebol João Saldanha, Alexandre Saldanha obteve medalha de ouro na categoria J-24, mesma cor das medalhas de Ricardo Winicki (o popular Bimba, na RS-X masculino) e da dupla Alexandre Tinoco e Gabriel Borges (conhecido como coveiro), na classe Snipe.
.
~ Ontem dois atletas já haviam garantido medalha de ouro: Patrícia Freitas, na RS-X feminina, e Matheus Dellagnello, na Sunfish. Fechando o desempenho do melhor país do iatismo, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira foram prata na Hobie 16 e Claudio Biekarck, Marcelo Silva e Gunnar Ficker ficaram com o bronze na Lightning. Em nove categorias, sete medalhas. Espetacular. Para efeitos de comparação, no Rio, em 2007, o Brasil teve "apenas" três medalhas de ouro.
.
~ Em jogo contra uma seleção profissional pela primeira vez, a seleção feminina de basquete feminino venceu a Colômbia por 86x53. O resultado garantiu a primeira colocação do grupo B.
.
~ Na hora do intervalo do jogo entre Brasil e Colômbia, o assistente social mexicano Gandhi Santoyo pediu sua esposa, a psicóloga Carolina, em casamento. Muito esporte e muito amor para os dois.
.
~ O atletismo mal começou, mas o Brasil já ganhou medalha de ouro. Adriana da Silva deixou Madai Perez, do México, com a prata e Gladys Tejeda, do Peru, com o bronze na maratona, prova mais tradicional das competições olímpicas.
.
~ Na estreia da seleção feminina de polo aquático, o Brasil superou uma verdadeira batalha campal contra as mexicanas e ganhou por 8x5.
.
~ É óbvio que ganhar é ótimo, mas, acima de tudo, esporte é vida. Por isso, quando algum atleta tem algum problema em competição, nos solidarizamos. Foi o que ocorreu com a triatleta brasileira Pâmella Nascimento, que saiu carregada da competição, mesmo faturando a medalha de bronze. O ouro ficou com a norte-americana Sarah Haskins e a prata com a chilena Barbara Riveros.
.
~ No triatlo masculino, o Brasil foi muito bem representado por Reinaldo Colluci, que conseguiu a medalha de ouro. Átras dele vieram o norte-americano Manuel Huerta, com a prata, e Brent McNahon, do Canadá, com o bronze.
.
~ Há três meses átras, Jesper Martendal disputava uma competição preparatória para o Pan no interior paulista, seu cavalo disparou e ele teve uma fratura exposta. Hoje, o cavaleiro deu a volta por cima e conseguiu uma medalha de bronze no cross country. Além de salvar o desempenho do hipismo nacional, que foi muito mal, ele obteve uma grande vitória pessoal
.
~ Marcel Sturmer teve sua roupa de competição (ele é atleta de patinação artística) roubada no embarque de Porto Alegre para o México. Ele a reucperou, embarcou e foi o melhor no primeiro dia de competições.
.
~ Não é nada fácil ser campeão Pan-Americano, quanto mais ser tetracampeão continental. O feito foi alcançado pela seleção feminina de handball, que bateu a Argentina na final da competição por 33x15.
.
~ Três jogos, dois pontos. Essa foi a campanha ridícula da seleção masculina de futebol no Pan, após perder para a Costa Rica por 3x1. Para piorar ainda mais a situação (se é que tem como ficar pior), a seleçãozinha foi a lanterna do grupo, átras da própria Costa Rica, Argentina e Cuba.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :