domingo, 31 de julho de 2011

Acabou, começou

Acabaram as férias. Acabou o sossego, acabou a folga, acabaram as manhãs de sono. Começou o trabalho, começou a dor de cabeça, começaram as aulas. Acabou a carona, começaram as saídas com o carro sozinho. Espero que tenha acabado o desemprego, espero que tenha começado o meu período enquanto estagiário. Acabou o período solitário sem os amigos, começou a volta da sociabilidade. Acabou o namoro. Acabou a boa fase do São Paulo. Comecei a entender a Bolsa de Valores.
.
Acabou uma era. E muita coisa vai começar a partir de amanhã. Ah... o melhor que poderia acontecer também começou.

Série B, o berço do inusitado

É fácil gostar de futebol vendo jogos europeus ou vendo partidas como Santos x Flamengo e Coritiba x São Paulo, que ocorreram nessa semana. Mas o verdadeiro fã de futebol, aquele que passa dias e noites no esporte como aprte de sua própria família, diverte-se muito com as divisões inferiores, onde o que há de mais inimaginável torna-se verdadeiro.
.
Em duelo de desesperados no Romeirão, o Icasa venceu o Bragantino por 2x0, mas o que mais chamou a atenção foi a expulsão de dois goleiros, isso mesmo, dois goleiros do Braga. Em jogada de Marciano, Gilvan derrubou-o na área e foi expulso. O mesmo Marciano fez outra boa jogada e foi derrubado pelo arqueiro reserva dos caipiras, Max, também expulso. As duas cobranças entraram, convertidas por Preto e Marciano. No Barradão, o Boa superou o decadente Vitória e venceu por 1x0, com direito a chute do atacante Rildo no árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva e sua consequente expulsão.
.
Em outro fato inusitado, o São Caetano, do ABC Paulista, desceu a serra pra enfrentar " em casa " o Paraná Clube na Vila Belmiro, graças a uma punição do STJD. O 1x1 no placar refletiu o futebol igualmente ruim dos dois times. Em confronto dos dos primeiros colocados, o primeiro tempo terminou 0x0, mas a Ponte Preta esqueceu de jogar futebol no segundo tempo e viu a Portuguesa fazer 3x0, disparando na liderança, quatro pontos à frente da Macaca.
.
Jogos com gols em extremos da partida também empolgaram. O Vila Nova saiu na frente do Salgueiro logo aos 2 minutos de jogo, num chutaço de Luiz Fernando. Os pernambucanos neutralizaram o Vila, equilibraram e até foram melhores no decorrer da partida ( o que fez a torcida goiana vaiar o time ), mas o 1x0 permaneceu no placar. Dois jogos também foram decididos no fim da partida. Em Criciúma, o time da casa fez o 1x0 na risca do relógio, em partida de gramado encharcado no Heriberto Hulse. Já o Duque de Caxias, fiasco da competição até o momento, segurava o 2x2 com o Goiás até os 40 do segundo tempo, quando Iarley fez o terceiro dos esmaraldinos, que seguem em ascenção.
.
Nos demais jogos, uma sensacional vitória do ASA sobre o ABC no clássico das siglas por 4x3, com direito a viradas, reviradas e muitos gols. Fechando a rodada, o Guarani venceu a segunda seguida e saiu do Z4, ao ir até Barueri e virar sobre o Grêmio local por 2x1.
.
Na Colômbia, começou o mundial sub-20. No primeiro dia, vários empates ocorreram. No grupo E, Brasil e Egito ficaram no 1x1 graças ao lateral-direito Danilo, que fez o gol brasileiro e furou bizonhamente um cruzamento, o que possibilitou a conclusão de Omar Gaber, que empatou em Barranquilla. Já em Cartagena, Áustria e Panamá ficaram no 0x0. No grupo F, duas partidas disputadas em Medellín: o empate entre Inglaterra e Coréia do Norte e a vitória de 1x0 da Argentina sobre o México, gol de Erik Lamela, do River Plate.
.
Mais dois empates pelo grupo B. Mesmo jogando muito melhor, Camarões ficou no empate com a Nova Zelãndia por 1x1, graças a um erro bizarro do meio-campista Tchaha. Também em Cali, Portugal e Uruguai foram incompetentes na finalização e não saíram do 0x0. Já na capital Bogotá, a Coréia do Sul estreiou com o pé direito ao fazer 2x0 em Mali, e, num dos jogos mais aguardados da primeira fase, França e a anfitriã Colômbia empataram em 1x1.

sábado, 30 de julho de 2011

Tchau, peleguismo

" Não votei em Dilma. Assim como em 2002 não votei em Serra. Não achei os governos que saíam suficientemente honestos para merecer que eu votasse em seus representantes. Faço esse esclarecimento para que não venham me acusar de parcialidade. Porque me parece evidente nesse momento histórico que Dilma Roussef é muito, mas muito superior a Lula no que se refere à tentativa de fazer um governo sério.
.
Não, não virei um cara crédulo. Não esqueci que o PMDB é sócio deste governo, que José Dirceu continua dando as cartas, que Pallocci começou a gestão mandando. Mas também não esqueci em que país estamos, e por isso aplaudo os esforços de Dilma. Para não desvirtuar o post, se é que ele ainda não desvirtuou, quero falar só de futebol: Dilma Roussef lavou a alma do Brasil ao escantear Ricardo Teixeira. No sorteio das elminatórias da Copa, manteve distância segura do "cappo di tutti capi". Não só não o homenageou, como fez questão de se descolar de sua imagem.
.
Não quero avaliar o governo Lula, ao qual tenho muitos elogios e algumas críticas. No que se refere ao futebol, entretanto, é provável que nem a ditadura militar tenha sido tão irresponsável e personalista quanto Lula foi. Aproximou-se da corja que manda no esporte sem precisar disso, refez a moral de Ricardo Teixeira e, claro, usou isso em seu favor. E em favor de seu time, importante dizer.
.
Dilma não se livrou de Dirceu, nem de Temer, nem de Sarney, e só se livrou de Pallocci quando isso se impôs. De Ricardo Teixeira, entretanto, ela se livrou. Fiquemos no esporte: Lula foi pelego até não dar mais. Mais um aspecto no qual Dilma dá lições a seu ex-patrão. Se soubesse que seria assim, teria votado nela. "
.
...
.
Brilhante texto do Caio Maia no blog do site Trivela. Não há mais o que ser dito sobre o sorteio da Copa de hoje. Espanha e França no mesmo grupo, e só.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A rodada dos sonhos

Tudo que um torcedor mais quer são jogos cheios de gols, partidas eletrizantes, com emoção até o final e lances históricos, bem como craques no gramado ou placares inusitados e elásticos. Por tudo isso, pode-se dizer que essa rodada protagonizou ao menos dois jogos verdadeiramente históricos, e alguns outros que arrepiaram os fãs de futebol, ainda que em menor proporção.
.
Na reestréia do Santos com time completo após o tricampeonato da Libertadores, não podia esperar-se algo além de uma grande partida. Mas o que vimos na Vila Belmiro foi uma verdadeira pérola, um jogo pra nunca mais ser esquecido por qualquer boleiro. O Santos fez 3x0 em 20 minutos, com dois de Borges ( o segundo após um toque mágico de Neymar ) e um do próprio Neymar. O Flamengo era o adversário, muito embora só se fez presente após Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho fazerem cada qual um gol, deixando a partida em 3x2. Até que, em mais um grande lance da partida, pênalti para o Santos. A torcida pediu para Elano cobrar, para se redimir da cobrança bizonha que ele fez pela seleção contra o Paraguai. O meia chutou e... conseguiu fazer algo tão pior quanto, ao bater com cavadinha e ainda ver o goleiro rubro-negro Felipe fazer embaixadinhas com a bola. Ainda no primeiro tempo, Deivid, após perder um gol inacreditável, empatou a partida em 3x3, só no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Santos foi pra frente de novo num lance genial de Neymar, desvencilhando-se de toda a marcação flamenguista. Porém, Ronaldinho Gaúcho guardou mais dois e fez seu hat-trick pessoal num jogo de tirar o fôlego de qualquer um que goste do esporte bretão. Santos 4x5 Flamengo.
.
Em outro jogo inesquecível, o São Paulo foi até o Couto Pereira enfrentar o Coritiba, onde não vencia desde 2005. O tricolor simplesmente massacrou no primeiro tempo, fazendo três golaços com Carlinhos Paraíba, Juan e Dagoberto, não dando nenhuma chance ao Coxa. Na volta do vestiário, Lucas aproveitou a bobeira da zaga paranaense, percebeu o goleiro Édson Bastos adiantado e encobriu-o de fora da área, em mais um lance de rara beleza. Com um a menos ( Davi fora expulso ), o Coritiba não se entregou e ainda fez três gols com Rafinha e Bill duas vezes ( duas que poderiam ter sido três não fosse uma chance incrível desperdiçada ). No final do jogo, o volante Denílson ainda foi expulso, o que deixou o Couto Pereira ainda mais hostil para o São Paulo, que, mesmo assim, conseguiu sair com a vitória por incríveis 4x3.
.
Nos outros jogos, os únicos que tiveram mais de três gols foram entre Botafogo e Avaí, que terminou 2x1 ( apesar do jogo de nível técnico discutível, por assim dizer ), mesmo placar do emocionante Ceará x Atlético-PR, que tinha os visitantes vencendo graças a um lindo gol de Madson até os 38 minutos do segundo tempo, quando o Vôzão acordou com dois gols de Marcelo Nicácio ( o último já nos acréscimos ), que havia começado a partida no banco.
.
Mesmo sem tantos gols, outras partidas que merecem destaque são o empate de Grêmio x América Mineiro, graças a atuação do centroavante gremista Mirales, que fez o gol de empate do Imortal ( o Coelho, em péssima fase e no Z4, havia aberto o placar com William Rocha ) e acabou sendo expulso, no Olímpico. Outro time mandante que suou para conseguir um empate em 1x1 foi o Vasco, que contou com um gol de Élton no fim da partida para não sair derrotado ante o Bahia, que fez seu gol logo as 4 minutos, feito pelo experiente atacante Reinaldo.
.
Nos demais jogos, algumas surpresas. O Palmeiras venceu a primeira partida fora de casa contra um time que estava invicto em seus domínios, o Figueirense. A partida foi ruim, e o gol de Maurício Ramos veio após rebote do goleiro Wilson em cobrança de falta. O Cruzeiro, que na rodada anterior havia tirado a invencibilidade do líder Corinthians, perdeu para o Atlético Goianiense, na rabeira da tabela, por 2x0. Por fim, o Atlético Mineiro voltou a vencer graças a um gol do estreante André, de cabeça, que consolidou o 1x0 no Ipatingão sobre o Fluminense.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ponte Preta, Portuguesa e Paraná, paulistas e paranaenses ponteiros

Essa é, cada vez mais, a edição da série B com mais cara de P da história. O título desse post ilustra isso na aliteração da letra. Além disso, o terceiro colocado é o paranaense Paraná, o que contribui ainda mais para a figura de linguagem se fazer presente.
.
Dois desses times jogaram entre si na rodada. Paraná e Ponte Preta fizeram o jogo da rodada na Vila Capaneman, que terminou com vitória dos visitantes paulistas por 1x0, gol do artilheiro Renatinho, quebrando a série invicta do time paranista em casa. Apesar da vitória, a líder ainda é a Portuguesa, que fez outro jogo de times que estão bem na tabela ante o Americana, e terminou empatado em 0x0 na capital paulista.
.
Todos esses resultados favoreceram o Náutico, que entrou no GA ao vencer o Vitória por 2x0, dois gols do artilheiro Kieza. O Náutico, aliás, foi o único nordestino que venceu na rodada, já que o Sport perdeu para o Goiás em franca ascenção no campeonato por 2x1, o Icasa perdeu no Ceará para o Criciúma por 1x0 e as outras três equipes da região ficaram no empate: ABC 2x2 São Caetano ( num ótimo jogo ) e Salgueiro 1x1 ASA.
.
Nas demais partidas, reações de times que estavam em baixa. No Brinco de Ouro o Guarani não tomou conhecimento do cada vez mais lanterna Duque de Caxias, por 4x0. O Barueri, na metade inferior da tabela, fez 1x0 no Vila Nova, e o Boa conseguiu um importante resultado fora de casa ao bater o Bragantino por 2x1.

Saudades, mestre

Se estivesse vivo, Telê Santana completaria 80 anos de vida hoje. Em meio a uma data tão especial e comemorada por quem aprecia o futebol ou apenas é fã de toda uma filosofia de jogo ( que, porque não, se refletia na vida ), é dia de relembrar toda a história e todo o imenso legado dessa verdadeira lenda do futebol mundial.
.
Deixo bem claro que, quando eu comecei a ver futebol, o São Paulo vivia a pós-era Telê, recolhendo os cacos do fabuloso time campeão de tudo no início da década de 90. Para a criança de 6 anos que via seu time campeão paulista pela primeira vez, Telê era um nome respeitado pelo pai, e nada mais.
.
Com o meu crescente interesse pelo esporte, o mais natural é que eu passasse a me familiarizar com o nome do técnico e começasse a respeita-lo, já que ele comandou o meu time em sua era mais vitoriosa. A partir daí, o normal seria reconhecê-lo como vencedor. Mas não foi só isso que aconteceu. Passei a ver Telê Santana como o maior técnico de todos os tempos, como o maior ídolo da história do São Paulo Futebol Clube e uma das pessoas mais inteligentes do meio do futebol em toda a história. Se ele é ou não é não sei, só sei que, como verdadeiro e grande fã que sou do Fio de Esperança, assim é pra mim.
.
Num futebol tão chato, magro e sem emoções como o que temos hoje, no qual partidas por 1x0 são lembradas com saudade pelas novas gerações, invejo o futebol ofensivo que marcou os anos 70, quando Telê começou a treinar clubes de futebol após aposentar-se dos gramados, aonde atuou como ponta-direita em Fluminense, Guarani e Vasco da Gama. Seu primeiro time como treinador foi o Fluminense, time de seu coração e onde tornou-se campeão carioca em 1969, formando o embrião do time que viria a ser conhecido como a Máquina Tricolor.
.
Foi então para o Atlético Mineiro, onde tornou-se o primeiro campeão brasileiro da história, em 1971. Tornou-se herói em outro tricolor, o Grêmio, ao impedir o eneacampeonato do eterno rival Inter, em 1977. Após tanto sucesso em clubes de vários cantos do país, chegou sua hora na seleção brasileira. Lá, tornou-se referência em futebol bem-jogado.
.
O Mestre era o técnico da seleção brasileira de 1982, que encantou o mundo com um futebol envolvente, bonito, vistoso, clássico e categórico. Perdeu para a Itália graças a genialidade do time de Scirea, Conti, Antoniogni e Paolo Rossi, algoz brasileiro na partida derradeira ao marcar três gols. Ficou a tristeza, mas a certeza de que não faltou raça, vontade, união e uma representação com garra de todo o país - que diferença pra esse tempos, não ? Certamente, umas das seleções não-campeãs que mais marcaram a história das Copas, juntamento com as Holandas dos anos 70 e a Hungria de 54 - e não é demérito nenhum colocar os quatro esquadrões em pé de igualdade, muito pelo contrário.
.
Telê tornou-se o primeiro técnico a dirigir a seleção em duas Copas do Mundo ( e até hoje é o único a comandar o selecionado em duas Copas seguidas ) ao treinar a seleção de 1986, menos histórica e pouco menos competente, que ficou lembrada pelo pênalti perdido por Zico contra a França, mas que teve o gol de Josimar contra a Irlanda do Norte e tinha Sócrates, Careca, Branco e outros grandes jogadores. Ao fim da Copa, sentiu que seu ciclo na seleção havia terminado e passou por Galo, Flamengo e Palmeiras antes de assumir o São Paulo.
.
O tricolor, destroçado após gastar muito dinheiro e não conseguir grandes conquistas após o Brasileirão 86, precisava de um técnico com visão de futuro. Telê precisava dum time para afastá-lo da pecha de pé-frio. O casamento entre o time e seu treinador protagonizou uma das maiores redenções e uma das maiores apoteoses que o futebol já viu.
.
Sob sua tutela, o São Paulo, reconhecido por ter grandes jogadores que nunca tinham explodido, como Raí, Antônio Carlos, Zetti, Cafu e Muller, encontraria um comandante experiente e sereno, capaz de dar a tranquilidade necessária para um elenco que vinha de um bi-vice-campeonato, mostrando que faltava pouco para o time entrar no eixo. Com Telê, entrou.
.
Começou ao vencer o Bragantino na final do Brasileirão de 91 - antes que falem " grande coisa ganhar do Bragantino ", era o time, na época, de Carlos Alberto Parreira e Mauro Silva. O resto é história, o bicampeonato da Libertadores e do Mundial, o bicampeonato paulista, a SuperCopa e aquele time que entrou pra história do futebol mundial. Telê, então, mostrou sua veia vencedora, mostrando que de pé-frio ele não tinha nada. Tinha sim de competente, inteligente e profissional.
.
Também tinha algumas peculiaridades. como o extremo rigor com seus comandados. Exigia disciplina tática e fora dos campos, tanto que proibia cortes de cabelo exóticos - a história de que Telê forçou Macedo a cortar seu cabelo pouco comum é clássica. O Mestre também foi um dos primeiros técnicos a lutar pelos direitos de seus jogadores, chegando a pedir para a diretoria do Fluminense deixar os jogadores entrarem pelo portão principal do clube das Laranjeiras. Com o pedido negado, ele mesmo entrou pela porta do fundo, pulando o muro já que não havia ninguém no local. Telê também era frequentemente visto acompanhando jogos de outros esportes, como basquete e vôlei, para abstrair um pouco desses no futebol.
.
Morreu em data de feriado nacional. Morreu no aniversário da capital do país. Morreu no mesmo dia de Tiradentes e Tancredo. Mas, pra mim, dia 21 de Abril sempre vai ser dia de Telê Santana.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Reflita

" Na vida moderna, a gente aprende que é preciso ter sucesso. Dinheiro. E, na luta pelo tal sucesso, muitas vezes a gente se esquece do amor. "
.
CARRASCO, Walcyr, em sua crônica " Quando o Filho Vira Pai ", do dia 23/07/2011.

Três semanas

Dia 29 de Junho eu fui com a cara e com a coragem pra Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, fazer um curso de economia para rechear meu curriculum. Vinte e dois dias depois, lá fui de novo, fazer outro curso motivado pelo mesmo afã de rechear meu portifólio. Local e motivo eram o mesmo, mas quantas diferenças de lá pra cá...
.
A começar pela ida. Um mês átras o curso começavada mais tarde, e minha mãe me deixou na estação Prefeito Saladino da CPTM. Na segunda vez, precisei acordar antes das seis da manhã ( " acordar ", pois eu madruguei graças ao calor e graças a pensamentos que me atordoam recentemente ) e ir apé até Utinga, sem blusa e com o frio inesperado.
.
O clima, aliás, foi outra diferença. Hoje o dia começou frio, mas à tarde já era agradável andar pelas ruas paulistanas, sobretudo sobre os infindáveis largos da regiçao bancária de Sampa. Outrora, mesmo com o Sol forte, tirar a blusa era heresia, pedir para ranger os dentes e bater o queixo. E, teoricamente, Julho é mais frio que Junho.
.
A minha situação também era bem diferente. Em Junho eu poderia dizer que estava de bem comigo mesmo, sem maiores problemas ou pensamentos longínquos. Hoje, graças a algo que eu nem sei qual a minha parcela de culpa ( e nem sei se tenho parcela de culpa ), vivo inquieto e não tenho certeza de mais nada. Coisas pessoais, sabe ?
.
Saindo da estação São Bento do metrô, mais surpresas. Ao virar para os largos bancários percebo que há grande desordem na rua, apesar da calmaria. Ao pisar no chão, percebo que o meio dos calçadões estava aberta, repleto de areia. pra piorar ainda mais a situação, o pessoal da prefeitura jogava água na região, deixando os largos uma verdadeira gororoba pisada. Na Bovespa, anteriormente, tudo estava arrumado, decorado em azul para um evento que ocorreria na sala do antigo pregão. Hoje tudo estava bem mais desarrumado, sem sequer um tapete ou um carpete para nos receber.
.
A sala, o restaurante para almoçar, até o trajeto e os lugares frequentados durante o intervalo... tudo mudou, em apenas três semanas. E, como em todo esse período, eu não sei o que achar de toda essa mudança.
.
...
.
PS: Os " hoje " referem-se ao dia o qual foi escrito o texto, não necessariamente hoje.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tabelão da Copa América

Demorou, mas a hegemonia argentino-brasileira no continente sul-americano parece ter chegado ao fim. Na Copa América com a menor média de gols da história, o coletivo se sobrepôs aos talentos individuais, e os projetos longos desbancaram a técnica. Tudo isso fez dos times que tinham os técnicos a mais tempo no comando finalistas ante as seleções que normalmente se destacam na Copa América.
.
Como toda Copa América, a organização do torneio preferiu sediar as partidas em cidades grandes, sem repetir estádios em mais de uma cidade. O problema é que a Argentina tem seus maiores clubes em Buenos Aires e em seus arredores, sendo raros clubes fortes fora da área metropolitana da capital. O comitê organizador deixou Buenos Aires apenas para a final da competição - e, graças aos incidentes devido ao rebaixamento do River Plate, quase que nem a final foi disputada lá, o que deixou a cidade de La Plata ( capital da província de Buenos Aires, logo, próxima da capital federal, que constituiu uma província de uma cidade só, na hierarquia urbana argentina ) como sede dos jogos mais importantes. A minha maior surpresa foi ver que a cidade de Rosário, de dois clubes fortes ( Newell's e Central ) ficou de fora da escola das cidades-sede. As cidades escolhidas foram Mendoza ( casa do Godoy Cruz ), Córdoba ( do Talleres e do Belgrano ), San Juán ( do San Martín ) e as surpresas Salta e Jujuy, que tem clubes de menor expressão e nem são tão importantes no contexto econômico para o país.
.
No grupo A ficaram Argentina, Bolívia, Colômbia e uma das seleções convidadas, a Costa Rica, que mandou uma equipe recheada de jogadores da base. No jogo de abertura da Copa, entre Argentina e Bolívia, um decepcionante empate dos anfitriões por 1x1 contra uma seleção fraquíssima, que não ganha na competição desde 1997. Já a Colômbia, mesmo jogando abaixo do que dela se esperava, fez 1x0 na Costa Rica, o suficiente pra fazer dela líder do grupo até o fim da primeira rodada, deixando-a mais leve para enfrentar a Argentina. O jogo mais esperado do grupo A ocorreu e a Argentina livrou-se duma boa ao empatar por 0x0, em partida ruim da equipe, que deu sorte de ver a Colômbia desperdiçando várias chances. Enquanto isso, a Costa Rica surpreendeu a Bolívia, de quem se esperava uma vitória após conseguir segurar a albiceleste na estréia. Os costarriquenhos fizeram 2x0, em ótima partida do meia Campbell. Já praticamente fora, a Bolívia confirmou mais uma decepcionante Copa América ao perder para a Colômbia por 2x0, o que deixou os cafeteros com a primeira colocação assegurada do grupo. Na partida de vida ou morte, com um Messi em noite de gala, a Argentina desencantou e fez 3x0 na Costa Rica, ficando com a segunda colocação graças ao camisa 10, a Aguero, a Dí Maria e apesar de Higuaín, que perdeu diversas chances ao longo do jogo.
.
Na chave B, de Brasil, Venezuela, Paraguai e Equador a primeira rodada simplesmente não teve gols. A Venezuela segurou o Brasil no primeiro tempo, enquanto no segundo a seleção verde-e-amarelo atuou mal demais; e Paraguai x Equador protagonizaram um jogo de nível técnico abaixo da crítica. Na segunda rodada, o Brasil safou-se da derrota ante o Paraguai no último lance da partida, graças a um gol de Fred nos acréscimos, que decretou o 2x2, o terceiro empate em três jogos do grupo. Quem quebrou essa sina de resultados iguais foi a Venezuela, que venceu por 1x0 o Equador com um chutaço de González. Na última rodada, perigando até ficar de fora na primeira fase, o Brasil mostrou a que veio e fez 4x2 na decepcionante seleção equatoriana, dois gols de Pato, dois de Neymar, dois de Caicedo e duas falhas do Júlio César. No outro jogo, a partida mais emocionante da primeira fase. A Venezuela abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo com Rondón. O Paraguai fez 3x1 com Alcaraz, Barrios e Riveros. Aos 44 do segundo tempo, Fedor descontou. Para a surpresa de todos, Perozo, aos 47, empatou. Um 3x3 inesquecível, que deixou a Venezuela em segundo no grupo e o Paraguai dependendo da repescagem para sobreviver.
.
Na chave C, de Uruguai, Peru, Chile e México ( outra que mandou seleções de base para a Copa América ), o favorito decepcionou nos primeiros jogos. O Uruguai ficou no empate de 1x1 contra o Peru, enquanto o Chile, após ver os jovens mexicanos saírem na frente, foram buscar a virada por 2x1 com Paredes e Vidal. Uruguai e Chile, no jogo mais forte da chave, ficaram no 1x1, com gols de Álvaro Pereira para a celeste que começava a ficar ameaçada, e Sánchez, belíssimo jogador agora do Barcelona, para os andinos. Fazendo o dever de casa, o Peru bateu o México por magros 1x0 e ficou com a classificação encaminhada, mesmo perdendo para o Chile nos acréscimos, por 1x0. Já o Uruguai, que precisava duma vitória, jogou muito melhor que o México mas só fez 1x0, gol novamente de Álvaro Pereira.
.
Graças ao estranho regulamento da Copa América, apenas quatro seleções são eliminadas na primeira fase, indo 8 para os mata-matas. Sobrou para as lanterninhas do grupo ( Bolívia, Equador e México ) e para a pior terceira colocada Costa Rica, mesmo sem perder nenhuma partida na Copa América.
.
Nas quartas-de-final, pode-se dizer que as quatro partidas foram surpreendentes. No confronto entre as duas maiores vencedoras da Copa América, Argentina e Uruguai fizeram um grande jogo com várias boas chances. Encerrada a prorrogação com 1x1, com gols de Higuaín, que desencantou, e Pérez, Muslera ( em grande noite ) defendeu a cobrança da Carlos Tévez, que selou a classificação do Uruguai para enfrentar o Peru, que surprendeentemente tinha eliminado a Colômbia, melhor seleção da competição na primeira fase. O jogo foi 2x0, com direito a um golaço de fora da área de Lobatón.
.
Na outra chave, o domínio brasileiro do jogo mostrou-se inútil contra o goleiro Justo Villar, que pegou até pensamento e deixou a partida empatada em 0x0. Nos pênaltis, o Brasil perdeu 4 cobranças pelas primeira vez na história ( a primeira, de Elano, de maneira bizonha ) e viu o Paraguai converter duas das três cobranças, com Estigarribia e Riveros. No único jogo da fase que não precisou de prorrogação, a Venezuela surpreendeu o Chile ao vencer por 2x1, gols de Vizcarrondo e Cichero para a Vinotinto e Suazo, que desencatava tarde, para a Roja. Com isso, a seleção venezuelana chegava pela primeira vez a uma semifinal de Copa América.
.
Nas semifinais, curiosamente, duas partidas que já haviam sido realizadas na fase de grupos. O Uruguai vingou o empate ante o Peru na primeira fase ao vencer a seleção albirroja por 2x0, dois gols de Luis Suárez, em jogo tranquilo para a seleção charruá. Já Paraguai e Venezuela empataram novamente, graças novamente a Justo Villar e ao azar venezuelano, que colocou três bolas na trave paraguaia ao longo do jogo. Villar defendeu a cobrança de Lucena, que colocou o Paraguai na decisão.
.
Os dois últimos jogos, diferentemente das demais partidas da Copa América, tiveram muitos gols. Peru e Venezuela, que decidiram o terceiro lugar, fizeram um jogo franco e sem muita preocupação, o que levou a partida ao placar de 4x1, com direito a hat-trick do artlheiro peruano Guerrero. Com isso, o Peru tornou-se a única seleçãoa fazer 4 gols numa só partida da Copa América, e o próprio Guerrero foi o único jogador a fazer três gols num só jogo.
.
Após fazer história ao chegar na final da Copa América sem ganhar uma partida, o Paraguai sucumbiu ante o bom futebol, a tradição e a raça do Uruguai. O Monumental de Nuñez foi o palco da conquista do 15º título da celeste olímpica na Copa América, com um categórico 3x0 que não deixa mentir sobre qual foi a melhor seleção do torneio. Logo aos 2 minutos, Lugano e Coates só não fizeram gol pois o zagueiro paraguaio Ortigoza abraçou a bola, em lance não visto pelo juiz. Aos 12, não teve jeito: Suárez limpou Verón e chutou, abrindo o marcador. No fim do primeiro tempo, após passe de Arévalo Ríos, Diego Forlán emendou um chutaço e desencantou, fazendo seu primeiro gol na Copa América, o segundo da seleção charruá na partida. Após um segundo tempo de sufoco do Paraguai, querendo começar a correr átras do prejuízo ( em vão ), o Uruguai encaixou um ataque mortal aos 44 do segundo tempo, que culminou com outro gol de Diego Forlán. Com a conquista, o Uruguai torna-se hegemônico em continente sul-americano, deixando a Argentina para trás e sagrando-se mais vencedor da Copa América em toda a história.
.
Essa Copa América de 2011 teve, de fato, um nível técnico baixo e poucos gols, mas teve a vitória do coletivo e do trabalho longo e bem feito, já que as duas seleções finalistas eram as que mais tempo tinham com o seu treinador. O Uruguai voltou a ser grande, Paraguai, Peru e Venezuela conseguiram resultados honrosos, Colômbia e Chile decepcionaram e Brasil e Argentina precisarão rever seus conceitos caso queiram continuar a ser potências até mesmo continentais. Teve seus poréns, mas a Copa América não deixou de ser uma grande festa.

domingo, 24 de julho de 2011

Nada dura pra sempre

Quando menos se espera, vem a derrota. Aquela derrota que não apaga uma bela campanha ou não te tira muita coisa, mas, por não ser muito comum ultimamente, é sofrida. Esse cenário foi repetido com alguma frequência ao longo das competições esportivas nesse fim de semana.
.
Pelo Brasileirão, enfim pararam o Corinthians. O algoz da vez foi o Cruzeiro, que contou com um lindo chute de Wallyson, de muito longe, para tirar a invencibilidade do alvinegro, em pleno Pacaembu, por 1x0. Com o resultado, o único invicto do Brasileirão é o Flamengo, que também titubeou. Após Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves desdenharem e dizerem que queriam se poupar para jogos mais difíceis, o rubro-negro empatou em 1x1 com o Ceará, no Rio de Janeiro.
.
Alguns outros times da ponta da tabela decepcionaram. O São Paulo, na estréia do técnico Adílson Batista e do volante Denílson, ficou no 2x2 com o Atlético Goianiense, após dominar o jogo inteiro. O Botafogo ressuscitou o Atlético Paranaense, que venceu a primeira partida no Brasileirão na 11ª rodada, por 2x1. O Palmeiras foi até Volta Redonda e, num jogo com uma arbitragem desastrosa de Héber Roberto Lopes, perdeu por 1x0 para o Fluminense.
.
Já outros times se reabilitam, aos poucos. O Internacional, que vai disputar um torneio amistoso na Alemanha, foi até Santa Catarina e fez 3x1 no Avaí, em partida excepcional de Leandro Damião. Já o Vasco, sem a ressaca da conquista da Copa do Brasil, contou com dois gols de Diego Souza para bater o Atlético Mineiro por 2x1. Nos dois 0x0 da rodada, muitas chances perdidas apesar dos bons jogos entre América Mineiro x Figueirense e Bahia x Coritiba.
.
Pela série C, apenas três times de menor expressão tem 100% de aproveitamento no certame. No grupo A, quem tem essa proeza é o Paysandu, que joga amanhã contra o Rio Branco, do Acre. No grupo B, o América de Natal bateu o Fortaleza por 3x1 no Ceará, enquanto o Guarany de Sobral folgou na rodada. Voltando ao grupo A, o Luverdense desencantou e fez 4x0 no Araguaína, enquanto o Campinense, pelo grupo B, fez 2x0 no CRB. Na chave C, a liderança é do Marília, que passou apertado pelo Brasiliense no interior de SP, por 1x0. Já o vice-líder Ipatinga foi até o Rio vencer o Madureira, lanterna, também por 1x0. Já pelo grupo D, o único time a não pontuar é o Santo André, que foi até o Indio Condá e não viu a cor da bola ao perder para a Chapecoense, por 3x0. No outro confronto, Brasil de Pelotas e Joinville ficaram no 1x1 no Rio Grande do Sul.
.
Na série D, a primeira decepção para a torcida do Santa Cruz. Com 42 mil pessoas no Mundão do Arruda, o time não saiu do 0x0 ante o Guarani do Ceará, pelo grupo 3. No grupo 2, o Sampaio Corrêa passou fácil pelo Trem, do Amapá, por 5x0. Atual campeão baiano, o Bahia de Feira de Santana venceu o Vitória da Conquista por 3x0 e lidera o grupo 4, com 100% de aproveitamento. Em casa, o Oeste de Itápolis venceu o Cerâmica por 2x1, pelo grupo 7, e conseguiu a primeira vitória na competição. Folgando no fim de semana, o Juventude viu o Cianorte assumir a liderança da chave 8, ao empatar com o Brusque por 1x1.
.
Após fazer história ao chegar na final da Copa América sem ganhar uma partida, o Paraguai sucumbiu ante o bom futebol, a tradição e a raça do Uruguai. O Monumental de Nuñez foi o palco da conquista do 15º título da celeste olímpica na Copa América, com um categórico 3x0 que não deixa mentir sobre qual foi a melhor seleção do torneio. Logo aos 2 minutos, Lugano e Coates só não fizeram gol pois o zagueiro paraguaio Ortigoza abraçou a bola, em lance não visto pelo juiz. Aos 12, não teve jeito: Suárez limpou Verón e chutou, abrindo o marcador. No fim do primeiro tempo, após passe de Arévalo Ríos, Diego Forlán emendou um chutaço e desencantou, fazendo seu primeiro gol na Copa América, o segundo da seleção charruá na partida. Após um segundo tempo de sufoco do Paraguai, querendo começar a correr átras do prejuízo ( em vão ), o Uruguai encaixou um ataque mortal aos 44 do segundo tempo, que culminou com outro gol de Diego Forlán. Com a conquista, o Uruguai torna-se hegemônico em continente sul-americano, deixando a Argentina para trás e sagrando-se mais vencedor da Copa América em toda a história.
.
Pela Major League Soccer, New York Red Bulls e FC Dallas, terceiro do Leste e segundo do Oeste, respectivamente, ficaram no 2x2, com direito a gol de Thierry Henry para o time da Big Apple. O líder do Leste é o Philadelphia Union e o vice é o Columbus Crew, que recebeu o Portland Timbers e venceu por 1x0.
.
A primeira grande surpresa já ocorreu no campeonato escocês. O Rangers, atual tricampeão da competição, recebeu o Hearts e ficou no 1x1. Já o arquirrival Celtic fez o que dele se espera e bateu o Hibernian por 2x0.
.
A sensação do campeonato suíço é o Thun, único time com 100% de aproveitamento após a segunda rodada. O time fez fáceis 3x0 no Grasshoper, em casa. Atual campeão, o Basel venceu a primeira na temporada ao bater o Neuchatel Xamax por 2x0. Quem também está bem é o Young Boys, que foi visitar o Sion e ganhou dos anfitriões por 2x1.
.
No campeonato austríaco, os dois maiores times do país já são líderes empatados. O Rapid de Viena venceu o Wiener Neustadt fora de casa, por 2x0, e o Red Bull Salzburg fez 1x0 no Wacker Innsbruck, gol do ex-Fluminense Alan.
.
Graças a tropeços dos dois times que poderiam segurá-los, Shakhtar Donetsk e Dynamo de Kiev já são absolutos no campeonato ucraniano. O Shakhtar, líder com 100% de aproveitamento, venceu o Karpaty Lviv na Dombass Arena, por 2x1, com gols de Willian e Alex Teixeira. Já o Dynamo não tomou conhecimento do Obolon no clássico de Kiev e fez 4x0 no adversário. Os times que poderiam parar a dupla, Metalist Kharkiv e Dnipro, passaram vergonha. O primeiro não saiu dum 0x0 com o Tavriya, enquanto o segundo perdeu em casa para o Volyn, por 2x1.
.
Na volta do campeonato russo após a pausa de verão, destaque para o jogo parelho entre Zenit e Anzhi, em São Petersburgo. O Zenit levou a melhor em casa, 1x0, gol de Kerzhakov. Os outros times cotados para o título também venceram, já que o Rubin Kazan passou apertado pelo terek Grozny por 1x0 e o Spartak Moscou fez 2x0 no Volga Nizhny Novgorod, gols de Kombarov e Wellinton. O líder CSKA joga amanhã contra o Krylya Sovetov.
.
Na Fórmula 1, a segunda corrida seguida sem vitória de Sebastian Vettel ocorreu em Nurburgring, na Alemanha. O vencedor da emocionante corrida foi Lewis Hamilton, após intensa briga com Fernando Alonso, o segundo colocado, e Mark Webber, que completou o pódio e sempre esteve perto dos dois ponteiros, mas não chegou a incomoda-los. Vettel, o quarto, teve grande disputa com Felipe Massa, quinto, que só terminou na última volta, quando os dois foram colados para o pit stop e a Red Bull trabalhou melhor. Completando a zona de pontos aparecem Adrian Sutil, Nico Rosberg, Michael Schumacher, Kamui Kobayashi e Vitaly Petrov.
.
Já na Fórmula Indy, vitória do australiano Will Power no GP de Edmonton, vice líder do campeonato, átras apenas do escocês Dario Franchitti, terceiro colocado na etapa. Entre eles apareceu o brasileiro Hélio Castroneves, que não faz um bom campeonato pela Penske, aparecendo apenas na 12ª colocação no campeonato. Confirmando a boa prova dos brasileiros, Tony Kanaan terminou na quarta colocação. Também destacou-se o maior vencedor da história da antiga Fórmula Mundial/ChampCar, Sebastien Bourdais, que ficou em sexto lugar.

Habemus gols !

Em dado momento, os clubes passam a notar que não podem mais jogar defensivamente, achando o empate um bom resultado, seja para confirmar a boa fase ou tentar subir na tabela, já que a situação torna-se desesperadora. Pros fãs do futebol, esse momento é o da virada, de quando os jogos passam a ser modorrentos e ganham em emoção, ainda que a qualidade técnica não seja das melhores.
.
Na série B, metade dos jogos da rodada tiveram ao menos três gols, média que eu considero ideal. Em jogo de times bem colocados na tabela e que disputavam o G4, o Paraná foi até Santa Catarina e venceu o Criciúma por 2x1, quebrando a invencibilidade caseira do Tigre no campeonato. Já o Sport manteve sua ascenção no campeonato ao passar tranquilamente pelo também pernambucano Salgueiro, por 3x0, tal qual o ASA, que em Arapiraca fez um jogo muito aberto com o Guarani, no qual saiu vencedor por 3x2.
.
Barrando o forte Americana, o Goiás, que parece ressurgir das cinzas, fez 3x1 no interior paulista. Outro que surpreendeu um time do G4 na rodada foi o Bragantino, que enfrentou a embalada Ponte Preta e fez 3x1, afastando-se da zona da degola.
.
Como nem tudo é perfeito, tivemos dois 0x0 na rodada. Boa e ABC fizeram um jogo lastimável, enquanto o Vila Nova só não saiu vencedor do embate ante o Náutico pois o goleiro Gideão, do Timbu, fez uma partida excepcional. Também ocorreram dois 1x1, entre os ameaçados Duque de Caxias e Icasa e também entre os paulistas São Caetano e Barueri. Por fim, a líder Portuguesa viajou até Salvador para encarar o sempre forte Vitória e conseguiu expressivos 2x0.
.
Na partida que definiu o terceiro colocado da Copa América, enfim os gols apareceram. O Peru tornou-se a primeira seleção a fazer quatro gols numa só partida ao levar a melhor sobre a Venezuela, por 4x1. A primeira etapa foi igual, mas o andino Chiroque foi eficiente ao aproveitar a sua chance e abrir o marcador. Na volta do segundo tempo, o venezuelano Rincón foi expulso, deixando a situação da Vinotinto ainda mais complicada, tanto que Guerrero ampliou para a albirroja. Orozco deu novo gás para a partida, mas Guerrero marcou mais dois, tornou-se o artilheiro da competição e o único jogador a marcar três vezes num só jogo em toda a Copa América. Fica a lembrança da campanha notável desses dois países, já que o Peru chegou sem seus principais jogadores e em franca decadência técnica, e a Venezuela alcanços as semifinais de uma Copa América pela primeira vez na história.

sábado, 23 de julho de 2011

22/07/2011

Não precisa muito pra saber quando um dia vai ficar marcado na sua memória. Esse ano tá sendo pródigo nisso, em dias inesquecíveis, nos quais um fato marcante acontece. Mas posso falar com toda certeza que nenhum dia reuniu tantos acontecimentos marcantes como essa sexta-feira.
.
Aconteceu de tudo. Fui de Pinheiro até Santo André e fiquei literalmente parado em São Caetano. Deixei de sentir culpa por coisas que só estavam ruins. Quase sai pagando geral com duas amigas bêbadas. Conversei, ri e fiquei à vontade como há muito não ficava. Mostrei-me um às ao volante e fiquei no sereno por cerca de uma hora, em plena madrugada.
.
Confesso que ainda estou entorpecido e tentando me acalmar diante desse verdadeiro turbilhão de acontecimentos. Resta agora cultivar o que foi bom, e explicar os motivos que me fizeram a fazer tudo o que fiz - porque, sinceramente, não acho que fiz nada de ruim, fui apenas vítima dum acaso sem precedentes, que tentou me prejudicar. Talvez tenha conseguido, talvez até cause uma briga imensa na minha família. Mas quem viu a cena sabe que culpa eu não tive.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A cor do centro

Preto, cinza e marrom; preto, cinza e marrom; preto cinza e marrom... só se vê isso na região central de São Paulo. Destaques em outras cores, mais fortes e vivas, são raros e pequenos, na fachada de restaurantes e bancos, e em detalhes que passam despercebidos naquela multidão unicromática.
.
Muito me espanta como eles deixam tudo com as mesmas cores e do mesmo jeito. Prédios antigos ( e antigos, aqui, não quer dizer feios ) passam por reformas ( infelizmente, a minoria deles ) e seguem com o mesmo padrão arquitetônico, com as mesmas cores e não se atualizam, dando um ar mais inovador a uma região que tem muito dinheiro circulando, mas é degradada esteticamente.
.
Os entornos do largo São Bento evidenciam isso. Perto de lá temos o mosteiro, várias estações de metrô, a 25 de Março, a Porto Geral... várias ruas históricas, e que merecem ares novos. Merecem reformas profundas em suas estruturas, manutenção constantes e, em certos casos, até mais cuidados na higiene e na limpeza. Para São Paulo firmar-se como um polo turístico, e não apenas como a cidade dos negócios, isso deveria acontecer. E, sim, Sampa tem um potencial enorme para isso, basta começar a mexer-se.
.
Que tal trocar o mármore e o granito por materiais mais bonitos, leves e com alguma sustentabilidade ? Que tal modernizar os edifícios de nomes de grandes barões cafeeiros ? Que tal colocar espelhos envidraçados fumê, ou carpetes pra substituir aqueles pisos de pedras ? Há muito a ser feito, e muita coisa pode mudar, pra muito melhor.

Jogos magros

Há uma tendência chatíssima no futebol mundial que é a escassez de gols. Cada vez mais os placares ficam minguados, com diferenças entre perdedor e vencedor sendo cada vez mais enxutas, sendo rato até uma diferença de dois gols de diferença. A Copa América está sendo a principal expoente desse futebol moderno e insosso.
.
Pelas semifinais da competição sul-americana, o Uruguai pressionou o jogo inteiro, mas precisou de apenas 5 minutos para vencer o Peru. Após um primeiro tempo totalmente dominado pela seleção charruá, Luis Suárez aproveitou rebote do goleiro peruano Fernández e chutou sem ângulo para abrir o placar. Pouco tempo depois, Álvaro Pereira lançou de muito longe para o mesmo Suárez receber, fintar o arqueiro andino e fazer 2x0, selando a classificação da celeste para a final da Copa América, que ocorrerá no mesmo estádio Único de La Plata que sediou a seifinal..
.
Na outra semifinal, a secura de gols voltou a fazer vítimas os jogadores, a imprensa e os poucos torcedores que estavam no estádio Malvinas Argentinas, na cidade de Mendoza. Venezuela e Paraguai fizeram um jogo parado, com grande superioridade da seleção bolivariana, que chegou a marcar um gol estranhamente anulado por Vizcarrondo. Após um segundo tempo sem graça nenhuma, veio a prorrogação, no qual a Vinotinto colocou duas bolas nas traves paraguaias em 5 minutos, com Maldonado e Arango. Mesmo com a expulsão do paraguaio Santana, a partida seguiu no 0x0 e foi para os pênaltis. Nas cobranças, apenas o venezuelano Lucena desperdiçou a cobrança, defendida pelo goleiro Justo Villar. Com a classificação, o Paraguaim tornou-se a primeira seleção a ir pruma final de Copa América sem vencer nenhuma partida.
.
No Brasileirão, seis das dez partidas tiveram diferença de gols entre os times inferior a dois tentos. O Atlético Paranaense, agora de Renato Gaúcho, até saiu na frente, mas com dois gols de Alecssandro o Vasco fez 2x1 sobre o Furacão, que agora é lanterna graças a vitória do Avaí sobre o Atlético Goianiense por 1x0, em Goiás. Em jogo no qual foi apupado pelos torcedores de seu ex-clube, Dorival Júnior não conseguiu dar a vitória para o Atlético Mineiro ante o Santos: 2x1.
.
Wallyson desencantou e fez os dois gols da vitória do Cruzeiro contra o Bahia, por 2x1. A rodada ainda teve dois empates por 0x0: Palmeiras x Flamengo, jogo que encerrou a novela Kléber, que ficará no Palmeiras e ainda completou a sétima partida no campeonato contra o time que queria tirá-lo do alviverde, e Figueirense x Grêmio, em noite sublime de Marcelo Grohe, que pegou tudo ( até pênalti ) no Orlando Scarpelli.
.
Nas partidas com placares mais elásticos, destaque para a goleada do Ceará ante o América Mineiro, 4x0 com direito a dois gols de Washington. O Corinthians foi até o Rio de Janeiro e com um gol no fim de cada tempo, fez 2x0 no Botafogo. A partida ficou marcada pela chocante contusão do goleiro corinthiano Júlio César, que sofreu uma luxação no mindinho e teve seu dedo cruelmente envergado. O São Paulo arrancou um surpreendente 3x0 do Internacional no Beira-Rio, resultado que causou a demissão de Paulo Roberto Falcão por parte do colorado. O Coritiba, provando que só joga no Couto Pereira, fez 3x1 no Fluminense em seus domínios.

terça-feira, 19 de julho de 2011

A fórmula do sucesso

Duns tempos pra cá, critica-se demais a nova leva de músicos, ao menos os que colecionam milhares de fãs e aparecem mais na mídia, indo à TV, enchendo as redes sociais de citações para eles, tocam em todas as rádios e tudo mais. As principais críticas giram em torno duma certa homogeneidade nas músicas e nas bandas, o que faria com que apenas um modelo pré-fabricado pelo gosto dos ouvintes e das gravadoras fizesse sucesso. Sabendo disso, o SantaZona comparou duas músicas de estréia de duas bandas que tentam aparecer no cenário nacional: ForFun e CW7. As músicas utilizadas na comparação foram " História de Verão " e " Será Você ", respectivamente.
.
Nota-se, realmente, grandes semelhanças entre as duas canções. Ambas começam com um solo de guitarra, com a bateria entrando alguns instantes depois. No início da letra, percebe-se grande destaque para os vocais, deixando a parte instrumental em segundo plano - no caso do ForFun, eles já colocam alguns efeitos de voz na entrada dos versos.
.
Na hora dos refrões principais das músicas, percebe-se o predomínio de algumas artimanhas musicais. O CW7 usa alguns recursos sonoros para alterar um pouco a voz da vocalista Amanda Wicthoff, alterando o panorama vocálico que acontecia até o momento. Já o Forfun coloca outras vozes ( no mínimo uma além da do vocal Danilo Cutrim ) para dar uma " mexida na canção.
.
Após os refrões, novas semelhanças. Em Será Você, os instrumentos terminam o refrão como uma espécie de " Fade Out ", aos poucos - e a música demora alguns segundos para voltar aos versos, com os intrumentos ao fundo. Já em História de Verão, também há uma pausa após o refrão, o que já havia acontecido na música entre os versos " Eu buzinava alto pra você se envergonhar " e " Nós dois em frente ao 9 ", possivelmente para prender a atenção do ouvinte.
.
No espaço entrerrefrões, teoricamente de menor apelo popular, as duas bandas utilizam de subterfúgios para manter o fã atento. Os curitibanos do CW7 dão uma pequena pausa na música, de alguns segundos, mantendo certo suspense sobre o que vai acontecer depois. No mesmo espaço, o som da guitarra aparece com efeitos que a deixam abafada e a voz da vocalista, novamente, sofre distorções produzidas em estúdio. Os cariocas do ForFun também utlizam efeitos vocálicos na faixa, e acrescentam também riffs de guitarra durante um bom tempo antes do refrão.
.
Soma-se a isso o fato das letras serem fáceis, com rimas simples e melodias que não desafiam ninguém a cantar as músicas - muito pelo contrário, apenas " chamam " o público. Ao longo das duas canções aparecem barulhos aleatórios, que não são produzidos por instrumentos musicais, como mais um atrativo para quem as ouve.
.
Harmonicamente, também notamos semelhanças. O intervalo entre o tom dos acordes das notas é de 3 tempos e meio, e a sequência nas músicas segue inalterada até o refrão, onde o CW7 altera um pouco a estrutura no início, voltando pouco depois ao esquema padrão, alinhando-se com História de Verão.
.
Como podem ver, realmente há grandes semelhanças entre as músicas, as duas tidas como primeiros grandes sucessos de bandas com pouco mais de 6 anos de diferença, se contarmos o " estouro " dos primeiros singles. Se essa é uma " fórmula mágica do sucesso ", apenas os artistas e as gravadoras podem dizer. O fato é que quem segue esse passo-a-passo costuma alavancar suas vendagens e suas exposições na mídia.
.
Prefiro acreditar que todos tem um mérito, seja escrever vedadeiras obras-primas, seja apontar problemas sociais ou de qualquer outro gênero pela música ou, simplesmente, vender e fazer dinheiro com a música. Mas, ao ver um padrão musical que é sempre seguido, devemos buscar o diferente e passar a pensar no que a mídia tenta nos fazer engolir.

Poeta

Dizem que os melhores poetas são os solitários. Que podem falar com todos e ter intimidades com alguns, mas intrinsecamente sente-se perdido. Também falam que os melhores poetas são aqueles que recordam de algo ( momentos, fotos, músicas ) sem ter os mesmos sentimentos - e o poeta quer muito ter algum sentimento que não o espaço negro da ausência. Disseram que os melhores poetas não sabem transformar o que sentem ( ou todo o nada que sentem ) em simples versos. Sou um poeta.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O agora e o futuro da seleção canarinho

Não tem como esconder a frustração quando o Brasil perde. Única seleção pentacampeã mundial, vencedora de tudo que se pode ganhar e com o rótulo de pátria de chuteiras na testa, não há como cada eliminação, em qualquer circunstância, não gerar frustração e arrependimento. Temos, porém, que analsiar friamente os fatos. Essa eliminação ante o Paraguai, por exemplo, não pode ter vilões.
.
Vi muitas pessoas em redes sociais questionando o trabalho de Mano. Mais do que isso, pedindo para que ele saia da seleção. Todos aqui sabem o quanto eu gostei da era Dunga na seleção brasileira, mas pedir a cabeça do treinador é um equívoco duma torcida mimada e sem a mínima cultura futebolística. Por mais que as seleções de Mano tenham jogado mal diversas vezes em amistosos, ela saiu-se muito bem nas duas últimas partidas da Copa América, mesmo com a eliminação. Com duas partidas jogando um ótimo futebol, vê-se que o trabalho deu resultado, o time tem certo entrosamento e há nítida evolução. Isso são méritos do treinador, e, muito graças aos jogos contra Equador e o segundo contra o Paraguai, Mano Menezes sai fortalecido da competição.
.
É claro que ele errou. O erro mais grave foi convocar André Santos e Adriano para a lateral esquerda, deixando Marcelo de fora por picuinhas de convocações anteriores - atitude, aliás, pela qual Dunga foi demonizado, e que a mídia brasileira não noticiou. A convocação poderia conter outros nomes como Hernanes e Leandro Damião, mas suas ausências são totalmente explicáveis. Já a de Marcelo, não.
.
Outro erro de Mano inexplicável foi manter Maicon na reserva contra Venezuela e no primeiro jogo ante o Uruguai. Quando teve oportunidades, Maicon foi um monstro, jogou muito e deixou Daniel Alves no chinelo. Dani poderia entrar pelo lado esquerdo, posição pela qual ele já atuou - e teria sido certamente melhor que André Santos. Mas desse erro ele redimiu-se, duma forma ou de outra. Com esse erro ele aprendeu, tanto que, ao notá-lo, não o repetiu.
.
Agora, o time. Certos erros que não ocorriam aconteceram de maneira inexplicável. Como justificar os dois frangos de Júlio César contra o Equador ? O que dizer dos erros de saída de jogo de Daniel Alves no primeiro gol contra o Paraguai ou a ausência de marcação de Lúcio no segundo gol do mesmo jogo ? Desde a Copa de 2006 a zaga canarinho é elogiada com toda a razão, mas ela deixou a desejar nessa Copa América. Isso sem contar, claro, com André Santos, que mostra-se incapaz de realizar um simples cruzamento. Mas dele já falamos anteriormente.
.
Um ponto destácavel é a dupla de volantes, que parece ter encontrado seus melhores dias. Lucas Leiva foi, talvez, o melhor jogador brasileiro na Copa América. Seguro e tranquilo, foi expulso no jogo da eliminação, e sua ausência possibilitou o crescimento guarani na partida. Ramires começou a competição discretamente, mas evoluiu muito junto com o time graças ao entrosamento com seu companheiro na contenção das jogadas adversárias.
.
A emblemática camisa 10 brasileira tem dono, e por muitos anos: Paulo Henrique Ganso. O paraense sumia algumas vezes, mas quando, aparecia, deixava um companheiro na cara do gol, certamente. Cabe a ele buscar mais jogo, mas cabe aos companheiros aciona-lo mais. Não adianta nada ter um jogador de tamanho gabarito e acionar o lateral que passa ou os pontas. Não dá pra ter Ganso como jogada de segurança, ele tá no campo pra ser o armador de todas as jogadas - e, quando contaram com ele, apareceu muito bem.
.
No ataque, irregularidades. Robinho e Neymar intercalaram partidas boas e ruins - Neymar foi bem contra o Equador, Robinho jogou muito no segundo jogo ante o Paraguai. Mas esperava-se mais dos dois ponteiros, graças ao entrosamento deles e de Ganso. Já Alexandre Pato precisa se tocar que ele é o centroavante do time, e não o ponta, como atua no Milan. Quando jogou de frente pro gol atuou muito bem ( no primeiro tempo contra a Venezuela e contra o Equador ), ficando fixo na área e deixando Robinho e Neymar correrme, um por cada lado.
.
Entre os reservas, Fred mostra irregularidade, mas marcou o gol redentor no primeiro jogo contra o Paraguai após boa partida - pena que, na segunda, deu dó. Lucas Silva, promessa são-paulina, não atuou bem em nenhum jogo. Jádson, por outro lado, mostrou serviço e jogou bem contra o Paraguai, sendo infelizmente substituído graças ao cartão amarelo levado. Elano e Elias pouco atuaram, mas Elano marcou negativamente graças ao pênalti magistralmente mal batido contra o Paraguai.
.
Como disse no início do texto, temos que ser frios ao analisar a eliminação. Perdemos para um time que joga junto há anos, com o mesmo técnico que que só foi eliminada da Copa do Mundo do ano passado com muito custo, pelos atuais campeões. O time de Gerardo " Tata " Martino tem um sistema de marcação alucinante, que não deixa o adversário respirar, além de atacantes do porte de Valdez, Roque Santa Cruz e Lucas Barrios. Está muito longe de ser uma equipe qualquer.
.
Como pode-se ver, há erros e acertos. Havia um time em formação, que achou a fórmula ideal, mesmo com a eliminação. O que deve ser feito agora é não inventar culpados para uma derrota que só não foi vitória porque o futebol não como o tribunal, justo todo o tempo. Derrotas acontecem, e o trabalho mostrou-se bem feito. Não podemos abandona-lo agora para mais tempo de experimentações e testes. Como qualquer equipe há erros, uns aqui outros ali, uns grandes e outros pequenos, mas todos corrigíveis. E, com competência, pode-se corrigir tudo tranquilamente. Só não podemos largar o projeto que começou a dar resultado.

As surpresas do futebol

Há um sem fim de chavões sobre a imrpevisibilidade do futebol. Diz-se que é uma caixinha de surpresas, que o jogo só acaba quando termina, que o resultado se define dentro das quatro linhas... fala-se de tudo. Mas falar essas frases batidas não é nada quando podemos observar com nossos próprios olhos o inesperado acontecendo. É bem mais marcante e ilustrativo.
.
Na Copa América, a chamada zebra passeou duas vezes. Em La Plata, o Brasil atacou, atacou e atacou, mas perdeu nos pênaltis para o Paraguai e está eliminado da competição. Em grande noite de Justo Villar, goleiro guarani que parou todas as chances criadas pelo Brasil com Ganso, Maicon, Neymar, Robinho, Alexandre Pato e Fred, o Paraguai soube levar a partida num 0x0 que interessava unicamente a eles, com direito a confusão e expulsão de Lucas Leiva e Alcaraz. Nas cobranças, o Brasil errou quatro pênaltis pela primeira vez em toda a história ( a primeira dessa sequência, com Elano, digna de riso de tão horrorosa que foi ) e a albirroja converteu duas cobranças, selando a classificação para a semifinal.
.
Se já era surpreendente o Paraguai eliminando o Brasil, imagine o que não foi a Venezuela tirando o Chile da Copa América. Pela primeira vez em competições de futebol a Venezuela terminará à frente do Brasil e da Argentina - essas duas seleções, inclusive, não estarão entre as quatro primeiras colocadas da Copa América pela terceira vez em 43 edições da competição. No fraco primeiro tempo, Vizcarrondo aproveitou boa cobrança de falta de Arango para abrir o placar para a Venezuela. No segundo tempo tudo mudou, o Chile dominava a partida e o artilheiro Suazo espantou a má fase, já que ele não havia marcado na competição ainda, empatando a partida. Num lance fortuito aos 35 minutos da segunda etapa, após nova cobrança de falta de Arango, Cichero aproveitou rebote da zaga e fez 2x1, o que garantiu a primeira passagem para as semifinais da Copa América da seleção Vinotinto.
.
Outra zebra apareceu nos gramados alemães, durante a final da Copa do Mundo Feminina. As norte-americanas, bicampeãs da competição, perderam nos pênaltis para as japonesas, que debutavam em finais. O primeiro tempo foi inteiro dos EUA, mas a vantagem em campo não se refletiu no placar. Na segunda metade, Morgan abriu o placar que, enfim, refletia o domínio das bicampeãs do mundo. Em lance confuso na área, porém, Miyama empatou a partida em 1x1, o que levou a final para a prorrogação. Na primeira parte do tempo extra, a grandalhona Wambach marcou de cabeça, colocando novamente os EUA na frente, mas, nos últimos 15 minutos, Sawa empatou novamente. Nos pênaltis, as norte-americanas sentiram a pressão psicológica e erraram três cobranças, enquanto as nipônicas converteram três tentos, o que garantiu o primeiro título duma seleção asiática em competição organizada pela FIFA.
.
Hoje começaram as competições inferiores do futebol nacional, as séries C e D. Pela terceirona, destaque para as vitórias do CRB sobre o Fortaleza em Maceió pro 1x0, do Brasiliense sobre o Madureira pelo mesmo placar e pelo 3x2 que o Brasil de Pelotas aplicou no Santo André em pleno ABC Paulista. O Guarany de Sobral enfrentou o Campinense no Ceará e venceu por 2x0, enquanto o Águia de Marabá fez 1x0 no Luverdense, no norte do país. Macaé x Marília e Chapecoense x Caxias empataram por 2x2.
.
Já pela série D, alguns tradicionais estreiaram. O Sampaio Corrêa foi até Santarém e venceu o São Raimundo por 2x1. O Santa Cruz fez 12 mil de seus fiéis torcedores irem até o Rio Grande do Norte para presenciarem a vitória coral por 3x1 ante o Alecrim. Atual campeão baiano, o Bahia de Feira de Santana começou com o pé direito ao bater o River Plate do Sergipe por 1x0, mesmo placar da vitória do Mirassol ante o Operário de ponta Grossa. Oeste de Itápolis e CENE protagonizaram um 3x3 emocionante, enquanto o Juventude não teve dificuldades para vencer o Brusque por 4x0.
.
Pela primeira rodada do campeonato austríaco, mais surpresas. O atual campeão Sturm graz ficou no empate com o Ried, fora de casa, por 1x1. No clássico da rodada, o Red Bull Salzburg venceu o Áustria Viena por 2x0, com direito a gol de Alan, ex-jogador do Fluminense.
.
Surpresas também ocorreram no campeonato suíço. O atual campeão Basel ficou no empate com o Young Boys, por 1x1. O Luzern, sem dificuldades, fez 3x0 no Neuchatel Xamax, fora de casa. O tradicional Servette, após algum tempo na segundona nacional, voltou para a divisão de elite com derrota em casa para o Thun, por 2x1. Em confronto equilibrado, o Sion fez 1x0 no forte Zurich.
.
No ucranianão, apenas o Shaktar Donetsk está com 100% de aproveitamento após o clássico da cidade ante o Metalurh, vencido pelos mineiros por 2x0. Diferentemente da rodada inicial, porém, os outros postulantes ao título também venceram. Dnipro Dnipropetrovsk e Dynamo de Kiev fora de casa ( 2x0 e 3x1 contra Kryvbas e Oleksandriya, respectivamente ), enquanto o metalist Kharkiv sofreu, mas passou pelo Zorya Luhansk por 3x2, em casa.
.
Pela Major League Soccer, o Philadelphia Union assumiu a liderança da conferência leste ao bater o New England Revolution, fora de casa, por fáceis 3x0. A liderança só foi conseguida graças ao tropeço do New York Red Bulls, que ficou no empate por 0x0 contra o Chivas USA. Na conferência Oeste, o Seattle Sounders aproximou-se um pouco mais do Los Angeles Galaxy ( que folgou na rodada ) ao vencer o Colorado Rapids, por 4x3.

domingo, 17 de julho de 2011

Equilíbrio

A série B, historicamente, é disputada por equipes que tem elencos nivelados, com poucas diferenças técnicas. Normalmente, quem costuma se dar bem é o conjunto, com um ou no máximo dois atletas que se destaquem. Esse ano não está sendo diferente na segundona nacional. Do 3º até o 9º colocado a diferença é de apenas três pontos. Na rabeira, a situação é ainda mais disputada, pois do 10º até o 18º lugar a diferença é de míseros dois pontos.
.
Antes, falemos dos times que destoam de tanto equilíbrio. Dois times aparecem bem destacados na ponta, sendo os dois paulistas. A líder é a Portuguesa, que foi até Varginha e ganhou do Boa por 2x1. Com o mesmo número de pontos mas com saldo de gols inferior aparece a Ponte Preta, que venceu o Derby Campineiro contra o Guarani por 2x0, com dois gols de Ricardos: o de Jesus e o Ricardo. A partida no Moisés Lucarelli, porém, ficou marcada pelo triste fato do banheiro incendiado por torcedores bugrinos após o locutor do estádio pontepretano chama-los de galinhada. O Guarani é apenas o 19º colocado, e ( muito ) pior que ele apenas o Duque de Caxias, que perdeu novamente, desta vez para o ABC, em Natal, por 3x0.
.
Alguns times em boa fase perderam na rodada para equipes que vinham em baixa. O Americana foi até o estádios dos Aflitos e perdeu para o Náutico por 3x2, em noite inspirada do atacante Kieza, que fez um hat-trick. O Vitória enfrentou o Goiás reforçado por Iarley e Alan Bahia fora de casa e deu vexame ao tomar 4x1 do time esmeraldino. Outro rubronegro nordestino que perdeu longe de seus domínios foi o Sport, que viajou até o interior paulista e perdeu para o Bragantino por 3x2. Em jogo de tabus, o Criciúma perdeu após um mês invicto para o Salgueiro, que estava sem vitórias também há um mês: 2x1 em Pernambuco.
.
Nas demais partidas, o São Caetano estreiou bem o técnico Vadão ao vencer o ASA por 2x0. O Paraná Clube mante a boa fase ao bater o Vila Nova por 2x1, na Vila Capanema. O Barueri teve sua reabilitação na série B freada pelo surpreendente Icasa, que foi até a Grande São Paulo e fez 2x1 na Abelha.
.
No Mundial Feminino, a Suécia ficou com o terceiro lugar ao bater a França por 2x1 em Sinsheim. A Suécia saiu na frente aos 29 minutos do primeiro tempo, após Schelin tocar na saída da goleira francesa. A seleção azul, após uma bola na trave, empatou aos 6 minutos do segundo tempo, com Thomis. Após outra bola na trave, desta vez das suecas, Hammarström fez um golaço para as escandinavas, após receber cobrança de escanteio, chapelar uma defensora e chutar no ângulo. Com a campanha, a Suécia fez sua melhor participação em Copas do Mundo femininas, igualando o terceiro lugar obtido em 1991. A França apareceu pela primeira vez em semifinais.
.
Pela Copa América, duas surpresas. No primeiro jogo, enfrentaram-se Colômbia e Peru. Os colombianos fizeram a melhor campanha da primeira fase, sem tomar sequer um gol em três partidas. Já os peruanos, que chegaram desacreditados graças às contusões de Farfán e Pizarro, classificaram-se em terceiro lugar no grupo C. No jogo, o Peru foi mais regular, mas teve que aguentar a pressão cafetera após os 20 minutos, no qual Falcão García desperdiçou um pênalti. Apesar dos sustos e das bolas na trave de Dayro Moreno e Freddy Guarin, a partida foi para a prorrogação, a primeira em Copas Américas desde 1993. Um gol em cada tempo advindos de bobeadas do goleiro colombiano Martinez selaram a classificação do Peru. No primeiro, Lobatón aproveitou rebote e chutou de fora da área para marcar um golaço. No segundo, Vargas aproveitou a saída errada do goleiro e marcou 2x0 para os incas. O Peru não chegava numa semifinal de Copa América desde 1997.
.
No outro jogo das quartas-de-final, a maior rivalidade da América do Sul, Argentina x Uruguai. Vale lembrar que a tensão entre as duas hinchadas é histórica, e não apenas esportiva como Brasil e Argentina - a história das nações argentinas e uruguaias é recheada de guerras, combates e tensões políticas. Na ótima partida, Diego Pérez foi o protagonista do primeiro tempo, já que anotou o gol da Celeste logo aos 4 minutos e aos 38 foi expulso. Nesse intervalo, Higuaín aproveitou grande cruzamento de Messi e empatou a partida. No segundo tempo, mais emoção após Mascherano também ser expulso e Muslera fazer dois milagres no mesmo lance, ao defender cobrança de falta fortíssima e desviada e depois sair de corpo aberto para defender com o rosto o chutaço de Higuaín, dando, literalmente, a cara pra bater. Na prorrogação, mais defesas do arqueiro uruguaio e uma bola na trave de Higuaín. A decisão foi para os pênaltis , e nas cobranças, Muslera defendeu o chute de Carlos Tevez. Sem mais erros, a seleção charruá venceu por 5x4, aumentando o tabu argentino, que não ganha nenhuma competição desde 1993. Para os uruguaios, um alento: a seleção argentina perdeu apenas duas Copas América no país de Gardel, e as duas foram vencidas pelo Uruguai.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Agora, só os melhores

Não tem jeito: em qualquer competição de futebol, as primeiras rodadas e/ou fases sempre serão recheadas de jogos meia-boca, com algumas seleções de nível técnico bem inferior ao dos favoritos, ou das seleções mais esperadas. É natural do futebol e não há como escapar isso. O torcedor gosta quando a competição entra numa fase mais aguda, no qual pra sair vencedor tem que mostrar tudo o que se sabe. Essa hora chegou nos principais campeonatos em andamento.
.
Pela Copa América, os favoritos enfim desencantaram e venceram. A primeira a ganhar foi a Argentina, que jogou um futebol vistoso e bateu a Costa Rica por 3x0, com dois gols de Aguero e um de Dí Maria. Messi jogou muito bem e teve seu nome gritado no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba. O ponto ruim da partida foi Higuaín, que perdeu diversas oportunidades de deixar o placar ainda mais elástico. A albiceleste, porém, foi a segunda colocada do grupo A. A primeira posição ficou com a Colômbia, que fez 2x0 na Bolívia em Santa Fé, com dois gols de Falcão Garcia.
.
Nos grupos B e C, três seleções se classificaram, graças ao critério técnico. A segunda poderosa e desencantar foi o Uruguai, que fez 1x0 no México em La Plata, tento anotado por Álvaro Pereira. O jogo em La Pata foi um show da Celeste Olímpica, que perder diversas chances - e até poderia tomar um gol no fim da partida dum desfragmentado time mexicano. Porém, a seleção charruá foi a segunda colocada. O líder foi o Chile, que contou com um gol contra do zagueiro peruano Carrillo já nos acréscimos para fazer 1x0 no Peru, em Mendoza, e ir a 7 pontos. O Peru, com 4 pontos, também classificou-se.
.
No grupo B, muita emoção e doze gols em dois jogos. Num jogo sensacional em Salta, Paraguai e Venezuela empataram por 3x3 num jogo no qual os venezuelanos abriram o placar logo aos 4 minutos de jogo, com Rondón. Alcaraz, Lucas Barrios e Riveros viraram e deram grande vantagem para a seleção guarani. Aos 44 do segundo tempo, Fedor descontou. Três minutos depois, no desespero após a cobrança de escanteio, o goleiro Vega serviu de cabeça Perozo, que definiu o placar da histórica partida. Enquanto o Paraguai ficou com a terceira colocação do grupo, a Viño Tinto foi a vice-líder. O ponteiro foi o Brasil, que foi à forra. Jogando bem e tornando-se a primeira seleção a marcar quatro gols num só jogo no 4x2 ante a Venezuela - o que a deixou com o ataque mais positivo da competição, com seis tentos. Pato e Neymar, duas vezes cada, anotaram, enquanto Caicedo fez os dois gols equatorianos, que de nada valeram já que a seleção andina foi eliminada da competição.
.
Agora chegam as quartas-de-final. Apenas dois favoritos, nas partidas entre Colômbia x Peru e Chile x Venezuela, com vantagem das primeiras seleções. Nos duelos entre Brasil x Paraguai e no superclássico entre Argentina x Uruguai, não há como apontar favoritismo para nenhum dos lados.
.
Chegou a hora da decisão na Copa do Mundo Feminina. As favoritas tiveram tardes diferentes na Alemanha. Os Estados Unidos bateram a França em Monchenglddbach, por 3x1, e avançaram à final. Cheney abriu o marcador para as norte-americanas, Bompastor empatou para as francesas, que jogaram melhor, mas viram Wambach e Morgan fechar a conta. Na outra semifinal, a favorita Suécia caiu ante o Japão pelos mesmos 3x1. Öqvist abriu o placar para as nórdicas, mas Kawasumi empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Sawa e Kawasumi, de novo, definiram.

terça-feira, 12 de julho de 2011

" Sou basicamente pessimista, cético, descrente, quase na fronteira da melancolia. Mas tenho sorte sem merecê-la. Percebo uma certa beleza, uma certa misericórdia no mundo, que não consigo deduzir a partir dos seres humanos, tampouco de mim mesmo. Tenho a clara sensação de que às vezes acontecem milagres. "
.
Vocês me conhecem e sabem que não sou assim. Sabem que eu sou totalmente o avesso disso. Mas essa frase tá resumindo meus dias muito bem, de uns tempos pra cá. A vontade de ficar aqui é nula, não entro em twitter, orkut e MSN há eras, vou no facebook apenas pra ver se tem algo de novo... eu não sou assim, mas estou assim. Essa frase é de Luiz Felipe Pondé em entrevista à Veja. Entrevista nota 7, diga-se. Nada de fenomenal e com pontos contestáveis.
.
Me censurei diversas vezes desde o fim de semana passado. Escrevi vários textos que eu não vou publicar e posso jamais publicar por conterem melancolia ou raiva extrema. Não acho legal difundir esse tipo de pensamento por aí, então guardo apenas como desabafo.
.
Ando lendo muito. Pelo fato do meu notebook ter virado artigo de luxo, leio o que vier pela frente. Não saio de casa, não tiro o pijama, não vou até a esquina sentir o Sol ou o frio. Apenas vivo no meu quarto e como pouco pra manter a pulsação, pra, daqui a algum tempo, melhorar - ou piorar de vez.
.
E quem deveria ler isso sequer vai ler... é Willian, sua agonia tá longe do fim.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ponteiros cada vez mais distantes

Há um dilema quase existencial no futebol que separa muitos torcedores: o mais importante é jogar bem ou é vencer ? Seja jogando mal ou não convencendo, os primeiros colocados do Brasileirão venceram e se distanciam cada vez mais do pelotão intermediário da tabela.
.
O líder Corinthians foi até Goiânia enfrentar o Atlético Goianiense e contou com um gol do atacante Willian para arrancar um suado 1x0 sobre o time do Centro-Oeste, que teve boas chances para fazer no mínimo dois gols. O vice-líder Flamengo jogou o FlaFlu e também foi discreto, mas o gol de Willians deu a vitória pelos mesmos e magros 1x0 em jogo do qual esperava-se bem mais. Completando o G4, dois paulistas: o São Paulo recuperou-se duma série de três derrotas seguidas ao bater o Cruzeiro por 2x1; e o Palmeiras venceu o Clássico da Saudade contra o Santos por 3x0, em grande atuação de Maikon Leite, que fez dois tentos.
.
Alguns times que vinham se destacando deixaram os quatro dianteiros desgarrarem-se. O quinto colocado Botafogo saiu na frente com um gol de Elkeson, mas viu Fahel, ex-atleta do time carioca, empatar para o Bahia em 1x1. O Internacional foi sentiu a falta de Oscar, convocado para a seleção sub-20, e perdeu para o Vasco no Rio de Janeiro, por 2x0. Decepção da rodada, o Figueirense perdeu seus 100% de aproveitamento em casa atuando contra o Ceará, que feio retrancado e obteve o empate por 1x1.
.
Vemos também possíveis reações de duas grandes equipes que andam mal na tabela. O Atlético Mineiro venceu o Clássico das Multidões mineiro contra o América por 2x0. O Grêmio recebeu o Coritiba e contou com grandes defesas do goleiro Marcelo Grohe para vencer o jogo por 2x0, com direito a gol de Gilberto Silva em sua reestréia pelo Imortal. No embate entre as duas piores equipes da competição ( e dois dos piores começos da história do Brasileirão por pontos corridos ), Atlético Paranaense e Avaí ficaram no 0x0, em partida ruim.
.
Na série B, três times paulistas aparecem na liderança, com 20 pontos. A Portuguesa é a líder no saldo de gols após vencer o Salgueiro de maneira sofrida, no Canindé, por 1x0. A Ponte Preta escalou um time misto ante o Sport, no Recife, a fim de se poupar para o clássico contra o Guarani na próxima rodada, e perdeu por 3x1. Contando com mais um gol de Dodô, o Americana venceu em casa o Boa por 2x1.
.
Além do Sport, quatro tem 17 pontos na competição. Quem fecha o G4 é o Paraná Clube, mesmo após a derrota para o ASA ( que também tem 17 pontos ) em Arapiraca por 4x2. O Criciúma contou com a estrela do técnico Guto Ferreira, que foi vaiado ao colocar Zé Carlos em campo e ver o atacante marcar os dois gols da vitória de 2x0 ante o Goiás, no sul do país. Já o Vitória atropelou o fraco Bragantino por 4x1 em Pituaçu, já que o Barradão está sofrendo reformas no gramado.
.
Nas demais partidas, segue a queda livre do Guarani, que perdeu em casa para o ajeitado ABC por 2x1; do São Caetano, que foi amplamente dominado pelo Vila Nova na derrota por 2x0; e do Duque de Caxias, que tomou dois sustos, mas contou com Val Baiano para fazer 3x2 no lanterninha Duque de Caxias.
.
O México é bicampeão do Mundial sub-17, encerrado hoje. A seleção, que foi anfitriã da competição, venceu na final o Uruguai por 2x0, gols de Briseno e Casillas, já nos acréscimos do segundo tempo. A jovem Celeste Olímpica teve boas chances para sair do zero, mas não conseguiu dar o título que poderia fazer, de fato, o futebol renascer no país. Na decisão de terceiro lugar, Alemanha e Brasil protagonizaram um grande jogo, que terminou com vitória tedesca por 4x3. Aydin abriu o placar pra Nationalef, mas Wellington e Adryan ( este último duas vezes ) marcaram para o Brasil. Gunter, Aycicek e novamente Aydin, porém, deram números finais a partida.
.
Pela Copa do Mundo de Futebol Feminino, os Estados Unidos contaram com dois erros brasileiros para garantir uma vaga nas semifinais da competição. Com 1 minuto de jogo, a zagueira Daiane fez gol contra. Marta, de pênalti, empatou para o Brasil - em jogada que deixou o time americano sem a zagueira Buelher e que teve uma primeira cobrança de Cristiane defendida pela goleira Hope Solo que a juíza invalidou alegando invasão americana. Marta virou já na prorrogação, e no último minuto a goleira Andréia falhou, deixando o gol livre para Wambach fazer 2x2. Na disputa de pênaltis, Daiane errou sua cobrança e as americanas tiveram 100% de aproveitamento, definindo o placar em 4x2. As americanas enfrentarão agora a França, que eliminou as inglesas também nos pênaltis. A outra semifinal será disputada entre Japão e Suécia, que eliminaram Alemanha e Austrália, respectivamente.
.
Pela primeira rodada da Premyer Liga ucraniana, destaques para o empate no clássico entre o Dynamo de Kiev e o Metalist Kharkiv - com direito a gol de Cleiton Xavier para os últimos, visitantes; e para a goleada do atual bicampeão Shaktar Donetsk ante o Obolon, com gol de Dentinho na estréia pelos mineiros. Seleznyov, Mikhtaryan e Luiz Adriano fecharam o placar.
.
Na Major League Soccer, segue o domínio dos gigantes Los Angeles Galaxy e New York red Bulls. Os primeiros, líderes da conferência oeste, contaram com uma grande partida de David Beckham ( que marcou um gol olímpico ) e do Capitão América Landon Donovan para vencer o Chicago Fire por 2x1. O time da Big Apple, que é ponteira da conferência Leste, fez sonoros 5x0 no Toronto FC, antepenúltimo da conferência.
.
A Fórmula 1 desembarcou hoje em seu berço: a Inglaterra, mais precisamente no circuito de Silverstone. O vencedor do Grande Prêmio foi o ferrarista Fernando Alonso, que aproveitou-se dum raro erro da RBR no pit stop de Sebastian Vettel, segundo colocado. Completando os três primeiros aparece Mark Webber, também da RBR. Mantendo a má fase dos pilotos britânicos no GP ( os nativos venceram apenas uma corrida no milênio ), Lewis Hamilton chegou em quarto lugar, sequer conseguindo um lugar no pódio e por muito pouco não perdendo a posição nas voltas finais para Felipe Massa, quinto colocado. Jenson Button e Paul di Resta, também britânicos, não completou a prova e ficou na 15ª colocação, respectivamente. Nico Rosberg, Sérgio Perez, Nick Heidfeld, Michael Schumacher e Jaime Alguersuari, em ordem, completaram os dez primeiros, que anotam pontos no circo liderado com muita folga por Vettel.
.
Nas ruas de Toronto ocorreu a décima etapa da Fórmula Indy, vencida pelo escocês Daria Franchitti, líder do campeonato com 353 pontos. Dentre as várias bandeiras amarelas que marcaram a corrida, destaca-se o toque entre Franchitti e o vice-líder do campeonato, Will Power, e o acidente entre Danica Patrick e Alex Tagliani, que causou a decolagem do carro do canadense. Tony Kanaan, melhor brasileiro no campeonato, e Hélio Castroneves, da poderosa equipe Penske, abandonaram. O melhor brazuca foi Vitor Meira, que terminou na quinta posição, átras de Franchitti, Scot Dixon, Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti.
.
A Liga Mundial de Vôlei tem novo vencedor. A Rússia bateu o Brasil por 3-2 e sagrou-se bicampeã da competição - a primeira conquista foi em 2002, também sobre o Brasil e em Belo Horizonte. A seleção russa contou com partida inspirada do levantador reserva Butko e do oposto Mikhaylov, contra partidas irregulares de Bruninho Rezende e Sidão. A terceira colocada foi a anfitrião Polônia, que contou com a força da torcida para bater a Argentina por 3-0.