Quando menos se espera, vem a derrota. Aquela derrota que não apaga uma bela campanha ou não te tira muita coisa, mas, por não ser muito comum ultimamente, é sofrida. Esse cenário foi repetido com alguma frequência ao longo das competições esportivas nesse fim de semana.
.
Pelo Brasileirão, enfim pararam o Corinthians. O algoz da vez foi o Cruzeiro, que contou com um lindo chute de Wallyson, de muito longe, para tirar a invencibilidade do alvinegro, em pleno Pacaembu, por 1x0. Com o resultado, o único invicto do Brasileirão é o Flamengo, que também titubeou. Após Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves desdenharem e dizerem que queriam se poupar para jogos mais difíceis, o rubro-negro empatou em 1x1 com o Ceará, no Rio de Janeiro.
.
Alguns outros times da ponta da tabela decepcionaram. O São Paulo, na estréia do técnico Adílson Batista e do volante Denílson, ficou no 2x2 com o Atlético Goianiense, após dominar o jogo inteiro. O Botafogo ressuscitou o Atlético Paranaense, que venceu a primeira partida no Brasileirão na 11ª rodada, por 2x1. O Palmeiras foi até Volta Redonda e, num jogo com uma arbitragem desastrosa de Héber Roberto Lopes, perdeu por 1x0 para o Fluminense.
.
Já outros times se reabilitam, aos poucos. O Internacional, que vai disputar um torneio amistoso na Alemanha, foi até Santa Catarina e fez 3x1 no Avaí, em partida excepcional de Leandro Damião. Já o Vasco, sem a ressaca da conquista da Copa do Brasil, contou com dois gols de Diego Souza para bater o Atlético Mineiro por 2x1. Nos dois 0x0 da rodada, muitas chances perdidas apesar dos bons jogos entre América Mineiro x Figueirense e Bahia x Coritiba.
.
Pela série C, apenas três times de menor expressão tem 100% de aproveitamento no certame. No grupo A, quem tem essa proeza é o Paysandu, que joga amanhã contra o Rio Branco, do Acre. No grupo B, o América de Natal bateu o Fortaleza por 3x1 no Ceará, enquanto o Guarany de Sobral folgou na rodada. Voltando ao grupo A, o Luverdense desencantou e fez 4x0 no Araguaína, enquanto o Campinense, pelo grupo B, fez 2x0 no CRB. Na chave C, a liderança é do Marília, que passou apertado pelo Brasiliense no interior de SP, por 1x0. Já o vice-líder Ipatinga foi até o Rio vencer o Madureira, lanterna, também por 1x0. Já pelo grupo D, o único time a não pontuar é o Santo André, que foi até o Indio Condá e não viu a cor da bola ao perder para a Chapecoense, por 3x0. No outro confronto, Brasil de Pelotas e Joinville ficaram no 1x1 no Rio Grande do Sul.
.
Na série D, a primeira decepção para a torcida do Santa Cruz. Com 42 mil pessoas no Mundão do Arruda, o time não saiu do 0x0 ante o Guarani do Ceará, pelo grupo 3. No grupo 2, o Sampaio Corrêa passou fácil pelo Trem, do Amapá, por 5x0. Atual campeão baiano, o Bahia de Feira de Santana venceu o Vitória da Conquista por 3x0 e lidera o grupo 4, com 100% de aproveitamento. Em casa, o Oeste de Itápolis venceu o Cerâmica por 2x1, pelo grupo 7, e conseguiu a primeira vitória na competição. Folgando no fim de semana, o Juventude viu o Cianorte assumir a liderança da chave 8, ao empatar com o Brusque por 1x1.
.
Após fazer história ao chegar na final da Copa América sem ganhar uma partida, o Paraguai sucumbiu ante o bom futebol, a tradição e a raça do Uruguai. O Monumental de Nuñez foi o palco da conquista do 15º título da celeste olímpica na Copa América, com um categórico 3x0 que não deixa mentir sobre qual foi a melhor seleção do torneio. Logo aos 2 minutos, Lugano e Coates só não fizeram gol pois o zagueiro paraguaio Ortigoza abraçou a bola, em lance não visto pelo juiz. Aos 12, não teve jeito: Suárez limpou Verón e chutou, abrindo o marcador. No fim do primeiro tempo, após passe de Arévalo Ríos, Diego Forlán emendou um chutaço e desencantou, fazendo seu primeiro gol na Copa América, o segundo da seleção charruá na partida. Após um segundo tempo de sufoco do Paraguai, querendo começar a correr átras do prejuízo ( em vão ), o Uruguai encaixou um ataque mortal aos 44 do segundo tempo, que culminou com outro gol de Diego Forlán. Com a conquista, o Uruguai torna-se hegemônico em continente sul-americano, deixando a Argentina para trás e sagrando-se mais vencedor da Copa América em toda a história.
.
Pela Major League Soccer, New York Red Bulls e FC Dallas, terceiro do Leste e segundo do Oeste, respectivamente, ficaram no 2x2, com direito a gol de Thierry Henry para o time da Big Apple. O líder do Leste é o Philadelphia Union e o vice é o Columbus Crew, que recebeu o Portland Timbers e venceu por 1x0.
.
A primeira grande surpresa já ocorreu no campeonato escocês. O Rangers, atual tricampeão da competição, recebeu o Hearts e ficou no 1x1. Já o arquirrival Celtic fez o que dele se espera e bateu o Hibernian por 2x0.
.
A sensação do campeonato suíço é o Thun, único time com 100% de aproveitamento após a segunda rodada. O time fez fáceis 3x0 no Grasshoper, em casa. Atual campeão, o Basel venceu a primeira na temporada ao bater o Neuchatel Xamax por 2x0. Quem também está bem é o Young Boys, que foi visitar o Sion e ganhou dos anfitriões por 2x1.
.
No campeonato austríaco, os dois maiores times do país já são líderes empatados. O Rapid de Viena venceu o Wiener Neustadt fora de casa, por 2x0, e o Red Bull Salzburg fez 1x0 no Wacker Innsbruck, gol do ex-Fluminense Alan.
.
Graças a tropeços dos dois times que poderiam segurá-los, Shakhtar Donetsk e Dynamo de Kiev já são absolutos no campeonato ucraniano. O Shakhtar, líder com 100% de aproveitamento, venceu o Karpaty Lviv na Dombass Arena, por 2x1, com gols de Willian e Alex Teixeira. Já o Dynamo não tomou conhecimento do Obolon no clássico de Kiev e fez 4x0 no adversário. Os times que poderiam parar a dupla, Metalist Kharkiv e Dnipro, passaram vergonha. O primeiro não saiu dum 0x0 com o Tavriya, enquanto o segundo perdeu em casa para o Volyn, por 2x1.
.
Na volta do campeonato russo após a pausa de verão, destaque para o jogo parelho entre Zenit e Anzhi, em São Petersburgo. O Zenit levou a melhor em casa, 1x0, gol de Kerzhakov. Os outros times cotados para o título também venceram, já que o Rubin Kazan passou apertado pelo terek Grozny por 1x0 e o Spartak Moscou fez 2x0 no Volga Nizhny Novgorod, gols de Kombarov e Wellinton. O líder CSKA joga amanhã contra o Krylya Sovetov.
.
Na Fórmula 1, a segunda corrida seguida sem vitória de Sebastian Vettel ocorreu em Nurburgring, na Alemanha. O vencedor da emocionante corrida foi Lewis Hamilton, após intensa briga com Fernando Alonso, o segundo colocado, e Mark Webber, que completou o pódio e sempre esteve perto dos dois ponteiros, mas não chegou a incomoda-los. Vettel, o quarto, teve grande disputa com Felipe Massa, quinto, que só terminou na última volta, quando os dois foram colados para o pit stop e a Red Bull trabalhou melhor. Completando a zona de pontos aparecem Adrian Sutil, Nico Rosberg, Michael Schumacher, Kamui Kobayashi e Vitaly Petrov.
.
Já na Fórmula Indy, vitória do australiano Will Power no GP de Edmonton, vice líder do campeonato, átras apenas do escocês Dario Franchitti, terceiro colocado na etapa. Entre eles apareceu o brasileiro Hélio Castroneves, que não faz um bom campeonato pela Penske, aparecendo apenas na 12ª colocação no campeonato. Confirmando a boa prova dos brasileiros, Tony Kanaan terminou na quarta colocação. Também destacou-se o maior vencedor da história da antiga Fórmula Mundial/ChampCar, Sebastien Bourdais, que ficou em sexto lugar.