sábado, 2 de julho de 2011

Tabelão da NBA

>

A temporada 2010/2011 começou com poucas, mas pontuais mudanças nas franquias da NBA. A principal, disparadamente, foi a contratação de LeBron James pelo Miami Heat, após sair do Cleveland Cavaliers. Além dele, o time da Flórida trouxe Chris Bosh do Toronto Raptors, formando um tridente invejável na liga. Além deles, a contratação de Tracy McGrady pelo Pistons, Luis Scola pelo Rockets, Amar'e Stoudemire pelo Knicks e Jermaine e Shaquille O'Neal pelo Celtics merecem destaque.
.
Com os times fechados, pudemos ter noção dos principais elencos da liga. O então bicampeão, o Los Angeles Lakers, que manteve Kobe Bryant, Pau Gasol e Ron Artest, seguia bem cotado. O Boston Celtics, que tinha um time titular que beirava a perfeição ( Jermaine O'Neal, Kevin Garnett, Paul Pierce, Ray Allen e Rajon Rondo, sem contar com Saquille O'Neal no banco ) queria vencer o caneco após dois vice-campeonatos. Miami Heat e San Antonio Spurs mantinham seus bons plantéis, mas corriam por fora graças à hegemonia dos times da Califórnia e de Massachussets.
.
A temporada começou e várias gratas surpresas ocorreram. O Chicago Bulls, de Carlos Boozer e Derrick Rose, foi vencendo várias partidas seguidas e terminou na liderança da conferência leste, à frente do Miami Heat e do Boston Celtics. Orlando Magic e Atlanta Hawks fizeram campanhas consistentes e terminaram na quinta e na sexta colocação, respectivamente. Em sexto apareceu o time de maior torcida na NBA, renascendo após sete temporadas sem ir para os playoffs. Baseado na experiência e técnica de Amar'e Stoudemire - que no meio da temporada ganhou a companhia de Chauncey Billups e Carmelo Anthony -, o time conseguiu uma surpreendente sexta colocação. Após começar mal e irem recuperando, o Philadelphia 76ers e o Indiana Pacers obtiveram sétima e oitava colocação, desbancando Milwalkee Bucks e Charlotte Bobcats, seus principais perseguidores.
.
No oeste, porém, poucas surpresas. O líder foi o San Antonio Spurs, que teve apenas uma vitória a menos que o Bulls. Lakers em segundo, forte como sempre. O que poucos esperavam era o Dallas Mavericks tão forte, na terceira colocação em campanha igual ao do time de Los Angeles, com grande temporada de Dirk Nowitzki e Jason Kidd. Próximo aos times, apareceu o Oklahoma City Thunder, do cestinha da temporada, Kevin Durant. Embolados, Denver Nuggets, Portland Trail Blazers, New Orleans Hornets e Memphis Grizzlies obtiveram da quinta até a oitava colocação, indo para os playoffs com diferença de quatro vitórias entre si. Os principais peseguidores do G8 da conferência foram Houston Rockets, Phoenix Suns e Utah Jazz.
.
O grande destaque negativo foi o Cleveland Cavaliers. Com LeBron James a franquia chegou a ser vica-campeã da liga e, sem ele, pouco restou, como o bom brasileiro Anderson Varejão. O time de Ohio foi o pior do leste e de toda a NBA. Toronto Raptors, Washington Wizards e New Jersey Nets foram os outros quatro primeiros do leste, e ficariam abaixo do penúltimo do oeste. Falando em oeste, o lanterna foi o Minnesota Timberwolves, que foi o time de um jogador só, o ótimo Kevin Love. O Sacramento Kings foi o penúltimo, e o Los Angeles Clippers, famoso por sua péssimas colocações, conseguiu alguma melhora com a 14ª colocação e com o jogador revelação da temporada, Blake Griffin.
.
Na primeira rodada dos playoffs, uma grande surpresa. O melhor time do oeste, San Antonio Spurs, que conta com Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker, foi superado por um modesto Memphis Grizzlies, perdendo quatro jogos e vencendo dois na melhor de sete. Pra não dizer que foi a única surpresa, o quinto colocado do leste, o Atlanta Hawks, eliminou o quarto colocado Orlando Magic, também por 4-2. Destaque também para o Boston Celtics, que acabou com o sonho do New York Knicks ao varrer os nova-iorquinos por 4-0. Bulls, Heat, Thunder, Mavericks e Lakers bateram Pacers, 76ers, Nuggets, Trail Blazers e Hornets, respectivamente.
.
Nas semifinais de conferência, um grande confronto e outra grande surpresa. O grande confronto foi entre Boston Celtics e Miami Heat, que teve vitória do time da Flórida com certa tranquilidade, 4-1. As partidas pelo time verde foram as últimas do histórico pivô Shaquille O'Neal, que anunciou a apsoentadoria após a final da NBA. A surpresa deu-se com o Dallas Mavericks, que fez humilhantes 4-0 no Los Angeles Lakers. A vitória do time de Dallas já seria surpreendente por si só, imagine pelo placar das séries. Nas outras séries, o Grizzlies atrapalhou bastante, mas o Thunder fez valer sua superioridade em apertados 4-3. Já o Chicago Bulls passou pelo Atlanta Hawks por 4-2.
.
O leste viu uma final entre Miami Heat e Chicago Bulls, os dois melhores times da temporada regular. O Big 3 de Miami - nome dado ao longo da temporada para os três jogadores já citados no texto - soube levar a melhor sobre o Bulls, que jogava em função de Carlos Boozer e Derek Rose, e a série acabou em 4-1. No oeste, o conjunto crescente do Dallas Mavericks fez 4-1 num Oklahoma City Thunder cada vez mais dependente de Kevin Durant.
.
Era interessante ver que, pelos lados do Miami, LeBron, Wade e Bosh jogavam como nunca, e, pelo Dallas, o conjunto como um todo cresceu, contando muito mais com Dirk Nowitzky e Jason Kidd como ajudantes para que os próprios e Tyson Chandler, Jason terry e Shawn Marrion. Quem venceria: um trio que valia por um time inteiro ou cinco jogadores solidários mas nem tão brilhantes ?
.

Venceu o coletivo. Além de todo o time já escalado aqui, o Mavericks tinha no banco Barea e Stojakovic, um jogador rápido e técnico e outro eficiente e experiente. Com quatro vitórias e duas derrotas, que culminaram no título em plena Miami, a franquia que começou a jogar em 1980 na NBA conseguiu seu primeiro título na liga, com o brilhantismo de Nowitzky. O alemão de 33 anos sempre foi considerado um grande jogador e temia não ter um título na carreira, já que está no Mavs desde 1998. Junto com ele, outro grande jogador, Jason Kidd, venceu seu primeiro título. Os coadjuvantes - que, no fim das contas, - deram o título pro Dallas, também debutarão usando o anel de campeões da NBA na próxima temporada: Juan José Barea, Tyson Chandler, Shawn Marrion e Jason Terry, sendo os principais line-ups titulares do time.
.
Foi uma grande temporada, que derrubou os dois times até então hegemônicos. Cheia de surpresas, de emoções, de grandes jogos, de vitórias embasbacantes. Que a próxima temporada seja ainda melhor que essa.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Barbara Gonçalves disse...

Nossa, meu Cavs .. que decepção. Mas dias melhores virão. haha' Adorei o texto, mto bom! ;D