Nos primeiros jogos da Copa América, válidos pelo grupo A, os favoritos encontraram dificuldades inesperadas em suas partidas. Se nem todos perderam pontos, o espaço para as primeiras indagações sobre a qualidade desses times - e sobre a suposta ineficiência dos outros - está aberto.
.
Na abertura da Copa América, Argentina e Bolívia se enfrentaram em La Plata, capital da província de Buenos Aires - apenas lembrando que a cidade de Buenos Aires é um distrito federal, independente de qualquer província. Lá, após show de abertura de Ivete Sangalo e Diego Torres, a seleção anfitriã viu velhos problemas a atormentarem novamente. Um ataque desorganizado conseguia cria apenas na base do desespero, sem nenhuma armação tática. A meia cancha extremamente defensiva, com os volantes Mascherano, Banega e Cambiasso, deixava o ataque estelar da albiceleste, com Messi, Lavezzi e Tevez sem bola para brilhar. A Bolívia ficou recuada no primeiro tempo, limitando-se a fechar ( bem ) todos os espaços, deixando a Argentina inoperando. Logo aos dois minutos do segundo tempo, Campos cobrou escanteio que Rojas completou despretensiosamente, mas que com a imensa contribuição de Banega, tornou-se o primeiro gol da edição de 2011 da Copa América. Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, perdeu grande chande de fazer 2xo e matar a partida ao chutar em cima do goleiro Romero após arrancar sozinho do meio campo. Após lançamento, Zanetti conseguiu uma linda assistência de peito para Dí María fuzilar de fora da área o goleiro Arias e empatar a partida. Porém, a Argentina não conseguiu nada além dum decepcionante 1x1 contra a seleção que não vence em Copas América desde 1997. E também não conseguiu a revanche dos históricos 6x1 que a seleção andina aplicou em La Paz.
.
Aproveitando o vacilo argentino, a Colômbia venceu a Costa Rica por 1x0 e lidera o grupo. Em partida ruim, o gol solitário foi marcado por Gustavo Ramos, no fim do primeiro tempo. Os cafeteros foram beneficiados pela expulsão do meia costa-riquenho Branes, ainda na primeira metade de jogo. O jogo em San Sebastián de Jujuy foi totalmente dominado pela Colômbia, mas a seleção não conseguiu se impor ante uma seleção frágil e desgastada após participar da Copa Ouro, da CONCACAF. Apesar da vitória, espera-se muito mais dos colombianos na competição.
.
Em jogo solitário pelo Brasileirão, o Santos contou com a sorte para bater o América Mineiro no Pacaembu. O zagueiro mineiro Anderson fez gol contra aos 6 minutos do primeiro tempo, gol esse que selou a vitória do Peixe por 1x0 num Pacaembu com menos de 6 mil pessoas. A partida da 6ª rodada, atrasada para que o Santos jogasse com mais tranquilidade a final da Copa Libertadores, viu o Santos começar melhor, mas também viu os últimos 30 minutos de total pressão do Coelho, que não empatou por uma noite excelente da zaga alvinegra. Com o resultado, o Santos chega aos oito pontos, na 11ª colocação. Já os americanos tem cinco pontos, na incômoda 18ª colocação, no Z4.
.
Após o equilíbrio natural em começos de competições, a série B tem um líder destacado. A liderança pertence a Ponte Preta, que venceu um ainda claudicante Goiás por 2x1, em Campinas. Quem poderia empatar com os pontepretanos era a Portuguesa, mas a equipe paulistana perdeu para o ASA em Arapiraca por 2x0 e está a três pontos do ponteiro. Outro time do G4 que perdeu foi o Americana, que teve sua sequência de quatro vitórias seguidas quebrada após ser derrotado pelo Bragantino, por 2x0, com direito a gol de Deyvid Sacconi, ex-Palmeiras. O Paraná, terceiro colocado, venceu o lanterna Duque de Caxias por 3x1 em ritmo de treino e manteve a boa campanha, atuando na Vila Capanema.
.
Algumas equipes perdem a oportunidade de ao menos incomodar o G4. Em bom confronto, ABC e Criciúma ficaram no 1x1 no Rio Grande do Norte. Caso houvesse um vencedor, esse ficaria na quinta colocação, o que não ocorreu. O Sport foi até o ABC e fez dois gols nos últimos vinte minutos de jogo para arrancar um ponto do São Caetano, num 3x3 de bom futebol. Também na região metropolitana de São Paulo, o Vitória tomou um gol logo no começo da partida de Marcelinho e perdeu por 1x0 para o Barueri, o que impossibilitou o Leão da Barra de lutar pelas primeiras colocações do campeonato. Em péssima partida, o Boa viu a chance de adentrar o G4 escapar ante uma bem psotada retranca do Salgueiro, em 0x0 que deu sono em Varginha.
.
Duas partidas envolveram times que corriam risco de entrar no Z4. Numa delas, o Guarani manteve sua queda livre e perdeu para o Náutico por 2x0, o que fez os bugrinos, que começaram muito bem a Série B, para a discreta 17ª colocação. Em Goiás, o Serra Dourada foi surpreendido pelo Icasa e por um inspirado goleiro Marcelo Pitol, que defendeu até pênalti. Os cearenses bateram o Tigre por 2x1, e se distanciaram das últimas colocações.