Tudo que um torcedor mais quer são jogos cheios de gols, partidas eletrizantes, com emoção até o final e lances históricos, bem como craques no gramado ou placares inusitados e elásticos. Por tudo isso, pode-se dizer que essa rodada protagonizou ao menos dois jogos verdadeiramente históricos, e alguns outros que arrepiaram os fãs de futebol, ainda que em menor proporção.
.
Na reestréia do Santos com time completo após o tricampeonato da Libertadores, não podia esperar-se algo além de uma grande partida. Mas o que vimos na Vila Belmiro foi uma verdadeira pérola, um jogo pra nunca mais ser esquecido por qualquer boleiro. O Santos fez 3x0 em 20 minutos, com dois de Borges ( o segundo após um toque mágico de Neymar ) e um do próprio Neymar. O Flamengo era o adversário, muito embora só se fez presente após Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho fazerem cada qual um gol, deixando a partida em 3x2. Até que, em mais um grande lance da partida, pênalti para o Santos. A torcida pediu para Elano cobrar, para se redimir da cobrança bizonha que ele fez pela seleção contra o Paraguai. O meia chutou e... conseguiu fazer algo tão pior quanto, ao bater com cavadinha e ainda ver o goleiro rubro-negro Felipe fazer embaixadinhas com a bola. Ainda no primeiro tempo, Deivid, após perder um gol inacreditável, empatou a partida em 3x3, só no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Santos foi pra frente de novo num lance genial de Neymar, desvencilhando-se de toda a marcação flamenguista. Porém, Ronaldinho Gaúcho guardou mais dois e fez seu hat-trick pessoal num jogo de tirar o fôlego de qualquer um que goste do esporte bretão. Santos 4x5 Flamengo.
.
Em outro jogo inesquecível, o São Paulo foi até o Couto Pereira enfrentar o Coritiba, onde não vencia desde 2005. O tricolor simplesmente massacrou no primeiro tempo, fazendo três golaços com Carlinhos Paraíba, Juan e Dagoberto, não dando nenhuma chance ao Coxa. Na volta do vestiário, Lucas aproveitou a bobeira da zaga paranaense, percebeu o goleiro Édson Bastos adiantado e encobriu-o de fora da área, em mais um lance de rara beleza. Com um a menos ( Davi fora expulso ), o Coritiba não se entregou e ainda fez três gols com Rafinha e Bill duas vezes ( duas que poderiam ter sido três não fosse uma chance incrível desperdiçada ). No final do jogo, o volante Denílson ainda foi expulso, o que deixou o Couto Pereira ainda mais hostil para o São Paulo, que, mesmo assim, conseguiu sair com a vitória por incríveis 4x3.
.
Nos outros jogos, os únicos que tiveram mais de três gols foram entre Botafogo e Avaí, que terminou 2x1 ( apesar do jogo de nível técnico discutível, por assim dizer ), mesmo placar do emocionante Ceará x Atlético-PR, que tinha os visitantes vencendo graças a um lindo gol de Madson até os 38 minutos do segundo tempo, quando o Vôzão acordou com dois gols de Marcelo Nicácio ( o último já nos acréscimos ), que havia começado a partida no banco.
.
Mesmo sem tantos gols, outras partidas que merecem destaque são o empate de Grêmio x América Mineiro, graças a atuação do centroavante gremista Mirales, que fez o gol de empate do Imortal ( o Coelho, em péssima fase e no Z4, havia aberto o placar com William Rocha ) e acabou sendo expulso, no Olímpico. Outro time mandante que suou para conseguir um empate em 1x1 foi o Vasco, que contou com um gol de Élton no fim da partida para não sair derrotado ante o Bahia, que fez seu gol logo as 4 minutos, feito pelo experiente atacante Reinaldo.
.
Nos demais jogos, algumas surpresas. O Palmeiras venceu a primeira partida fora de casa contra um time que estava invicto em seus domínios, o Figueirense. A partida foi ruim, e o gol de Maurício Ramos veio após rebote do goleiro Wilson em cobrança de falta. O Cruzeiro, que na rodada anterior havia tirado a invencibilidade do líder Corinthians, perdeu para o Atlético Goianiense, na rabeira da tabela, por 2x0. Por fim, o Atlético Mineiro voltou a vencer graças a um gol do estreante André, de cabeça, que consolidou o 1x0 no Ipatingão sobre o Fluminense.