quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tabelão das eliminatórias da EuroCopa

>
~ As favoritas destacadas pra "Copa do Mundo sem Brasil e Argentina", como falam os europeus, tiveram 100% de aproveitamento. Por ironia, uma estava no primeiro e a outra estava no último grupo. No grupo A, a Alemanha passeou com 34 jogos em 10 jogos e apenas 7 sofridos. Em 8 partidas pelo grupo I, a Espanha fez 26 gols e tomou apenas 6. Pouco átras no índice de aproveitamento e com uma derrota apenas na última rodada, quando já tinha a classificação mais do que assegurada, a Holanda fez 37 gols em 10 jogos, tomando 8. Não por acaso, as três seleções citadas são as principais favoritas para a competição.

~ Quem parece querer ressurgir das cinzas é a Itália. Com uma campanha invicta ( 8 vitórias e 2 empates ) e um ótimo trabalho de Cesare Prandelli, a Azzurra parece que vai dar algum trabalho na Polônia e na Ucrânia - mas a falta de renovação do time pode atrapalhar e muito as próximas campanhas daqui pra frente, já a partir da Copa do Mundo de 2014.

~ Contando com uma forcinha da arbitragem de novo, a França passou. Os Bleus só foram pra Copa de 2010 graças a um gol no qual Thierry Henry carrerou vergonhosamente a mão na bola, eliminando a Irlanda. Agora, o goleiro da Bósnia foi expulso injustamente, e a França conseguiu empatar por 1x1 em casa para ficar com a vaga. Tal qual nas eliminatórias para a Copa de 94, na qual os franceses só precisavam empatar com Israel e Bulgária em casa e perderam as duas ( ficando de fora da competição ), foi sofrido e foi histórico. Mas a sorte sorriu para eles, bem como a arbitragem. Isso sem contar na bizarra derrota para a Bielorrússia, também na França...

~ Olho na seleção da Bósnia-Herzegovina. Com ótimos jogadres, como Dzeko e Misimovic, eles se classificam para a segunda repescagem seguida. Na primeira, não endureceram tanto para Portugal, mas nota-se um bom projeto de futebol na ex-república iugoslava.

~ Apesar de empates em Wembley contra Suíça e Montenegro, a Inglaterra não teve muitas dificuldades pra se classificar em seu grupo. Mas, como sempre, os problemas apareceram. Cheio de nomes problema, como Wayne Rooney e John Terry, e com nomes que ultimamente só jogar por seu histórico, como Frank Lampard e Ashley Cole, falta reposição pro English Team. Nomes como Wilshere e Sturridge são cada vez mais aclamados no país, mas ainda não tem o espaço necessário no time.

~ Itália e Inglaterra podem ter seleções envelhecidas, mas quem leva ao pé da letra a lição do cantor sertanejo Sérgio Reis, que prega que " panela velha é que faz comida boa ", é a Grécia. Após o surpreendente título da Euro de 2004, com gol de Charisteas, quem fez o gol que colocou os helenos na Euro de 2012 foi... o mesmíssimo Charisteas. Nomes como Papadopoulos, Tzorvas e Salpingidis, presentes naquele título, seguem na seleção.

~ Algumas seleções com pouca representatividade apareceram bem na competição. A Armênia, com a melhor seleção de sua história, do craque Mkhitaryan, ficou a quatro pontos da repescagem, e segurou a líder Rússia em Yerevan, empatando por 0x0. A Estônia conseguiu ir pra repescagem pela primeira vez na história, eliminando a muito superior Sérvia.

~ A eliminação da Sérvia, aliás, deu-se num jogo de muita história contra a Eslovênia. Nas sucessivas guerras que ocorreram após o desmembramento da Iugoslávia, os sérvios entraram em guerra com os eslovenos. Nas eliminatórias para a Euro, a Eslovênia já estava eliminada, mas a Sérvia poderia ir para a repescagem. Isso acendeu a Eslovênia, que venceu por questão de honra. Quando seleções balcânicas se encontram, o clima é ( e sempre será ) de guerra, graças a toda essa história lamentável que ocorreu nos anos 90.

~ A Eslovênia, quarto no grupo C, também faz parte do grupo de seleções que foram para a última Copa e desapontaram. Também quarta colocada, essa no grupo B, nem o ótimo time de Hamsik, Weiss e Vitek foi suficiente para colocar a Eslováquia na Euro. Famosa por suas defesas muito sólidas, a Suíça ficou átras de Montenegro no grupo G, na terceira colocação, sendo eliminada. Porém, os helvétivos devme olhar pra frente, já que tem uma seleção brilhante, com nomes como Shaqiri, Barnetta, Senderos, Lichsteiner...

~ E Portugal, hein ? Após toda a pendenga graças a demissão de Carlos Queiroz ( que teve a façanha de empatar em 4x4 com o Chipre em casa ), veio Paulo Bento e tentou consertar o desastre. Mas, na Dinamarca, a Dinamáquina honrou sua alcunha e fez um ilusório 2x1, já que o placar merecia ser muito mais elástico. Mais uma repescagem na história da seleção das quinas, acostumada a chegar com muita pompa e amargar uma fase extra para se classificar.

~ Amplamente dominado pela Alemanha, o grupo A guardou uma boa briga para a vaga na repescagem. A Turquia, terceira colocada no mundial de 2002, e a Bélgica, que tenta se reerguer, ficarma apenas dois pontos distantes, com vantagem para os turcos. Entretanto, fica a nota para o renascimento dos Diabos Vermelhos belgas.

~ Estão classificadas diretamente, por ordem alfabética de grupos: Alemanha, Rússia, Itália, França, Holanda, Grécia, Inglaterra, Dinamarca e Espanha, além da Suécia, melhor segunda colocada, advinda do grupo E.

~ Na repescagem, teremos os jogos Portugal x Bósnia, Croácia x Turquia, Irlanda x Estônia e República Tcheca x Montenegro - as seleções citadas primeiro tem a vantagem de fazer o jogo de volta em casa. Aposto todas as minhas fichas na Irlanda ( por dó pelo que ocorreu nas eliminatórias para a Copa, pela fragilidade estoniana e pela força do time verde, comandando por Giovanni Trapatoni ), aposto com ressalvas em Portugal e República Tcheca e aposto com muita cautela na Turquia.

~ A Euro de Polônia e Ucrânia, de 2012, será a última a contar com 16 times em sua fase final. A partir da EuroCopa da França, em 2016, serão 24 times, o que deve diminuir e muito a importância das eliminatórias, já que até as seleções médias terão alguma facilidade em se classificar, graças ao esquema de grupos da etapa classificatória. Infelizmente, isso vai fazer o nível da Euro em geral decair demais, praticamente aniquilando a graça das eliminatórias.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :