segunda-feira, 18 de julho de 2011

As surpresas do futebol

>
Há um sem fim de chavões sobre a imrpevisibilidade do futebol. Diz-se que é uma caixinha de surpresas, que o jogo só acaba quando termina, que o resultado se define dentro das quatro linhas... fala-se de tudo. Mas falar essas frases batidas não é nada quando podemos observar com nossos próprios olhos o inesperado acontecendo. É bem mais marcante e ilustrativo.
.
Na Copa América, a chamada zebra passeou duas vezes. Em La Plata, o Brasil atacou, atacou e atacou, mas perdeu nos pênaltis para o Paraguai e está eliminado da competição. Em grande noite de Justo Villar, goleiro guarani que parou todas as chances criadas pelo Brasil com Ganso, Maicon, Neymar, Robinho, Alexandre Pato e Fred, o Paraguai soube levar a partida num 0x0 que interessava unicamente a eles, com direito a confusão e expulsão de Lucas Leiva e Alcaraz. Nas cobranças, o Brasil errou quatro pênaltis pela primeira vez em toda a história ( a primeira dessa sequência, com Elano, digna de riso de tão horrorosa que foi ) e a albirroja converteu duas cobranças, selando a classificação para a semifinal.
.
Se já era surpreendente o Paraguai eliminando o Brasil, imagine o que não foi a Venezuela tirando o Chile da Copa América. Pela primeira vez em competições de futebol a Venezuela terminará à frente do Brasil e da Argentina - essas duas seleções, inclusive, não estarão entre as quatro primeiras colocadas da Copa América pela terceira vez em 43 edições da competição. No fraco primeiro tempo, Vizcarrondo aproveitou boa cobrança de falta de Arango para abrir o placar para a Venezuela. No segundo tempo tudo mudou, o Chile dominava a partida e o artilheiro Suazo espantou a má fase, já que ele não havia marcado na competição ainda, empatando a partida. Num lance fortuito aos 35 minutos da segunda etapa, após nova cobrança de falta de Arango, Cichero aproveitou rebote da zaga e fez 2x1, o que garantiu a primeira passagem para as semifinais da Copa América da seleção Vinotinto.
.
Outra zebra apareceu nos gramados alemães, durante a final da Copa do Mundo Feminina. As norte-americanas, bicampeãs da competição, perderam nos pênaltis para as japonesas, que debutavam em finais. O primeiro tempo foi inteiro dos EUA, mas a vantagem em campo não se refletiu no placar. Na segunda metade, Morgan abriu o placar que, enfim, refletia o domínio das bicampeãs do mundo. Em lance confuso na área, porém, Miyama empatou a partida em 1x1, o que levou a final para a prorrogação. Na primeira parte do tempo extra, a grandalhona Wambach marcou de cabeça, colocando novamente os EUA na frente, mas, nos últimos 15 minutos, Sawa empatou novamente. Nos pênaltis, as norte-americanas sentiram a pressão psicológica e erraram três cobranças, enquanto as nipônicas converteram três tentos, o que garantiu o primeiro título duma seleção asiática em competição organizada pela FIFA.
.
Hoje começaram as competições inferiores do futebol nacional, as séries C e D. Pela terceirona, destaque para as vitórias do CRB sobre o Fortaleza em Maceió pro 1x0, do Brasiliense sobre o Madureira pelo mesmo placar e pelo 3x2 que o Brasil de Pelotas aplicou no Santo André em pleno ABC Paulista. O Guarany de Sobral enfrentou o Campinense no Ceará e venceu por 2x0, enquanto o Águia de Marabá fez 1x0 no Luverdense, no norte do país. Macaé x Marília e Chapecoense x Caxias empataram por 2x2.
.
Já pela série D, alguns tradicionais estreiaram. O Sampaio Corrêa foi até Santarém e venceu o São Raimundo por 2x1. O Santa Cruz fez 12 mil de seus fiéis torcedores irem até o Rio Grande do Norte para presenciarem a vitória coral por 3x1 ante o Alecrim. Atual campeão baiano, o Bahia de Feira de Santana começou com o pé direito ao bater o River Plate do Sergipe por 1x0, mesmo placar da vitória do Mirassol ante o Operário de ponta Grossa. Oeste de Itápolis e CENE protagonizaram um 3x3 emocionante, enquanto o Juventude não teve dificuldades para vencer o Brusque por 4x0.
.
Pela primeira rodada do campeonato austríaco, mais surpresas. O atual campeão Sturm graz ficou no empate com o Ried, fora de casa, por 1x1. No clássico da rodada, o Red Bull Salzburg venceu o Áustria Viena por 2x0, com direito a gol de Alan, ex-jogador do Fluminense.
.
Surpresas também ocorreram no campeonato suíço. O atual campeão Basel ficou no empate com o Young Boys, por 1x1. O Luzern, sem dificuldades, fez 3x0 no Neuchatel Xamax, fora de casa. O tradicional Servette, após algum tempo na segundona nacional, voltou para a divisão de elite com derrota em casa para o Thun, por 2x1. Em confronto equilibrado, o Sion fez 1x0 no forte Zurich.
.
No ucranianão, apenas o Shaktar Donetsk está com 100% de aproveitamento após o clássico da cidade ante o Metalurh, vencido pelos mineiros por 2x0. Diferentemente da rodada inicial, porém, os outros postulantes ao título também venceram. Dnipro Dnipropetrovsk e Dynamo de Kiev fora de casa ( 2x0 e 3x1 contra Kryvbas e Oleksandriya, respectivamente ), enquanto o metalist Kharkiv sofreu, mas passou pelo Zorya Luhansk por 3x2, em casa.
.
Pela Major League Soccer, o Philadelphia Union assumiu a liderança da conferência leste ao bater o New England Revolution, fora de casa, por fáceis 3x0. A liderança só foi conseguida graças ao tropeço do New York Red Bulls, que ficou no empate por 0x0 contra o Chivas USA. Na conferência Oeste, o Seattle Sounders aproximou-se um pouco mais do Los Angeles Galaxy ( que folgou na rodada ) ao vencer o Colorado Rapids, por 4x3.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :