terça-feira, 5 de julho de 2011

E o amor à pátria ?

>
Todo ano, as festividades da independência norte-americana são impressionantes. Show da força aérea, povo indo às ruas comemorar a libertação do país, famosos propagando ainda mais o sentimento nacionalista. Em 2011, houve um combustível a mais para a festança: a captura e morte do terrorista Osama bin Laden, antigo homem mais procurado do mundo e que protagonizou atentados terroristas ao World Trade Center por duas vezes, além do incidente no Pentágono em 2001.
.
Como todo feriado americano, faz-se uma pausa de mais ou menos duas semanas em trabalhos e escolas, o povo relembra por conta própria de todos os acontecimentos que levaram ao que se é comemorado e celebra-se o nascimento do país, suas belezes, sua cultura, suas características e tudo o que os Estados Unidos representam para eles.
.
É hora de comemorar o que há de bom. Por um dia apenas, olhar pra trás e ver tudo o que a nação é. É claro que há muito para melhorar, que críticas serão feitas e que algumas vezes certas atitudes mais drásticas, ásperas e antipáticas deverão ser tomadas, mas no Independence Day, é dia de sorrir, não de chorar. De afagar, não de bater. De comemorar, não de criticar.
.
Enquanto isso, vejo todos os dias no Brasil pessoas que só sabem falar mal do país, reclamando da vida e colocando a culpa no governo. Isso inclui pessoas de todos os credos, cores, religiões e situações sociais. Em dias festivos, como o Sete de Setembro, o Quinze de Novembro ou o Vinte e Dois de Abril, eles só sabem falar que melhor seria se tudo aquilo não acontecesse, que seria melhor não existir o país, como se ele fosse o problema ou o resultado de diversos problemas que existem no mundo ou na vida delas.
.
O mesmo conceito deve ser aplicado aqui: é claro que existem coisas ruins no nosso país ( corrupção, péssima distribuição de renda, mazelas sociais, falta de investimento em setores básicos e por aí vai ), mas... que tal refletir e ver que sem o Brasil você não seria nada ? Sem o nosso povo você não teria identidade, ou sem tudo o que lhe foi ensinado você seria incapaz até mesmo de escrever ?
.
Não são as críticas que fazem uma pessoa mais inteligente. É o pensamento. Falar mal sem razão não vai fazer de você o novo colunista do jornal. O pensamento próprio é quem define a personalidade da pessoa. E sem olhar para as conquistas do país você jamais poderá falar mal da nação. Então olhe, para de criticar e comemore, por apenas um dia. No outro passe a lutar novamente para construir um país melhor.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :